terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alto Turi se destaca na produção de mel

As regiões do Alto Turi e Gurupi são responsáveis pela produção de cerca de 70% da produção de mel no estado. No ano passado, chegou a atingiu cerca de 2.200 toneladas.

As duas regiões são ocupadas por diversos apiários, explorados por cerca de 400 produtores entre apicultores fixos e migratórios.

Os principais municípios produtores de mel são Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá, Presidente Médici, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi e Centro Novo do Maranhão.

Com uma previsão inicial de produzir 3.600 toneladas de mel, em 2012, o Estado deve reduzir essa produção em 50%, por conseqüência da estiagem que ocorreu no estado.

O secretário Luis Fernando fez questão de parabenizar os produtores da região pelo desempenho dos melipolinicultores.

Acompanhado do secretário Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e do deputado estadual Léo Cunha, o secretário participou na manhã desta sexta-feira (30) da solenidade de abertura do 9º Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura da Região do Alto Turi-Gurupi

O evento, promovido pelo Sebrae Maranhão, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Nova Olinda, além de 11 entidades apícolas da região, acontece até este sábado (1o), na Praça de Eventos do município.

Representando a governadora Roseana Sarney, Luis Fernando ficou entusiasmado com a organização dos produtores e com a alta qualidade do mel.

Ele ressaltou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado do Maranhão, que segundo ele, terá investimentos da ordem de R$ 800 milhões – recursos do BNDES e do governo estadual – voltados para projetos de inclusão produtiva.

– É preciso uma agricultura sustentável, com a parceria entre os governos municipal, estadual e federal – disse ele após parabenizar o prefeito do município, Delmar Sobrinho, por trabalhar em parceria com o Governo do Estado e desenvolver uma política eficiente de fomento a agricultura familiar.

Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário