segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Há exatos 40 anos, Sampaio Corrêa conquistava Série B do Brasileiro

No ano em que torcida Boliviana comemorou três títulos e um acesso, Tricolor celebra quatro décadas do primeiro título nacional de sua história
O ano de 2012 foi aquele que estava nos sonhos do torcedor Tricolor. O Sampaio Corrêa conquistou três títulos na temporada: foi tricampeão Maranhense, conquistou o tão esperado título da Série D do Brasileiro com o consequente acesso, e, no final da temporada, ainda fechou com o bi da Copa União.

Depois de tudo isso, o ano de 2012 ainda reserva comemorações ao time Tricolor. Há exatos 40 anos, o Sampaio Corrêa conquistava a Série B, o seu primeiro título nacional, que representou também a primeira conquista de um time do Nordeste desta competição.

Ficou gravado na memória do torcedor Boliviano o dia 17 de dezembro de 1972. Naquela temporada, o Sampaio disputou uma competição com 23 equipes. Todos os times daquela segunda divisão do Brasileiro eram da região nordeste.

O Sampaio Corrêa passou inicialmente por uma primeira fase de grupo. Depois chegando aos oito melhores, novamente participou de um grupo. A equipe Tricolor terminou como a melhor de sua chave e disputou, assim, à final contra o Campinense.
 
O título foi decidido em partida única, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís (MA). O duelo terminou empatado em 1 a 1. A decisão foi para os pênaltis e, naquela época, as cobranças deveriam ser executadas por apenas um cobrador. Do lado do Campinense foi escolhido Ivan Lopes e pelo Sampaio Pelezinho.

Após cinco cobranças de cada atleta, Ivan Lopes perdeu e Pelezinho já exausto conferiu. Sampaio Corrêa, campeão da Série B do Brasileiro de 1972.

O time do Sampaio tinha como principal formação: Jurandir; Célio Rodrigues, Neguinho, Nivaldo e Valdecy Lima, Gojoba, Edmilson Leite e Limas; Djalma, Pelezinho e Jaldemir. O treinador da equipe era Marçal Tolentino Serra.

Pelezinho terminou como artilheiro da competição com oito gols marcados. A equipe realizou 16 jogos. Foram sete vitórias, seis empates e três derrotas, com um aproveitamento de 56,25%. No total, foram 19 gols marcados e oito sofridos, alcançando um saldo positivo de 11 gols.

Além da Série B de 1972 e da D deste ano, o Sampaio Corrêa ainda foi campeão da Série C em 1997. Nos títulos de 2012 e 1997, o Tricolor venceu as respectivas competições de forma invicta.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário