quinta-feira, 5 de julho de 2012

Paralisação pode afetar registro de candidaturas em seu último dia

Paralisação acontecerá no Fórum de São Luís, a partir das 14h.STJ determina que grevistas mantenham 80% dos servidores em atividade
O registro de candidaturas maranhenses para as eleições de 2012 pode ser amplamente afetado em seu último dia. A partir das 14h desta quinta-feira (5), o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no Estado (Sintrajufe-MA) vai realizar uma paralisação no Fórum de São Luís, com o objetivo de evitar os registros e chamar a atenção para reivindicações, como o novo Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCRS).

A paralisação foi iniciada nesta quarta-feira (4) faz parte de um movimento nacional promovido pela federação dos servidores, que reivindica a aprovação do PCCR. Na última terça (3) a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, esteve reunida com os presidentes dos tribunais regionais discutindo justamente o assunto. No mesmo dia os presidentes do TREs apresentaram um ofício à presidência do Senado, solicitando celeridade no projeto.

“A paralisação é nosso único instrumento para pressionar. O Plano está parado na Câmara dos Deputados desde 2009 e na verdade nosso último reajuste aconteceu em 2006, mesmo assim referente a um acordo de 2004. E apesar desse tempo todo, não observamos do governo uma alternativa para resolver o impasse. Por isso a partir das 14h desta quinta quinta-feira vamos fazer um movimento na frente do Fórum Eleitoral de São Luís”, explicou Cláudio Moreira, servidor do TRT e um dos responsáveis pelo setor de comunicação do Sintrajufe.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), a greve está ocorrendo, com intensidades diversas, em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. Na Paraíba, os servidores do TRE decidem nesta tarde se param os trabalhos da Justiça Eleitoral.

Candidaturas

De acordo com o TSE, em todo o país, até o início da noite desta quarta-feira, foram registradas 233 para prefeitos e vices, além de 5.658 para vereadores. Em relação ao Maranhão, constavam no sistema do TSE 106 candidaturas para vereadores e 11 para prefeitos e vices. Destes últimos, oito são de vereadores registrados em São Luís e um para prefeito da capital.

Além de São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Caxias, segunda, terceira, quarta e quinta cidades mais populosas do Estado, respectivamente, só registraram uma candidatura.

Liminar

No início da noite desta quarta-feira ministro Ari Pargendler (STJ) concedeu liminar, a pedido da União, para que seja mantida no trabalho, nos dias de greve, uma equipe com no mínimo 80% dos servidores em cada localidade de atuação da Justiça Eleitoral.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário