quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Número de inscritos no Paes cresce 10% em relação ao ano passado

Este ano, 33.385 candidatos, 10% a mais que em 2013, se inscreveram para disputar as 3.489 vagas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), segundo a Divisão de Concursos Vestibulares da instituição. A informação foi publicada pelo jornal "O Estado do Maranhão".
O candidato deverá acessar o endereço eletrônico do exame de 7 a 15 de novembro e imprimir a confirmação da sua inscrição, onde constará o local onde prestará o exame, além de outras informações importantes sobre o seletivo. As inscrições para o Paes 2015 ocorreram de 28 de julho a 22 de agosto no site da Uema.
 O curso mais concorrido é o de Medicina, oferecido no campus de Caxias. Este ano, 4.448 inscritos disputam 35 vagas. Em segundo lugar na preferência dos vestibulandos está o curso de Direito, campus de São Luís, com 3 mil inscritos para 40 vagas. De acordo com a Divisão de Concursos Vestibulares, São Luís, Caxias e Imperatriz são os campi com maior número de inscritos.
Provas 
A primeira etapa do Paes acontecerá no dia 16 de novembro. As provas terão 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio. As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência os textos nacionais e as obras literárias previstas no edital. O gabarito da primeira etapa do Paes 2015 será disponibilizado no endereço eletrônico do exame até 48 horas após o encerramento da prova. A segunda etapa do Paes acontecerá no dia 14 de dezembro. As provas terão 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual.

As provas acontecerão simultaneamente em 22 cidades maranhenses, incluindo São Luís, e terão cinco horas de duração, das 13h às 18h. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h50. O candidato deverá comparecer ao local do exame com antecedência mínina de uma hora, sob o risco de desclassificação imediata caso chegue ao local de prova quando os portões já estiverem fechados. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.
O campus de São Luís oferece o maior número de vagas: 1.285. Em seguida, aparece Caxias, com 499; Imperatriz, com 435; Barra do Corda, Coelho Neto e Coroatá são os campi com menor número de vagas: 30 em cada uma. Do total, 10% das vagas dos cursos de graduação serão reservados para candidatos negros e oriundos de comunidades indígenas, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Também serão reservadas 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência.
Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário