sábado, 31 de dezembro de 2011

Presidente do Senado destaca ano de 2011 para o Brasil

José Sarney enaltece crescimento do país neste ano. Ele ainda gravou mensagem para maranhenses.
SÃO LUÍS – O presidente do Senado, senador José Sarney, esteve, na tarde desta sexta-feira (30), no Sistema Mirante onde aproveitou para gravar a sua mensagem de Ano Novo para os maranhenses. Em sua breve mensagem, o senador lembrou algumas passagens da obra "Sermões dos Bons Anos", do padre Antonio Vieira, para desejar não apenas um feliz 2012, mas sim “bons anos”. (Clique aqui e leia a obra na íntegra)

Em seguida, o presidente do Senado participou do programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM. Ele fez uma rápida síntese de 2011 e analisou como positivo este ano para o Brasil. Na visão do senador, o país cresceu tanto que hoje possui a sexta economia mundial, superando países de primeiro mundo, como é o caso da Inglaterra.

“O ano de 2011 foi um ano bom para o Brasil. Para fazer uma síntese de tudo o que aconteceu, basta dizer que terminamos o ano passando a frente da Inglaterra e nos transformando na sexta economia mundial. É o primeiro pais da América Latina que supera um país do primeiro mundo da Europa. Portanto, isso diz tudo o que foi este ano.

O senador José Sarney ainda lembrou como o Brasil superou a crise econômica. Segundo ele, a presidente da República, Dilma Rousseff, conseguiu dar condições “de manter o país fora da tempestade e, ao mesmo tempo, ter um crescimento”.

Aos maranhenses, o presidente do Senado ainda desejou prosperidade, paz, alegria e muita felicidade. “Queremos que a continuidade deste trabalho seja permanente e possa dar esperança, emprego, saúde, felicidade, tranquilidade ao povo brasileiro e, especialmente, ao povo do Maranhão, esse povo tão querido meu, que faz parte da minha vida. E que Deus proteja nossa terra, ajude o Maranhão, ajude a governadora Roseana e todos os homens e mulheres que aqui labutam e que aqui transformaram esta terra na sua terra, na sua família”, finalizou.

Fonte: Imirante.com.br
Edição: Cícero Ferraz

Feliz Ano Novo a todos internautas, amigos e ouvintes

De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento,exprimem um só desejo e uma só aspiração:
PAZ E AMOR.

De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.

De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida.

De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida.

De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece.

FELIZ ANO NOVO!

Uma Homenagem da Equipe da Rádio Ieshuá e Jornal Eletrônico

Homicídio cresceu 329% no Maranhão, diz estudo

De O Estado de S.Paulo:

Elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça, o Mapa da Violência 2012 mostra que o País não vem conseguindo reduzir os crimes contra a vida. Entre 2000 e 2010, a taxa nacional de homicídios por 100 mil habitantes se manteve estável, oscilando entre 26,2 e 26,7. E, nos últimos trinta anos, período em que foi assassinado cerca de 1,1 milhão de pessoas, ela cresceu 124%.

Em 1980, a taxa era de 11,7 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2010, ela chegou a 26,2. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), taxas superiores a 10 homicídios por 100 mil habitantes configuram “violência epidêmica”. “É como se tivéssemos matado, em três décadas, uma cidade inteira com uma bomba atômica”, diz o coordenador do levantamento, Júlio Jacobo Waiselfisz. Para ter ideia da tragédia, só 13 municípios brasileiros têm população acima de 1 milhão de habitantes.

O levantamento é realizado anualmente com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde e do Sistema de Informação Estatística da OMS. Nas últimas edições, o estudo mostrou que, apesar de as taxas de homicídio terem permanecido estáveis ao longo da década de 2000, as ocorrências vinham se deslocando do Sul e Sudeste para o Norte e Nordeste e dos grandes centros urbanos para pequenas e médias cidades do interior.

O levantamento de 2010 mostrou que a tendência de desconcentração e interiorização da violência continua. Em São Paulo, por exemplo, a taxa de homicídios caiu de 42,2 para 13,9 entre 2000 e 2010 – uma redução de 67%. No início da década, São Paulo tinha a 4.ª pior taxa do País. Em 2010, tinha a terceira melhor, ficando atras apenas do Piauí e de Santa Catarina. E, no Rio de Janeiro, a taxa caiu de 51 para 26,2, na década. No mesmo período, contudo, Alagoas assumiu o primeiro lugar no ranking de crimes mais violentos, seguido pelo Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Amapá, Paraíba e Bahia. Nestes Estados, a situação é considerada crítica pelo Mapa da Violência. Entre 2000 e 2010, os homicídios cresceram 329,7% no Maranhão e 332,4% na Bahia.

As mudanças também são expressivas quando consideradas somente as capitais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a taxa de homicídio em 2010 foi de 13 por 100 mil habitantes, depois de ter chegado em 2000 a 64,8, o que representa uma queda de 79,9%. No mesmo período, a taxa de homicídios em Maceió passou de 45,1 para 109,9, por 100 mil habitantes, e a de João Pessoa pulou de 37,8 para 80,3.

O Mapa da Violência também registra uma tendência de crescimento dos índices de crimes violentos entre a população com idade entre 15 e 24 anos – o equivalente a 18,6% da população brasileira. Em 2010, foram mortas 201 mil pessoas nessa faixa etária. A taxa de homicídios entre jovens é o dobro das taxas relativas a outras faixas etárias. Na década, aumentaram em 11,1% os homicídios de jovens.

A tendência de deslocamento da violência tem sido atribuída por especialistas ao surgimento de novos polos de crescimento econômico no País. Eles emergiram com força e peso no Nordeste, o que atraiu o narcotráfico e crimes correlatos, como a formação de milícias e de esquadrões de extermínio. Nessa região, marcada pelas disparidades de renda e pelo analfabetismo, os Estados são muito deficientes, em matéria de programas sociais e de segurança pública. Já os Estados onde houve redução das taxas de violência, segundo o estudo, foram aqueles que investiram na reforma das polícias, adotaram políticas comunitárias, melhoraram a qualidade dos serviços essenciais e levaram a sério a campanha de desarmamento.

O Mapa da Violência é um instrumento importante para a formulação de políticas que combinem programas sociais, melhoria de serviços públicos para setores carentes e estratégias mais eficientes de combate à criminalidade. Mas, para que essas políticas produzam os efeitos desejados, é preciso que os Estados e a União as implementem com determinação.

Fonte: O Estado de São Paulo
Edição: Cícero Ferraz

Luis Fernando pode deixar o governo Casa Civil

O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, anda ameaçando pedir demissão do governo. O secretário tem demonstrado o desejo em várias conversas reservadas. Ele já até teria iniciado uma conversa com a governadora Roseana Sarney (PMDB) nesse sentido na semana passada.

A informação é de fontes palacianas e dos meios políticos. O blog tentou falar com Luis Fernando durante todo o dia, sem sucesso.

O secretário também estaria enfrentando problemas de ordem pessoal. Roseana estaria disposta a aceitar a demissão do auxiliar. A situação deve ser definida na próxima semana.

Luis Fernando vem se reclamando de “desprestígio” e falta de “poder de decisão” na administração estadual. Diz que os secretários não seguem sua orientação e que várias de suas decisões não são “referendadas” por Roseana. Reclama ainda ter sido “excluído” de negociações com servidores e militares em greve.

O problema aumentou com a nomeação do senador João Alberto na Secretaria de Projetos Especiais. Foi ele que negociou com os militares, a pedido dos próprios PMs. A função seria justamente a do chefe da Casa Civil.

Luis Fernando assumiu o cargo no ano passado e logo foi apelidado na administração de “governadozinho”. Só que teria exagerado na dose. O projeto de Roseana era tentar fazê-lo candidato a governador em 2014.

Durante todo este ano ele percorreu o estado nos “Seminários Regionais de Lideranças”, onde discutia com a comunidade as prioridades do Orçamento. Aproveitou esses eventos para ficar mais conhecido no interior e viabilizar seu nome para 2014.

No entanto, prefeitos reclamam do fato dele priorizar demais São José de Ribamar, de onde saiu para assumir o cargo.

Caso se confirme a saída do chefe da Casa Civil, a governadora deve dar início a uma minirreforma no governo. Roseana anda insatisfeita com vários auxiliares. Alguns não conseguiram sequer gastar o orçamento deste ano.

Fonte: Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz

Rádio Ieshuá FM Fará hoje entrevisa com o Deputado Hemetério Weba

Em continuidade às entrevistas com as autoridades de Nova Olinda do Maranhão, hoje (31.12.2011)  às 12:00 horas, o radialista Cícero Ferraz, fará entrevista com o Deputado Estadual Hemetério Weba (PV), que fará um balanço de sua atuação parlementar, atuação da frente parlamentar da baixada e os projetos para a região do Alto Turi.
O Programa "Entrevista ao vivo" será iniciado às 12:00 horas. O internauta pode acompanhar pelo site http://www.radioieshua87.com.br/.
Nas próximas entrevista serão convidados todos os vereadores de Nova Olinda do Maranhão.

Edição: Cícero Ferraz

Delmar Sobrinho faz balanço de sua gestão em entrevista à Rádio Ieshuá FM

Nesta sexta-feira (30), a convite da direção da Rádio Ieshuá FM, o prefeito de Nova Olinda do Maranhão fez uma esplanação de sua gestão durante os últimos três (03). O gestor fez a divulgação de todas as ações desenvolvidas pelas secretarias que compõem o governo e também divulgou algumas ações a serem tomadas pelo o executivo municipal.  A Rádio Ieshuá FM, através do âncora Cícero Ferraz, fará um série de entrevistas com todas as lideranças de Nova Olinda do Maranhão. Durante todo o dia, a emissora recebeu vários telefonemas eleogiando a iniciativa da emissora em aproximar os lideres políticos da população.


Edição: Cícero Ferraz

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Gestão Municipal faz entrega de obras para a população

UNIDADE DE SAÚDE DA TANCREDO NEVES
Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, através do Gestor Municipal Delmar Sobrinho, secretários, vereadores e lideres da base do governo, fizeram entrega de obras para a população do município. A programação foi iniciada pela parte da manhã na Quadra Tancredo Neves, onde a população daquela localidade e da Plano B, Pedreira I e Quadra B1, receberam uma Unidade Básica de Saúde, onde funcionará com uma infra-estrutura para os primeiros atendimentos. A obra é um resultado do convênio entre o município de Nova Olinda do Maranhão e o governo federal no valor de R$ 70.86,00, que beneficiará inicialmente 350 famílias da região.

O líder a comunidade Antonio Carlos Moreira “Moreira”, agradeceu a gestão atual pelo empenho, e em tornar um antigo sonho da comunidade em realidade. Os vereadores Milton Moreira, Zé Alberto, Miguelzinho, os secretários Jackson Roberto Pinheiro (Saúde), Maria Goreth da Silva Carvalho (Educação), Iranelde Brito Lima (Cultura), Marlon Cutrim (Representando sua esposa Jane Cutrim da Assistência Social), Francinalva Mendes (Fazenda) e outras lideranças prestigiaram o evento na Tancredo Neves. Antes da entrega oficial, o secretário de saúde Jackson Roberto Pinheiro, enfatizou que aquela Unidade de Saúde funcionária de forma permanente, pois haverá um técnico de enfermagem somente para a comunidade, e que as equipes do PSF farão ainda um trabalho bem melhor, pois a estrutura do posto permitirá. O gestor Delmar Sobrinho, pediu que a população da Tancredo Neves e região tenha um enorme carinho com a Unidade de Saúde, pois eles serão os beneficiados.

Pontualmente ao meio-dia, foi entregue de forma oficial a Unidade de Saúde para a população local, onde uma equipe de enfermeiros, no período da tarde já iniciava os primeiros trabalhos.

NOVA SEDE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social, que funcionava na sala 01 da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, ganhou ontem uma nova sede, onde o antigo prédio Anexo da Escola João Paulo, foi totalmente reformado, com várias salas e com uma melhor estrutura para atender a grande demanda da secretaria. Por volta da 18:00 horas, foi entregue a nova sede da Assistência Social.

CLINICA DE REABILITAÇÃO “Plácido Xavier Coelho”

Também foi entregue ontem a Clínica de reabilitação “Plácido Xavier Coelho”, o nome foi dado m homenagem a genitor da Vereadora Selma Coelho, Plácido Xavier Coelho, falecido em 2011, foi vereador por Santa Luzia d Paruá e Vice-prefeito (2001 – 2004). Emocionada, a vereadora Selma Coelho, agradeceu ao gestor Delmar Sobrinho e ao Secretário de Saúde Jackson Roberto pela homenagem ao seu pai. A clínica funcionará com atendimento diário por dois fisioterapeutas e certamente trará uma maior comodidade aos pacientes de Nova Olinda, que até então precisam deslocar-se a outras cidades, enfatizou o gestor Delmar Sobrinho.
A clínica possui uma estrutura suficiente para realizarmos um bom trabalho, a afirmação foi do fisioterapeuta Renato. A clínica de reabilitação foi montada em um dos prédios do Centro de Saúde, localizada no centro da cidade.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Logo após a entrega da clínica de reabilitação na Rua do SESP, toda a comitiva do gestor municipal, deslocou-se para o Bairro da Piaba, onde um grande número de populares aguardavam a comitiva para a inauguração da primeira escola infantil do município.
Com a chegada da comitiva ao bairro, houve uma grande aglomeração de populares na entrada principal da creche modelo. O pároco Erenaldo Caxias realizou a benção sobre a creche, onde todos os vereadores e lideranças lembraram que a creche se trata de antigo sonho da comunidade do Bairro da Piaba. Delmar Sobrinho, ressaltou que a creche modelo, está totalmente voltada para educação das pequenas crianças, que receberão toda a atenção dos professores e monitores, aproveitou ainda para firmar o compromisso que a próxima obra do bairro será o sistema de água. Uma nova creche será iniciada em 2012, na Rua da Baixada para atender as comunidades do Bairro Sales e parte do Bairro Novo. Após os discursos, cortou-se a fita simbólica e a creche foi entregue para a comunidade.

SITE DA PREFEITURA
Para encerrar o dia de atividades, o prefeito Delmar Sobrinho fez a entrega simbólica do site oficial da prefeitura municipal, que servirá de um instrumento de fiscalização dos poderes de Nova Olinda do Maranhão. O endereço é www.novaolinda.ma.gov.br, com várias ferramentas de interatividade para os internautas, que poderão acompanhar todas as ações, programas e recursos do governo municipal.

Edição e Fotos: Cícero Ferraz

Maranhão é o Estado que mais desmata florestas, desde 1980

É preocupante também a velocidade de devastação do cerrado, cuja área foi reduzida em 25%.
SÃO PAULO - O Maranhão foi o Estado que desmatou com maior rapidez áreas de floresta de 1980 para cá. Segundo dados do mapa de recursos naturais, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só restam 31% das áreas de floresta densa e 0,09% da floresta aberta(babaçu) do Estado. É preocupante também a velocidade de devastação do cerrado, cuja área já foi reduzida em 25%, passando de 74.288,57 km {+2} de vegetação natural para os atuais 57.130,04 km {+2}. Num estudo que considera apenas a Amazônia Legal, o Maranhão é o Estado que possui maior área devastada, seguido por Tocantins e Mato Grosso.

"A soja ocupou as áreas de cerrado, no topo das chapadas. O mais preocupante é que nestas chapadas estão as nascentes dos três principais rios do Estado, que são o Parnaíba, Mearim e Itapecuru. Ao contrário da vegetação natural, a lavoura impermeabiliza o solo, faz com que a água escorra, promovendo enchentes, e, ao mesmo tempo, reduz a vazão dos rios", explica Pedro Leal Bezerra, da gerência de recursos naturais do IBGE.

No caso das florestas, segundo o IBGE, elas estão restritas basicamente a áreas protegidas, especialmente reservas indígenas. Para Bezerra, se o Código Florestal, a ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, for de fato cumprido, o problema será solucionado. Se não houver fiscalização nos Estados, porém, a devastação tende a continuar em ritmo acelerado.

Além de modificar a infiltração de água no solo, a atividade agrícola traz risco de contaminação por defensivos agrícolas.

O Maranhão poderia ainda usar menos água de rios para o consumo humano e para as lavouras. O mapa mostra que o Estado possui aquíferos com volume estimado de 17.500 km³. Eles estão na bacia do Rio Parnaíba, nas rochas de Cabeças, Serra Grande, Sambaíba, Corda, Grajaú, Itapecuru, Ipixuna e Barreiras, com vazões que podem atingir 1.000 m³/h. A bacia sedimentar do Parnaíba tem, no total, 600 mil km², e, além do Maranhão, se estende pelos Estados do Piauí e Pará.

"O Estado usa, principalmente, a água superficial dos rios para abastecimento. Essas águas poluídas exigem tratamento, o que as torna caras para o consumo. Se usasse o aquífero, o Maranhão teria água potável, sem poluição alguma e que não exige tratamento. Basta furar poços. É uma alternativa bem mais barata", diz Bezerra.

O mapa, feito com auxílio de imagens de satélite, inclui os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga e seis tipos de vegetação: Floresta Ombrófila Densa (com árvores que não perdem as folhas na estação seca), Floresta Ombrófila Aberta (dominada por babaçu e/ou cipós), Floresta Estacional Semidecidual (com árvores que perdem parte das folhas na estação seca), Floresta Estacional Decidual (com árvores que perdem mais de 50% das folhas na seca), Savana(Cerrado) e Savana-Estépica (Caatinga do Sertão Árido) e as Áreas de Formações Pioneiras (várzeas e mangues, principalmente).

No Maranhão, restam 44,87% da floresta semidecidual e 24,11% da decidual.

O mapa revela ainda falhas geológicas que podem guardar minérios importantes a serem explorados na região das serras Pirapemas, Picos-Santa Inês, Tianguá-Carolina e Transbrasiliano. Em 2010, foi descoberta reserva de gás natural em Capinzal do Norte na região de Picos-Santa Inês. Segundo o IBGE, num poço perfurado pela Petrobras na década de 60, na região do município de Balsas, também foram encontrados indícios de gás natural. O município fica na área da falha geológica Tinguá-Carolina.

O Maranhão, segundo o IBGE, tem solos ao Sul e Norte do Estado que precisam ser alvo de preservação ambiental, por apresentar alto risco de erosão. O mapa de recursos naturais do país deve ficar pronto em 2014. A primeira área mapeada foi a da Amazônia Legal e o Maranhão foi o último Estado a ter seus dados detalhados.

Fonte: O Globo
Edição: Cícero Ferraz

CPI deve receber extratos bancários que revelam como dinheiro foi gasto

Mais um fato novo nas investigações da "CPI dos R$ 73,5 milhões". O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando o desaparecimento de R$ 73,5 milhões das contas da Prefeitura de São Luís, deputado estadual Roberto Costa (PMDB) afirma que houve movimentações nas contas-convênio do Banco do Brasil, no valor de R$ 29 milhões.

O parlamentar afirma que, em resposta a um dos requerimentos deliberados na última reunião da CPI, recebeu um extrato da conta-convênio em que foram destinados recursos específicos para a construção do viaduto da Forquilha. Segundo o relator da CPI, nesse extrato há indícios de movimentação na ordem de R$ 29 milhões, mas o documento não revela em que o dinheiro foi gasto.

Até próxima semana deverão chegar à Comissão mais extratos bancários que revelam como o dinheiro foi gasto. Nas próximas reuniões, que acontecerão nos dias 17 e 18 de janeiro, três pessoas irão ser ouvidas: o Secretário Municipal da Fazenda, José Mário Bitencourt, o ex-secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Cláudio Castelo de Carvalho e o ex-gerente geral da Caixa Econômica Federal da Agência da Kennedy, José Soares Correia.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Notícias da Noite

Manifestação

Os diretores do Sindicato dos professores e do Sindicato dos Trabalhadores públicos realizaram no final da tarde uma manifestação com carro de som pelas ruas de Nova Olinda do Maranhão. Os dois sindicatos reclamam o pagamento do décimo-terceiro salário. Os professores já receberam 50% dos vencimentos, os demais trabalhadores reclamam o não depósito do décimo-terceiro completo.

Executivo credita o décimo-terceiro salário.

Em consulta ao executivo municipal, o Jornal Eletrônico, obteve a informação, que o décimo-terceiro salário já foi creditado desde o meio-dia desta terça-feira (27), sendo programado o pagamento para esta quarta-feira (28).

Prefeitura Municipal entregará obras amanhã

De acordo com a programação enviada ao Jornal Eletrônico, nesta quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, através de suas Secretarias, serão entregues obras para a população de Nova Olinda. O Jornal Eletrônico irá acompanhar as inaugurações conforme convite, que traz a seguinte programação:

08:30 - Entrega do Posto de Saúde da quadra Tancredo Neves.
16:00 - Entrega da novas instalações da Secretaria de Assistância Social
16:30 - Entrega da clinica de reabilitação "Plácido Xavier Coelho"
17:00 - Entrega da Creche Infantil do Bairro da Piaba
19:00 - Abertura do site oficial da Prefeitura Municipal de Nova Olinda
20:00 - Festa na Praça de Eventos

Formatura do PROERD será dia 30

Os alunos da rede municipal de ensino que participaram do Programa Educacional de Resistências às Drogras (PROERD) receberão certificação na cerimônia de formatura das primeiras turmas na próxima sexta-feira (30/12) às 18:00 horas no Ginásio Municipal de Esportes. 280 alunos receberão a certificação e a melhor redação dos Proerdianos será premiada com um netbook. Os diretores da escolas da rede municipal, estão convidando os pais das crianças que irão concluir o curso.

Edição: Cícero Ferraz

Prefeitura de Santa Inês prorroga inscrições para 605 vagas

Inscrições podem ser feitas até o dia 29 no site www.apoioconsultoria-ma.com.br.
SÃO LUÍS - A Prefeitura de Santa Inês (MA) prorrogou as inscrições do concurso público para 605 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 561 a R$ 1.092,82.

Os postos de nível superior são para administrador, advogado, assistente social, farmacêutico bioquímico, contador, enfermeiro, enfermeiro PSF, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico clínico geral, médico do programa Saúde na Família, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, professor educação básica - ensino fundamental séries iniciais, professor educação básica - educação infantil, professor educação básica - ensino fundamental séries finais nas disciplinas de português, matemática, inglês, ciências, educação física, filosofia, história e geografia e supervisor escolar.

Os cargos para nível médio são para agente administrativo, guarda municipal, técnico em arrecadação e fiscalização, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em gesso, técnico em raio X e técnico em laboratório.

Candidatos que possuem nível fundamental podem se inscrever para as vagas de motorista - categoria D, auxiliar de serviços gerais e vigia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de dezembro no site http://www.apoioconsultoria-ma.com.br/. A taxa é de R$ 28 para nível fundamental, R$ 42 para nível médio e R$ 49 para nível superior.

A prova objetiva acontece no dia 5 de fevereiro de 2012. A prova de aptidão física para o cargo de guarda municipal será realizada no dia 26 de fevereiro.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Reunião define data para encaminhar Estatuto do Educador à AL

São Luis - A proposta revisada do Estatuto do Educador do Maranhão será encaminhada à Assembleia Legislativa (AL) no dia 6 de fevereiro. A data foi acordada, nesta segunda-feira (26), durante reunião de trabalho entre o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma).

A prorrogação do prazo de envio do estatuto à AL foi solicitada ao sindicato pelo secretário, tendo em vista que o documento ainda necessita de revisão e análise de alguns pontos. "Há ainda alguns pontos para serem discutidos e então encaminharemos a proposta à Assembleia", explicou.

Para Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma, o encaminhamento do estatuto à Assembléia é resultado de uma força tarefa da comissão, formada por representantes do governo e Sindicato, que está trabalhando na revisão da proposta. "Foi formada uma força tarefa para agilizar a conclusão do estatuto e encaminhá-lo à Assembleia Legislativa", ressaltou.

Ao final do encontro foi definido um cronograma de reuniões para análise e discussão dos pontos que estão pendentes para redação final do Estatuto. As reuniões de trabalho acontecerão nos dias 4, 18 e 24 de janeiro.

Edição: Cícero Ferraz

Divulgada lista com os feriados de 2012

Do G1, em São Paulo

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.

Segundo o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro - Confraternização Universal (domingo), 21 de abril - Tiradentes (sábado), 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (terça-feira), 7 de setembro - Independência do Brasil (sexta-feira), 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (sexta-feira), 2 de novembro - Finados (sexta-feira), 15 de novembro - Proclamação da República (quinta-feira) e 25 de dezembro - Natal (terça-feira).

Outro feriado divulgado é de 28 de outubro (domingo), em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro - Carnaval (segunda e terça-feira), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira), 7 de junho - Corpus Christi (quinta-feira), 24 de dezembro - véspera do Natal (segunda-feira) e 31 de dezembro - véspera de Ano Novo (segunda-feira).

A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.

Edição: Cícero Ferraz

Em 2012 servidores terão até 16 datas especiais para emendar as folgas

O novo ano nem começou e a Diretoria-Geral do Senado já abriu uma brecha para os servidores da Casa estenderem as folgas durante os feriados nacionais em 2012. Uma portaria publicada ontem listou os feriados e os pontos facultativos que serão válidos para os funcionários do Senado. São 14 ao todo, dos quais quatro cairão numa sexta-feira e cinco numa terça ou numa quinta-feira, propícios para o servidor "enforcar" a segunda ou a sexta-feira. O ato da Diretoria-Geral do Senado, assinado pela diretora, Doris Marize Romariz Peixoto, reforça essa possibilidade. A portaria estabelece a "hipótese de autorização de folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados e pontos facultativos".

A decisão do Senado foi publicada no mesmo dia em que a União estabeleceu suas regras para os servidores públicos federais durante os feriados. A portaria assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi incluída na edição de ontem do Diário Oficial da União. São listadas 16 datas, das quais sete são pontos facultativos e não feriados. No Senado, são três pontos facultativos e 11 feriados.

A principal diferença entre os dois atos, porém, é a brecha aberta no Legislativo para o servidor "enforcar" mais um dia na semana de feriado ou ponto facultativo. Os textos que divulgam os dias de feriado são semelhantes. Em ambos, é feita a mesma ressalva: "Dias de guarda dos credos e religiões poderão ser compensados, mediante prévia autorização da chefia imediata". A segunda ressalva, sobre o funcionamento dos serviços essenciais durante os feriados, é a que abre a brecha para folgas mais prolongadas.

Serviços básicos

Na portaria da União, fica estabelecido que dirigentes de órgãos e entidades devem garantir os serviços essenciais. É a mesma especificação da portaria do Senado, que contém uma informação a mais: os serviços essenciais devem persistir "inclusive na hipótese de autorização de folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados".

Nos últimos dias de dezembro de 2010, a Diretoria-Geral do Senado não editou uma portaria com a lista dos feriados e pontos facultativos para o ano subsequente. Em 2011, a maioria dos feriados nacionais caiu no meio da semana, no sábado ou no domingo. Na Câmara, segundo a assessoria de imprensa, não houve nem haverá atos com a lista de folgas oficiais em 2012. "Quando há pontos facultativos, as decisões são comunicadas na véspera", diz a assessoria da Câmara.

Por meio da assessoria de imprensa, a Diretoria-Geral do Senado sustenta que cumpre a legislação em vigor que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos. Sobre a ressalva para a extensão das folgas, a diretoria dá a seguinte explicação: "A previsão de funcionamento dos serviços essenciais tem como fundamento a preocupação de que as chefias tenham o cuidado de não autorizar folgas que, por direito, os servidores possam vir a solicitar, de forma a não comprometer o funcionamento da Casa".

Dilma em férias na Bahia

A presidente Dilma Rousseff embarcou ontem de Brasília para a Base Natal de Aratu, região metropolitana de Salvador, na Bahia. Ela passará o ano-novo hospedada nas instalações da Marinha até 8 de janeiro, acompanhada da filha, Paula, do neto, Gabriel, e da mãe, Dilma Jane. Devido à presença da presidente, a Força aumentou a segurança no local (foto) Antes de sair de férias, a presidente ainda teve a última entrevista do ano transmitida pelo programa de rádio Café com a presidenta, ontem. Dilma disse estar satisfeita com os resultados do Brasil sem Miséria, mas prometeu não descansar até que 16 milhões de pessoas saiam da miséria em todo o país.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Adriano acusa estudante de má-fé e diz receber apoio do Corinthians

O atacante Adriano se defendeu na tarde desta segunda-feira da acusação de ter baleado a estudante Adriene Cyrilo Pinto, 20, na madrugada do último sábado. Segundo o atleta do Corinthians, a própria vítima manuseava a arma quando a pistola disparou acidentalmente.

"Não entendo o porquê de ela estar me acusando. Os exames vão sair e vai ser comprovado o que houve. Estou tranquilo, senão, nem estaria dando entrevista aqui. Vocês sabem o quanto não gosto de dar entrevistas", afirmou o jogador, ao chegar à 16ª (Barra da Tijuca), para prestar novo depoimento sobre o caso.

A estudante ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Caso fique comprovado que Adriene está mentindo, ela poderá ser enquadrada por crime de denunciação caluniosa, que prevê pena de 2 a 8 anos de prisão.

Se Adriano for culpado, poderá pegar até 7 anos de prisão. Ele responderia pelos crimes de lesão corporal culposa (3 meses a 1 ano) e de fraude processual (6 meses a 6 anos).

Para Adriano, a acusação de Adriane é injusta. Por isso, frisou que não vai arcar com as despesas do tratamento da estudante. O jogador relatou ter tirado sua camisa para estancar o sangue oriundo do ferimento, e que se propôs a ajudar Adriane desde o início.

"Ela é a única pessoa que disse que eu estava no banco de trás. A própria amiga dela, que nem conheço, disse isso que eu estava na frente. Mostra que ela está agindo de má-fé. Não tem caráter", afirmou.

"Quando as coisas acontecem com o Adriano, têm uma repercussão muito grande. Não sei o que se passou na cabeça dela para ela fazer isso", completou.

Adriano contou que estava no banco do carona de seu carro, quando Adriene teria pego a pistola calibre 40 de um amigo do jogador, Julio Cesar Barros de Oliveira, 52, que é tenente reformado da PM. A arma, segundo o atacante, estava num compartimento entre os dois bancos da frente.

"Ninguém viu quando ela pegou a arma. Foi tudo muito rápido, apenas lembro do susto quando ocorreu o disparo, o barulho foi muito grande", observou.

O jogador garantiu que nunca tinha visto Adriene antes. Ele disse ter dado carona a ela a pedido de um outro amigo, que a teria conhecido no camarote da casa noturna Barra Music. Com o carro cheio -- havia mais três mulheres --, o amigo de Adriano teria pego o táxi e seguido o grupo. Adriano afirmou ainda que só conhecia duas das quatro mulheres que estavam no veículo.

Em relação ao Corinthians, Adriano afirmou não temer uma repercussão negativa do caso dentro do clube. Disse que tem recebido apoio do presidente, e que nada foi passado a ele sobre uma possível rescisão de contrato.

"Até agora, estou tranquilo. Não me falaram nada sobre isso [rescisão de contrato]", completou.

Para presidente interino do Corinthians, Roberto de Andrade, a história é uma "fatalidade". "Ele tem mais seis meses de contrato e iremos fazer uma avaliação como atleta e aí iremos analisar se vale a pena renovar ou não", afirmou.

O CASO

Adriene Cyrilo Pinto diz que foi atingida por um disparo acidental quando Adriano "brincava" com a pistola de Oliveira.

A versão do jogador é confirmada por duas amigas dele que também estavam na BMW 550i. Já a sexta ocupante do carro, amiga de Adriene, disse em depoimento que não sabe com quem estava a arma quando o tiro foi dado. Eles deixaram pouco antes a boate Barra Music, na Barra da Tijuca.

O delegado titular da 16ª DP, Fernando Cesar Reis, afirmou que o objetivo do novo depoimento foi de tirar algumas dúvidas, mas não informou quais.

Reis também disse que a acareação do jogador com a vítima será na tarde de quarta, em horário ainda não definido. O resultado do exame feito para verificar a existência de vestígios de pólvora nas mãos de Adriano e de Adriene sai em cerca de 15 dias.

Fonte: folha.com.br
Edição: Cícero Ferraz

Homem é encontrado morto e sem orelha em Pedro do Rosário

Vítima foi assassinada com onze tiros. Polícia acredita que crime tenha sido de encomenda.
PEDRO DO ROSÁRIO – Policiais do destacamento da cidade de Pedro do Rosário encontraram, na manhã desse domingo (25), corpo de um homem no povoado Encruza Nova, distante cerca de 20km da sede do município. A vítima foi enterrada como indigente, uma vez que ninguém reclamou pelo corpo.

De acordo com a polícia, a vítima foi levada para o hospital onde foram constatadas onze perfurações com armas de fogo pelo corpo do rapaz. O rapaz ainda teve uma das orelhas decepadas, que não foi encontrada pelos policiais. No local, apenas uma faca, que teria sido utilizada para cortar a orelha da vítima, foi achada.

A princípio, a polícia trabalha com a hipótese de crime de encomenda e acredita que o povoado Encruza Nova foi utilizado apenas como local de “desova”. Isso porque nenhum morador daquela área ouviu os disparos que tiraram a vida do rapaz.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Agência dos Correios de Alto Alegre é arrombada

Foi o segundo arrombamento registrado na agência em 2011. Polícia não tem pistas de bandidos.

ALTO ALEGRE – A agência dos Correios da cidade de Alto Alegre do Maranhão foi alvo da ação de bandidos. O crime aconteceu na noite do último sábado (24), véspera de Natal, e a polícia ainda não tem pistas dos assaltantes.

Até o momento, não há informações sobre quantas pessoas teriam participado do crime. A direção dos Correios não informou a quantia levada da agência, que funciona como correspondente bancário.

Este foi o segundo arrombamento registrado na agência dos Correios de Alto Alegre somente em 2011.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Homem joga tijolo na porta do Fórum da cidade de Cururupu

A porta de vidro da entrada do Fórum Des. José Pires Sexto, de Cururupu, foi danificada na última sexta-feira, 23, após arremesso de um tijolo. O responsável pelo ato de vandalismo foi detido por um vigilante do fórum e encaminhado à delegacia de Polícia para lavratura do flagrante. Não há informações, até o momento, quanto aos motivos que o levaram a cometer a ação.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, tomou conhecimento do episódio no domingo de Natal, pela juíza Marcela Santana Lobo, titular da Comarca de Cedral e que responde por Cururupu. Nesta segunda-feira, 26, o presidente acionou o diretor de Segurança Institucional do TJMA, tenente-coronel Boaventura Furtado, para acompanhar o caso e planejar reforço à segurança de fóruns da Justiça no interior, já no final de ano.

Marcela Lobo informou a Guerreiro Júnior e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, por e-mail, que o Fórum de Cururupu tem sistema de vigilância frágil.

O presidente do TJMA determinou ao diretor de Segurança Institucional que faça inspeção técnica na comarca (a 453 km de São Luís), com sua equipe, e estude formas de corrigir deficiências nessa área com urgência. A orientação também é válida para outros fóruns da região da Baixada. "Vandalismo ou não, vamos combater com rigor quaisquer atentados contra os nossos fóruns, magistrados e servidores", enfatizou.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Governo incrementa safra 2011/2012 com Programa Plantar e Colher

Iniciada na última semana em todo o estado, a distribuição das 1,8 mil toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho aos agricultores familiares maranhenses beneficiados com o Programa Plantar e Colher no Maranhão deve ser concluída até esta semana. Os insumos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e distribuídos pelos 19 escritórios regionais da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), vão possibilitar o aumento da produção para aproximadamente 185 mil agricultores familiares de todo o Maranhão. A previsão é de que eles cultivem os grãos numa área de 69.175 hectares e colham aproximadamente 82 toneladas de arroz e milho.

Além das sementes de arroz e milho, a Sagrima e a Sedagro distribuirão 2.650 Kg de sementes de hortaliças (melancia, abóbora, quiabo, cebolinha, maxixe, pepino, coentro) e 600 quilos de sementes de fruteiras (mamão e maracujá). “As sementes já estão sendo entregues pelo fornecedor e a previsão é de que os agricultores familiares recebem ainda no mês de janeiro", informou o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade acredita que a entrega das sementes é uma demonstração do empenho da governadora Roseana Sarney em combater a pobreza rural e desenvolver agricultura. “O Programa Plantar e Colher no Maranhão vem em reforço ao Programa Brasil sem Miséria, tendo em vista que parte do público atendido está inserido na faixa de extrema pobreza”, declarou a secretária Conceição Andrade.

Foram contempladas com as sementes agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas e assentamentos rurais. Um dos objetivos do programa é levar uma semente de qualidade a esse público que não têm condições financeiras de adquirir uma semente selecionada e utilizam grãos de safra passada, sem nenhum tratamento e que tem como conseqüência a baixa produtividade.

Se o agricultor familiar fosse comprar a semente nas casas agropecuárias ele gastaria em torno de R$ 4,00 para adquirir o quilo da semente de arroz e R$ 3,50 a semente de milho. Para plantar um hectare de milho, o agricultor precisa de aproximadamente 20 Kg de sementes. No caso do arroz, são necessários cerca de 40 quilos de sementes para a mesma área.

Baixo Parnaíba

Para que as sementes cheguem até os agricultores, a Sagrima e a Sedagro estão contando com a parceria das prefeituras, por meio das secretarias municipais de agricultura. “Muitos agricultores estavam ansiosos e perguntando quando a semente iria chegar. Nosso técnico está concluindo o levantamento das áreas para, em seguida, fazer a entrega dos insumos aos agricultores para que eles possam iniciar o plantio das áreas”, explicou José de Ribamar Oliveira, secretário de Agricultura e Abastecimento de Anapurus, para onde foram destinadas 3,6 toneladas de sementes de arroz e 3 toneladas de milho. “A maioria da produção de arroz e milho de Anapurus é de subsistência e o saldo é vendido aqui mesmo no município”, complementou o secretário.

O município de Anapurus está inserido na área de atuação do escritório regional da Agerp de Chapadinha, que atende 14 municípios da região do Baixo Parnaíba. “Demos início a entrega das sementes aos municípios de Anapurus e Mata Roma e até o final da próxima semana vamos concluir a distribuição das sementes para todos os municípios que integram a regional de Chapadinha, via secretarias municipais e entidades civis organizadas”, informou o chefe do escritório regional da Agerp, Daniel Almeida. “Aqui na região ainda não começou a chover e esperamos iniciar o plantio na segunda quinzena do mês de janeiro”, completou ele.

Fonte: http://www.ma.gov.br/
Edição: Cícero Ferraz

Maranhão é o 11º estado que oferece mais vagas no Sisu

A partir desta segunda-feira (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012.

A região Nordeste tem a maior concentração de vagas abertas a estudantes, fincando a frente de Sudeste e Sul, grandes centros populacionais. No geral, o Maranhão ocupa a 11ª colocação entre os estados brasileiros que mais oferecem vagas aos estudantes.

Somente a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esá com 1.958 vagas abertas para o ano de letivo de 2012. Houve um aumento em relação a 2011, pois abriu-se um curso com 40 vagas disponíveis. Em todo o estado são 3.238.

As vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As Nordeste e Sudeste oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes.

Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro e a segunda no dia 26 do mesmo mês. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Confira os estado com mais vagas

1 -Rio de Janeiro - 14.137 vagas
2 - Minas Gerais– 11.873 vagas
3 - São Paulo – 9.064 vagas
4 - Piauí – 7.049 vagas
5 - Mato Grosso do Sul– 6.815 vagas
6 - Ceará– 6.158 vagas
7 - Alagoas– 5.805 vagas
8 - Bahia– 5.298 vagas
9 - Pernambuco– 4.564 vagas
10 - Paraíba– 3.699 vagas
11 - Maranhão– 3.238 vagas

Com informações de Agência Brasil
Edição: Cícero Ferraz

Quatro pessoas morrem em acidente na Avenida Guajajaras

São Luis - Na manhã deste domingo (25), quatro pessoas morreram após um acidente na Avenida Guajajaras em frente ao posto BR localizado na entrada do bairro São Bernardo.

Uma caminhonete da marca Mahindra, cor prata, estava trafegando pela Avenida Guajajaras quando colidiu em um poste e depois em uma motocicleta que estava parada no sinal de trânsito.

O acidente vitimou fatalmente quatro pessoas. Duas mulheres que atravessavam a avenida na faixa de pedestres e outras duas, um homem e uma mulher, que estavam a bordo da motocicleta.

Dentro do carro estavam pessoas da mesma família. Todos foram retirados do local e levados para o hospital. Tiveram ferimentos leves.

Outros três pedestres que atravessavam a rua no momento do acidente sofreram ferimentos graves e também foram levados para o hospital.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

domingo, 25 de dezembro de 2011

Testemunhas negam que Adriano tenha disparado tiro

Jovem foi baleada dentro do carro do jogador, na madrugada deste sábado no Rio de Janeiro
O segurança de Adriano, Julio César Barros de Oliveira, e duas mulheres que estavam no carro do jogador negaram que ele tenha disparado em Adriene Cyrilo Pinto na madrugada deste sábado, no Rio de Janeiro. A jovem foi baleada na mão quando estava no carro do jogador do Corinthians.

Segundo o funcionário de Adriano, a vítima teria efetuado o disparo enquanto brincava com a arma. A versão foi confirmada por outras duas testemunhas, Andreia Ximenes Pereira e Daniele Pena Cardoso, que prestaram depoimento na16ª delegacia de polícia do Rio de Janeiro.

A polícia aguarda agora a ida de Adriano à delegacia ainda neste sábado. Uma terceira testemunha, Viviane Faria de Fraga, afirmou que o jogador manuseou a arma, mas diz não saber se foi ele que deu o tiro. Adriano, seu segurança e as quatro mulheres estavam no carro na madrugada deste sábado, quando uma delas, Adriene Cyrilo Pinto, foi atingida pela bala.

A versão das testemunhas é diferente da que foi relatada aos policiais pela vítima. Segundo afirmou Adriene Cirilo Pinto à Polícia Militar, Adriano brincava com uma pistola calibre 40, quando acidentalmente teria disparado na mão dela.

Adriene Cyrilo Pinto está internada no Hospital Barra D’Or e será submetida a uma cirurgia na mão ainda neste sábado. Ela teve fratura exposta.

Fonte: IG
Edição: Cícero Ferraz

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL A TODOS NOSSOS AMIGOS E OUVINTES


SEMEANDO O NATAL

As sementes da vida precisam ser semeadas
com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento
que precisamos para viver.
Viver com alegria,
coragem e determinação de seguir adiante.

Viver o presente
com sabedoria e plenitude
para que o ontem
seja um sonho de felicidade
e cada amanhã
uma visão de esperança.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.
 
Uma homenagem da  Ieshuá FM e do Jornal Eletrônico a todos amigos, ouvintes e internautas.

Mulher é baleada dentro de carro do jogador Adriano

RIO DE JANEIRO - Uma jovem de 20 anos foi baleada na mão esquerda ao deixar uma boate na Barra da Tijuca, na madrugada deste sábado (24). De acordo com o tenente do 31º BPM (Recreio) Reinaldo Tomás da Silva, ela foi ferida dentro do carro do jogador de futebol Adriano.

A jovem foi encaminhada ao Hospital Barra D'Or, que segundo a PM acionou o 190. O tenente disse que policiais militares estiveram no local e conversaram com a vítima. Lá, ela contou que Adriano brincava com uma pistola calibre 40, quando acidentalmente teria disparado na mão dela.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a jovem foi atendida pela emergência, ainda durante a madrugada, e passa por exames na manhã deste sábado. A paciente passa bem, seu quadro é estável, mas devido a uma fratura na mão esquerda ela deve passar por uma cirurgia ainda neste sábado.

O delegado de plantão na 16ª DP (Barra da Tijuca) não informou o teor do boletim de ocorrência do caso.

De acordo com a PM, além de Adriano e a vítima, outras duas jovens estavam no veículo e um tenente reformado da Polícia Militar dirigia o carro. A arma seria do tenente reformado, segundo a PM.

A polícia informou ainda que Adriano está em casa e não foi prestar depoimento na 16ª DP, onde o caso foi registrado. O carro de Adriano foi levado para a delegacia. No carro, é possível ver a marca do tiro e sangue no banco de trás.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Conmebol divulga tabela da Libertadores 2012

Rio de Janeiro – Os times brasileiros já conhecem a tabela de jogos da Copa Libertadores de 2012. Na noite desta quinta-feira, a Conmebol divulgou as datas dos jogos de Corinthians, Fluminense, Vasco, Santos, Internacional e Flamengo.

Os primeiros a entrarem em campo serão o time gaúcho e a equipe rubro-negra, que terão que jogar a Pré-Libertadores. O Flamengo vai até a Bolívia enfrentar o Real Potosí no dia 25 de janeiro. No mesmo dia, o Inter receberá um time colombiano que ainda será definido. Será o Once Caldas ou o Milionários. Os jogos de volta serão disputados no dia 1º de fevereiro.

Na fase de grupos, o primeiro brasileiro a entrar em capo será o Fluminense. O time tricolor estreia no dia 7 de fevereiro, no Engenhão, contra o Arsenal, da Argentina, ou o Sport Huncayo, do Peru, que se enfrentarão na Pré-Libertadores. No dia seguinte será a vez de o Vasco fazer a sua estreia contra o Nacional, que acaba de ser campeão no Uruguai.

Caso passe pela Pré-Libertadores, o Inter fará a sua estreia no dia 9 contra o Juan Aurich, do Peru. Os gaúchos estão no mesmo grupo do Santos e se enfrentariam no dia 8 de março na Vila Belmiro e no dia 4 de abril no Beira-Rio.

A estreia da equipe de Neymar será no dia 15 de fevereiro contra o The Strongest, da Bolívia. No mesmo dia está marcada a estreia do Flamengo na fase de grupos. Se passar pelo Real Potosi, os rubro-negros enfrentarão o Lanús, da Argentina.

Já o Corinthians campeão brasileiro também entra em campo pela primeira vez no dia 15, na Venezuela, onde enfrentará o Deportivo Táchira. Veja abaixo as datas das partidas dos times brasileiros:

Pré-Libertadores:

25/01 – Real Potosí (BOL) x Flamengo
01/02 – Flamengo x Real Potosí (BOL)
25/01 – Inter x Once Caldas ou Millinarios (COL)
01/02 – Once Caldas ou Millonarios (COL) x Inter

Grupo 1 – se o Inter passar da pré-Libertadores
09/02 – Inter x Juan Aurich (PER)
15/02 – The Strongest (BOL) x Santos
08/03 – Santos x Inter
13/03 – Juan Aurich (PER) x Santos
15/03 – Inter x The Strongest (BOL)
21/03 – The Strongest (BOL) x Inter
22/03 – Santos x Juan Aurich (PER)
04/04 – Inter x Santos
19/04 – Santos x The Strongest (BOL)
19/04 – Juan Aurich (PER) x Inter

Grupo 2 – se o Flamengo passar da pré-Libertadores

15/02 – Lanús (ARG) x Flamengo
08/03 – Flamengo x Emelec (EQU)
15/03 – Flamengo x Olimpia (PAR)
28/03 – Olimpia (PAR) x Flamengo
04/04 – Emelec (EQU) x Flamengo
12/04 – Flamengo x Lanús (ARG)

Grupo 4

07/02 – Fluminense x Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER)
07/03 – Boca Juniors (ARG) x Fluminense
14/03 – Fluminense x Zamora (VEN)
29/03 – Zamora (VEN) x Fluminense
11/04 – Fluminense x Boca Juniors (ARG)
18/04 – Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER) x Fluminense

Grupo 5

08/02 – Vasco x Nacional (URU)
06/03 – Vasco x Alianza (PER)
14/03 – El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR) x Vasco
21/03 – Vasco x El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR)
03/04 – Alianza (PER) x Vasco
12/04 – Nacional (URU) x Vasco

Grupo 6

15/02 – Deportivo Táchira (VEN) x Corinthians
07/03 – Corinthians x Nacional (PAR)
14/03 – Cruz Azul (MEX) x Corinthians
21/03 – Corinthians x Cruz Azul (MEX)
11/04 – Nacional (PAR) x Corinthians
18/04 – Corinthians x Deportivo Táchira (VEN).

Fonte: O Globo
Edição: Cícero Ferraz

Serra Pelada voltará a produzir ouro em 2012

Quase 20 anos depois de o governo fechar aquela que foi a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, a exploração de Serra Pelada, no Pará, será agora toda mecanizada. A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), conquistou a permissão para explorar a área.

Os primeiros levantamentos feitos em uma parte do terreno de 100 hectares com permissão para ser explorada indicou a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal. Esse número deve ser atualizado pela empresa em janeiro, e a expectativa dos ex-garimpeiros é que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.

"É basicamente ouro amarelo, paládio - que é um ouro branco -, prata e platina. Sendo que a incidência menor é de platina, mas, em compensação, o preço é dobrado em relação ao preço do ouro", explicou Antônio Ferreira Milhomem, diretor da cooperativa.

A antiga mina, que na década de 1980, foi alvo da maior corrida a metais preciosos da história da

América Latina, chegou a ser conhecida como "formigueiro humano", com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. O ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Econômica Federal. Na época, foram extraídas cerca de 40 toneladas do metal precioso, sem contar o que foi vendido clandestinamente. O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade.

Até a entrada em operação, a multinacional canadense terá investido R$ 320 milhões na construção da mina subterrânea, batizada de Nova Serra Pelada. O lucro, no entanto, será contado em bilhões de reais. Segundo o acordo feito entre a Colossus e a Coomigasp, que levou à criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), 25% do lucro serão repartidos com os mais de 38 mil ex-garimpeiros da região associados à cooperativa e o restante ficará com a multinacional.

Para esses trabalhadores, que depois do fechamento da mina, há duas décadas, passaram a viver de bicos ou da renda que conseguiram com a venda do ouro, a retomada da produção em grande escala em Serra Pelada é a esperança de uma vida mais tranquila financeiramente. Pouquíssimos conseguiram enriquecer na época e, entre eles, raros souberam investir o que ganharam. Agora, organizados em cooperativa, esperam ganhar o suficiente para viver melhor.

Após 20 anos de espera, ex-garimpeiros esperam que ouro finalmente melhore sua vida

Quando o garimpo de Serra Pelada foi fechado definitivamente pelo governo federal em 1992, milhares de garimpeiros ficaram sem rumo. A maioria voltou para as suas cidades de origem, outros, chamados de "teimosos", continuaram na região, vivendo de bicos ou do que tinham juntado. Todos, porém, com a esperança de um dia se beneficiar do ouro que ainda permanece inexplorado no subsolo. No ano que vem, duas décadas depois, a esperança vai se tornar realidade para quase 40 mil deles que, associados a uma cooperativa de garimpeiros, terão participação de 25% no lucro da mineração que começará.

Alguns garimpeiros ainda não sabem como acessarão a parte a que têm direito. O mais provável é que ações equivalentes a 25% dos lucros do que será extraído sejam repartidas igualmente entre os trabalhadores, mas para isso é necessário que a multinacional apresente o último levantamento do potencial de exploração, o que deve ocorrer em janeiro. A certeza que ninguém esconde, no entanto, é que ainda há muito ouro a ser retirado, e dessa vez sem os riscos que enfrentaram na década de 1980, quando dezenas morreram na mina devido às condições precárias de trabalho

"Hoje, é uma expectativa diferente do passado, mas melhor, porque no passado aqui trabalhavam milhares de garimpeiros, mas quem pegou ouro mesmo, em abundância, não chegou a 0,5%. Mas, atualmente, a lei do cooperativismo diz que são direitos iguais", disse José Sobrinho, de 71 anos, um dos poucos "teimosos" que permaneceram em Serra Pelada.

José Rodrigues, mais conhecido como Bola Sete, 81 anos, diz que cerca de 20 mil ex-garimpeiros já passaram dos 70 anos de idade. O veterano considera que seria melhor se os companheiros pudessem optar por receber sua parte em dinheiro, em vez de ações. "Velho quer o quê? Remédio para colesterol, pressão alta, diabetes, dor nos rins, no fígado, na coluna. O ideal seria a participação nossa em dinheiro. Mas nós vamos acatar porque, na lei do cooperativismo, a maioria decide", disse.

Para Bola Sete, a retomada da exploração de ouro já deu uma nova cara à localidade e pode melhorar a vida de quem ficou. "Temos hoje, aqui dentro, mais de 20 empresas terceirizadas trabalhando para a mina. Temos dez açougues funcionando. Dez!", repetiu entusiasmado.

Outros aspectos da Vila de Serra Pelada, no entanto, que chegou a abrigar 100 mil pessoas (hoje abriga apenas 6 mil moradores), permanecem como antes. Para chegar até lá, é preciso percorrer pelo menos 15 quilômetros de estrada de terra, e não há previsão para a chegada do asfalto. No único posto de gasolina da comunidade, o telhado é de palha e a bomba ainda é movida a manivela, como no início do século passado. As casas também são as mesmas de 20 anos atrás, de tábuas. Na entrada de algumas moradias, ainda estão as velhas placas indicando dormitórios.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz