domingo, 2 de dezembro de 2012

Nova Olinda sedia 9º Encontro de Apicultores e Meliponicultores

(Plenária de apicultores)
Apicultores e Meliponicultores de todo o Maranhão se reuniram nos dias 30/11 e 01 de dezembro, para participar do 9º Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura realizado no município de Nova Olinda do Maranhão, evento no qual se tornou tradicional na Região do Alto Turi, onde se concentra a maior produção de mel do estado.
(Autoridades na abertura do evento)

Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão e a Sagrima (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca), o evento reuniu vários apicultores e meliponicultores maranhenses da região e do estado.

O evento foi realizado na Praça de Eventos Narcisa Brito Lima, onde na ocasião, houve a 2ª Feira da Agricultura Familiar da Região do Turi e Gurupi e também o 2º Torneio Leiteiro da Região do Turi e Gurupi.

O 9º Encontro contou com a participação do Prefeito Municipal de Nova Olinda do Maranhão, Delmar Sobrinho, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca Claudio Azevedo, O Secretário de Estado (Casa Civil) Luis Fernando, representantes do Sebrae, o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins; entre outros prefeitos da região, além de lideranças locais. Participaram ainda, nos dois dias de encontro, mais de 1.000 pessoas, entre apicultores, pesquisadores, entidades financeiras, investidores e empresários, não só do Maranhão, mas também de outros estados do Brasil.
(Ângela Frazão - Nova Olinda - Rainha do Mel 2012)

Na abertura do evento, o prefeito Delmar Sobrinho, enalteceu a iniciativa do encontro e destacou o potencial de Nova Olinda para a produção de mel. “A produção de mel é mais uma alternativa de renda para o nosso produtor, neste momento onde o nosso município vive um bom momento na agricultura familiar”.

Delmar Sobrinho disse que a administração municipal está empenhada no desenvolvimento da atividade apicultora no município, com atualização dos conhecimentos e busca de novas tecnologias. “Nós temos buscado parcerias para melhorar ainda mais a produção do mel no município e também parcerias que venham a beneficiar o nosso pequeno produtor”.
(Equipe de coordenadores do evento da Secretaria de Agricultura de Nova Olinda)

Durante o 9º Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, foram abordadas questões relacionadas à sanidade apícola, melhoramento genético de abelhas africanizadas, perspectivas de comercialização de mel no mercado internacional, implantação de Unidade de Extração de Produtos Apícolas, qualidade do mel e investimentos públicos e privados de apoio à apicultura e meliponicultura no Maranhão.
 
2º Torneio Leiteiro da Região do Alto Turi e Gurupi
 
Paralelo ao 9º Encontro dos Apicultores do Maranhão, o torneio leiteiro foi realizado durante três dias, onde a vaca Beleza do pecuarista e empresário Paulo Holanda do distrito de Monte Alegre - Nova Olinda do Maranhão foi a grande campeã com 81,250.
(Premiações do Torneio Leiteiro 2012)
Fonte: Blog do Maycon Alves
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário