O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, anda ameaçando pedir demissão do governo. O secretário tem demonstrado o desejo em várias conversas reservadas. Ele já até teria iniciado uma conversa com a governadora Roseana Sarney (PMDB) nesse sentido na semana passada.
A informação é de fontes palacianas e dos meios políticos. O blog tentou falar com Luis Fernando durante todo o dia, sem sucesso.
O secretário também estaria enfrentando problemas de ordem pessoal. Roseana estaria disposta a aceitar a demissão do auxiliar. A situação deve ser definida na próxima semana.
Luis Fernando vem se reclamando de “desprestígio” e falta de “poder de decisão” na administração estadual. Diz que os secretários não seguem sua orientação e que várias de suas decisões não são “referendadas” por Roseana. Reclama ainda ter sido “excluído” de negociações com servidores e militares em greve.
O problema aumentou com a nomeação do senador João Alberto na Secretaria de Projetos Especiais. Foi ele que negociou com os militares, a pedido dos próprios PMs. A função seria justamente a do chefe da Casa Civil.
Luis Fernando assumiu o cargo no ano passado e logo foi apelidado na administração de “governadozinho”. Só que teria exagerado na dose. O projeto de Roseana era tentar fazê-lo candidato a governador em 2014.
Durante todo este ano ele percorreu o estado nos “Seminários Regionais de Lideranças”, onde discutia com a comunidade as prioridades do Orçamento. Aproveitou esses eventos para ficar mais conhecido no interior e viabilizar seu nome para 2014.
No entanto, prefeitos reclamam do fato dele priorizar demais São José de Ribamar, de onde saiu para assumir o cargo.
Caso se confirme a saída do chefe da Casa Civil, a governadora deve dar início a uma minirreforma no governo. Roseana anda insatisfeita com vários auxiliares. Alguns não conseguiram sequer gastar o orçamento deste ano.
Fonte: Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário