sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MPMA recomenda melhorias no atendimento hospitalar de Carutapera

Carutapera - Devido a diversos problemas apresentados no atendimento oferecido pelo Hospital Regional de Carutapera (único público da região), a Promotoria de Justiça da Comarca de Carutapera expediu Recomendação, em 17 de outubro, sugerindo uma inspeção no local, a ser realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério Público do Maranhão, para averiguar as reclamações.

Também foram recomendadas a reforma da referida unidade, a nomeação de um novo diretor para o estabelecimento e a permanência dos médicos plantonistas no hospital, quando estiverem em serviço. A manifestação sugeriu, ainda, a disponibilização de um médico na parte de consulta, além do profissional do setor de emergência.

A Recomendação foi assinada pela promotora de justiça Laura Amélia Barbosa. Carutapera fica localizada a 560km da capital. O Hospital Regional de Carutapera também atende pacientes dos municípios de Luís Domingues, Cândido Mendes, Amapá do Maranhão e Godofredo Viana.


Diversas denúncias apontando o mau atendimento do hospital motivaram a manifestação ministerial. As reclamações indicaram a inexistência de escalas definidas de médicos, ausência de plantonistas, falta de materiais hospitalares básicos, desvio de função com técnicos de enfermagem atendendo no lugar de médicos, ausência de espaço privativo para a consulta de pacientes, entre outros problemas.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) comprovou ainda que a estrutura do local está bastante precária. As enfermarias não possuem ventilação e uma parte do muro que circunda o prédio desabou.

(CCOM - MPMA)
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário