quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Segurança é reforçada em 27 municípios durante as eleições

SSP já definiu esquema de segurança no Estado. Tropas federais começam, hoje (3), a se deslocar
SÃO LUÍS – Um dado alarmante: mapa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que, pelo menos, 150 juízes ameaçados de morte em todo o país, sendo que alguns trabalharão nas eleições municipais de 2012. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) teme que o número seja, ainda, maior, já que muitos juízes não formalizaram a denúncia. No Maranhão, após reunião ocorrida no início da semana – que contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz, e do vice-presidente, corregedor e ouvidor, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues –, a Associação dos Magistrados Maranhenses (AMMA) recebeu a garantia de que o TRE não está medindo esforços para garantir a segurança dos magistrados, servidores e eleitores durante o processo eleitoral.

De acordo com o presidente da AMMA, juiz José Brígido da Silva Lages, por serem localizadas, as eleições municipais possuem um clima mais acirrado que o normal. Por isso, requerem uma atenção maior das autoridades. "Esperamos que as polícias Militar e Civil possam oferecer um contingente que dê a segurança que o eleitor precisa para votar com liberdade nos candidatos ‘ficha limpa’. Nosso contingente no Estado é pequeno. Pelas informações que temos, é o que tem menor contingente policial do Brasil. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que seja um policial para cada 250 habitantes, e nós temos, segundo informações, um policial para cada 800 habitantes", disse em entrevista ao Imirante.

José Brígido reforça o pedido para que a sociedade contribua para a manutenção da ordem no pleito. "Esperamos que o cidadão saiba suportar o resultado da eleição. A gente sabe que alguns municípios possuem três, quatro candidatos em que só um vai ganhar. Então, que a sociedade saiba receber o resultado da eleição como sendo a soberania da maioria, da vontade da maioria, e, sobretudo, respeitar essa opção que foi feita", completa.

Segurança reforçada

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Maranhão, 3.650 policiais militares, 372 policiais civis e 374 bombeiros trabalharão distribuídos por todo o Estado nas eleições municipais. Órgãos de segurança pública do Maranhão já contam com 200 novos carros de polícia e 150 motos, entregues nessa terça-feira (2), em solenidade realizada no Comando Geral da Policia Militar, em São Luís.

Tropas federais, que reforçam o trabalho, começam a se deslocar no Maranhão a partir desta quarta-feira (3). Com 27 municípios, o Estado é o quarto com maior número de cidades atendidas com a presença das forças federais.

Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú e São Mateus.

Pelo menos 500 homens do 24º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro serão transferidos. Tropas do Ceará, Piauí e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) de Imperatriz se somarão à tropa enviada da capital. Mais de oitenta carros e helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, também, serão empregados nos trabalhos – saiba mais sobre o trabalho do Exército nas eleições municipais de 2012.

Até dois dias após o pleito, os homens do Exército permanecerão nos municípios para agir caso seja necessário. Cada município contará, ainda, com um efetivo militar reserva.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário