segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeitos e secretários participam de Seminário Bolsa Família


Representantes dos Ministérios da Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, prefeitos, gestores, coordenadores e técnicos do Programa Bolsa Família, dos 217 municípios maranhenses, participam em São Luís do Seminário Fortalecimento da Intersetorialidade do Programa Bolsa Família no Estado do Maranhão.

O evento, iniciado nesta segunda-feira (28), foi aberto pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, e contou com a participação do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney.

Para Luis Fernando Silva, o seminário representa uma mudança de rumos na implementação das políticas sociais no Estado, pois trata da intersetorialidade, que significa dizer que as políticas sociais são mais eficazes quando acontecem no mesmo tempo e no mesmo lugar.

"Por exemplo, a educação não pode andar distante da saúde. Essa é a premissa da inclusão social: levar ao mesmo tempo, para os mesmo seguimentos, a educação a saúde e os programas geradores de trabalho e renda", observou.

O Programa Bolsa Família adota uma prática intersetorial na qual as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação assumem responsabilidades na gestão do programa, bem como no acompanhamento das famílias beneficiadas.

"O Bolsa Família é um programa importante do Governo Federal que tem o apoio da governadora Roseana Sarney; este seminário fortalece a intersetorialidade entre os órgãos que fazem parte das condicionalidades para que os municípios participem do Bolsa Família", destacou o secretário Francisco Gomes.

De acordo com o coordenador geral de Monitoramento do Programa Bolsa Família do Ministério da Educação, Marcos Antunes, e da consultora técnica da Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Simone Costa, o Maranhão tem alcançado bons índices no que diz respeito à qualidade do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família no país.

"Em relação às condicionalidades da educação, o Maranhão ficou acima da média nacional, que é de 88,8% da freqüência dos assistidos pelo Programa, destacou Antunes. O estado, também, ficou acima da media nacional em relação às condicionalidades da saúde, onde teve uma cobertura de 70,7%. A nacional foi de 68,42%.

O que o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Integra a Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. Atende mais de 12 milhões de famílias, das quais, cerca de 900 mil no Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário