terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo lança campanha contra a febre aftosa no Maranhão


São Luis - A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa está sendo realizada em todo o Maranhão, no período de 1º até 31 de maio. O lançamento oficial acontecerá nesta terça-feira (3), às 9h30, na Sede da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), no Parque Independência, com presença da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo.

A recomendação é que todos os criadores de bovinos e bubalinos vacinem seus rebanhos, não importando o número de cabeças de animais que eles possuam. O Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com 7,2 milhões de bovinos e bubalinos. Apesar do estado não registrar nenhum caso de aftosa desde 2001, uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o estado saia da atual classificação de médio risco da doença, para zona livre de febre aftosa com vacinação, refere-se à cobertura vacinal do rebanho maranhense.

É meta da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), vacinar 100% do rebanho maranhense. Para atingir esta meta algumas estratégias foram adotadas pela agência, tais como antecipação da veiculação da campanha nas rádios, monitoramento da venda das vacinas para identificação de possíveis locais de menor cobertura vacinal, além da realização de dias de campo, palestras e reuniões nos Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária (Comusas), em povoados, sindicatos, associações e escolas, para conscientizar sobre a necessidade da total cobertura vacinal no rebanho maranhense.

São parceiros na realização desta I etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura, Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) e o Banco do Nordeste.

Com informações da Sagrima
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário