terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais de 213 mil estudantes participam da Prova Brasil e SAEB no Maranhão

Iniciada nesta semana, a aplicação da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para mais de 213 mil estudantes de todo o Maranhão. No estado, as avaliações envolverão, até a quarta-feira (9), 6.904 turmas, em 2.901 escolas. A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Secretarias de Educação e o Consórcio CESPE/UNB/INEP, com o objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global.

A Prova Brasil é censitária e avalia os alunos de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Já o Saeb é uma avaliação por amostragem, avalia a 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática das Redes Públicas e Privada das zonas urbanas e rurais.

Para a coordenadora estadual da Prova Brasil 2011, Vera Lucia Gonçalves Pires, as avaliações representam a busca pela qualidade do ensino em todo país. "As avaliações visam melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira, prestar contas dos seus resultados à sociedade, além de fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino", apontou.

"Avaliação não se faz apenas internamente. É preciso submeter à escola e os alunos lá fora, para sabermos se estamos cumprindo nosso papel frente à sociedade. É preciso avaliar universalmente para oportunizar aos estudantes igualdade de condições em outras provas como Enem, vestibular e concursos", observou Joana Amélia Malta Medeiros, diretora pedagógica do Cintra - escola que participa das provas.

"A prova foi fácil. É importante que a gente faça essa avaliação porque mostra nosso nível de conhecimento enquanto aluno, além de avaliar a qualidade da escola", comentou Priscila Garros, aluna do 9º ano do Cintra.

O desempenho obtido pelos estudantes na Prova Brasil e SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas.

Questionários

De acordo com a coordenação das avaliações, além dos estudantes, gestores escolares e professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries avaliadas, também precisam responder os questionários sócio-econômicos, que são fundamentais para a qualidade dos resultados apurados na escola ou rede de ensino participante.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário