segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governo incrementa safra 2011/2012 com Programa Plantar e Colher

Iniciada na última semana em todo o estado, a distribuição das 1,8 mil toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho aos agricultores familiares maranhenses beneficiados com o Programa Plantar e Colher no Maranhão deve ser concluída até esta semana. Os insumos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e distribuídos pelos 19 escritórios regionais da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), vão possibilitar o aumento da produção para aproximadamente 185 mil agricultores familiares de todo o Maranhão. A previsão é de que eles cultivem os grãos numa área de 69.175 hectares e colham aproximadamente 82 toneladas de arroz e milho.

Além das sementes de arroz e milho, a Sagrima e a Sedagro distribuirão 2.650 Kg de sementes de hortaliças (melancia, abóbora, quiabo, cebolinha, maxixe, pepino, coentro) e 600 quilos de sementes de fruteiras (mamão e maracujá). “As sementes já estão sendo entregues pelo fornecedor e a previsão é de que os agricultores familiares recebem ainda no mês de janeiro", informou o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade acredita que a entrega das sementes é uma demonstração do empenho da governadora Roseana Sarney em combater a pobreza rural e desenvolver agricultura. “O Programa Plantar e Colher no Maranhão vem em reforço ao Programa Brasil sem Miséria, tendo em vista que parte do público atendido está inserido na faixa de extrema pobreza”, declarou a secretária Conceição Andrade.

Foram contempladas com as sementes agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas e assentamentos rurais. Um dos objetivos do programa é levar uma semente de qualidade a esse público que não têm condições financeiras de adquirir uma semente selecionada e utilizam grãos de safra passada, sem nenhum tratamento e que tem como conseqüência a baixa produtividade.

Se o agricultor familiar fosse comprar a semente nas casas agropecuárias ele gastaria em torno de R$ 4,00 para adquirir o quilo da semente de arroz e R$ 3,50 a semente de milho. Para plantar um hectare de milho, o agricultor precisa de aproximadamente 20 Kg de sementes. No caso do arroz, são necessários cerca de 40 quilos de sementes para a mesma área.

Baixo Parnaíba

Para que as sementes cheguem até os agricultores, a Sagrima e a Sedagro estão contando com a parceria das prefeituras, por meio das secretarias municipais de agricultura. “Muitos agricultores estavam ansiosos e perguntando quando a semente iria chegar. Nosso técnico está concluindo o levantamento das áreas para, em seguida, fazer a entrega dos insumos aos agricultores para que eles possam iniciar o plantio das áreas”, explicou José de Ribamar Oliveira, secretário de Agricultura e Abastecimento de Anapurus, para onde foram destinadas 3,6 toneladas de sementes de arroz e 3 toneladas de milho. “A maioria da produção de arroz e milho de Anapurus é de subsistência e o saldo é vendido aqui mesmo no município”, complementou o secretário.

O município de Anapurus está inserido na área de atuação do escritório regional da Agerp de Chapadinha, que atende 14 municípios da região do Baixo Parnaíba. “Demos início a entrega das sementes aos municípios de Anapurus e Mata Roma e até o final da próxima semana vamos concluir a distribuição das sementes para todos os municípios que integram a regional de Chapadinha, via secretarias municipais e entidades civis organizadas”, informou o chefe do escritório regional da Agerp, Daniel Almeida. “Aqui na região ainda não começou a chover e esperamos iniciar o plantio na segunda quinzena do mês de janeiro”, completou ele.

Fonte: http://www.ma.gov.br/
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário