terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quadrilha que atuava no roubo de cargas e sequestros é desarticulada

A Secretaria de Investigações Criminais (Seic) realizou uma operação no último fim de semana que resultou na prisão de uma quadrilha que atuava no roubo de cargas e sequestros relâmpagos de empresários e gerentes de agências bancárias.

Foram presas quatro pessoas no município de Santa Inês em um hotel nas proximidades do Terminal Rodoviário.

O grupo foi apresentado na tarde de ontem na sede da Secretaria Estado de Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira. Outras três pessoas estão foragidas.

Os acusados foram presos em flagrante após roubarem a empresa Distribuidora Medeiros no município de Bacabal e sequestrarem a proprietária para garantirem a segurança da fuga.

O crime foi realizado no início da tarde do dia 20 e parte da quadrilha foi presa em flagrante ao final da tarde do mesmo dia. Os acusados foram identificados como Ramon Gomes Silva, 31 anos; Igino Alves da Silva Filho, 40 anos; Paulo Edison Silva Melo, 28 anos.

De acordo com o secretário da SSP, Aluísio Mendes, todos os acusados já possuem passagem pela polícia e tiveram pedido de prisão expedido pela Justiça na operação desencadeada no fim de semana. Igino Alves da Silva e Ramon Gomes são naturais de Marabá (PA), enquanto Paulo Edison Silva e Fernando Cardoso Amaral são maranhenses.

Além dos pertences roubados e dinheiro roubado na Distribuidora Medeiros, com o grupo foram encontradas quatro armas de uso das Forças Armadas.

O delegado do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas da Seic, Rafael Sousa Leite, explicou que o grupo começou a ser monitorado a partir do seqüestro de um empresário em Pedreiras. Durante as investigações a polícia descobriu que a quadrilha atuava também no Pará e começou a trocar informações com a Polícia Civil e Polícia Federal do estado vizinho sobre os criminosos. Assim, a Seic conseguiu descobrir que o grupo estava articulando um assalto em Bacabal.

Com a troca de informações e infiltração de agentes, a polícia descobriu que o próximo alvo seria a empresa Medeiros em Bacabal e montaram um esquema para prender os criminosos.

"Há mais de uma semana estávamos com equipes na estrada fazendo o monitoramento desse grupo", contou o delegado Rafael Leite. Na tarde do dia 20, o bando seqüestrou um funcionário da empresa e o utilizou para entrar na Distribuidora. Os seguranças foram rendidos e o dinheiro e pertences dos funcionários roubados.

O delegado informou que o objetivo do grupo comandado por Igino Alves da Silva era assaltar o cofre existente na empresa, mas a quadrilha não conseguiu arrombar o objeto. Por conta disso, roubaram os funcionários e também a família da proprietária da empresa, que mora ao lado do empreendimento.

Trabalhadores e parentes da empresária que não teve o nome revelado foram trancados em um quarto enquanto o grupo fugiu utilizando a mulher como refém.

A quadrilha fugiu utilizando dois carros para fazer percursos diferentes até o município de Santa Inês, um dos veículos seguiu por Miranda e o outro por Bacabal, abandonando a empresária no meio do caminho.

Em Santa Inês, a polícia conseguiu cercar e prender o grupo que se hospedou em um hotel próximo ao Terminal Rodoviário enquanto o carro com os outros três integrantes conseguiram escapar. Os acusados responderão por formação de quadrilha e roubo qualificado. Eles foram encaminhados na tarde de ontem ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

De acordo com o delegado Rafael Leite, a polícia já possui informações sobre os membros que estão foragidos, mas para não atrapalhar as investigações, os dados sobre essa parte do grupo não foram revelados. Com a parte da quadrilha que foi presa foram recuperados R$ 2,9 mil, jóias e um netebook. A empresa ainda não havia apresentado o valor total do roubo até a tarde de ontem.

O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, destacou que o aumento do número de prisões de quadrilhas é uma demonstração do empenho da SSP em combater a ação de quadrilhas no estado. "Antigamente, os crimes eram cometidos e ficavam impunes, estamos mudando isso. O Maranhão não é um bom estado para essas quadrilhas fazerem o seu ofício", declarou. Esta foi a 21ª quadrilha presa em 18 meses.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário