sexta-feira, 6 de maio de 2011

ANEEL obriga Cemar a melhorar serviços em Santa Luzia do Paruá

A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – exigiu esclarecimentos junto à Cemar, Companhia Energética do Maranhão, sobre a oscilação de energia no município de Santa Luzia do Paruá. O péssimo serviço na região foi comunicado à ANEEL pela Corregedoria Geral da Justiça.

O Ofício encaminhado pela CGJ no dia 4 de novembro de 2010 relatava a constante variação de tensão na comarca. Para solucionar o caso, a ANEEL solicitou à Cemar o envio de alguns documentos, como o laudo de inspeção técnica e a medição instantânea no ponto de entrega da energia elétrica da unidade consumidora do fórum de Santa Luzia do Paruá.

A ANEEL pediu que a Cemar realizasse medição, com determinado período de observação, em cinco unidades consumidoras localizadas no município, sendo duas residências, um comércio, uma indústria, e a unidade consumidora do prédio onde funciona o fórum. Esses resultados foram enviados à ANEEL.

Foi solicitado também, que a Cemar esclarecesse sobre a informação de que, diariamente depois das 5 da tarde ocorriam variações de tensão no município. A Aneel exigiu ainda, que a Cemar informasse sobre as providências adotadas para que o serviço de fornecimento de energia elétrica na região fosse melhorado.

Em resposta, a Cemar afirmou à ANEEL que as obras de melhorias no sistema elétrico naquela região devem ocorrer durante o ano de 2011. Sobre a oscilação de tensão no fórum, a empresa informou que o equipamento de transformação que alimenta a unidade necessita ter a sua capacidade aumentada, ou a sua carga diminuída.

Em se tratando de toda a região de Santa Luzia do Paruá, está prevista para este mês a instalação de mais um banco de capacitores da subestação de Nova Olinda. Para um melhor atendimento ao fórum de Santa Luzia, a Cemar informou que será instalado um outro transformador.

As providências descritas pela Companhia Energética do Maranhão serão objetos de posterior averiguação por parte da superintendência de fiscalização dos serviços de eletricidade da ANEEL. A Corregedoria já foi informada sobre as soluções apresentadas pela Cemar.

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça e Blog do Luis Cardoso.
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário