segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Engenho Central em Pindaré será restaurado e transformado em Centro Cultural com investimentos de 2 milhões de reais

Foi realizada na manhã de terça-feira (16) uma reunião no pólo da UFMA para tratar do aproveitamento do Engenho Central de Pindaré com representantes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) cujo foco principal é a restauração do Engenho Central e transformando-o em um Centro Cultural.

A reunião contou com a presença da coordenadora do IPHAN, Dra. Cátia Borgel, do responsável pela obra, o arquiteto Flávio Grilo, do prefeito de Pindaré, Henrique Salgado, além de integrantes da Associação Amigos do Pindaré e parte da população. Foram explanados os projetos que serão agregados ao novo Centro Cultural da cidade.

A empresa Grilo e Werneck será responsável pela obra terá um prazo de até 150 dias para entregar a obra pronta que contará com investimento de aproximadamente 2 milhões de reais.

Durante a tarde, a comitiva da IPHAN, juntamente com prefeito e representantes culturais, estiveram visitando o Engenho Central para definir alguns pontos de como será a obra e quais restaurações podem ser realizadas naquele ambiente.

O objetivo maior é a recuperação do Engenho Central, já que este é um patrimônio histórico e público tombado pelo IPHAN e que se encontrava em estado de abandono e deterioração. Além da preservação do patrimônio histórico a idéia é também incentivar a produção cultural e artística local e regional, por meio da utilização do novo espaço e das atividades que nele serão desenvolvidas, conscientizando e valorizando a cultura maranhense.

Tombada em 1998, a antiga fábrica do vale do Pindaré, está registrada no Livro do Tombo Histórico ‘Casa Histórica’

Fonte: Jornal Agora Santa Inês
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário