segunda-feira, 16 de maio de 2011

Edilázio Junior e Hemetério Weba compõem Frente da Baixada e Arnaldo promete apoio para a região


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), disse na tarde desta segunda-feira (16), ao instalar e empossar a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense, que o Poder Legislativo estadual, com o apoio de todos os 42 parlamentares da Casa, não vai medir esforços para promover o desenvolvimento das duas importantes regiões do Estado do Maranhão.

Para Arnaldo Melo, foi uma grande honra receber todas as autoridades que participaram da solenidade, principalmente porque foram feitas importantes explanações técnicas que contribuirão para promover o desenvolvimento de todos os municípios da Baixada e do Litoral Norte do Maranhão.

“Iniciativas como essa comungam do pensamento da governadora Roseana Sarney (PMDB) que, percebendo o grande volume de investimentos da iniciativa privada no Maranhão, criou o programa Maranhão Profissional, idealizado para incluir milhares de maranhenses no mercado de trabalho”, afirmou Melo.

O presidente da Frente, deputado Jota Pinto (PR), disse que seu projeto foi motivado para que todos possam discutir o desenvolvimento da Baixada Maranhense, em diversos setores, com a participação dos principais atores envolvidos no processo, como a Assembleia Legislativa e o governo do Estado.

Jota Pinto agradeceu o apoio que o presidente da Assembleia tem dado para o Poder Legislativo discutir importantes temas como a reforma tributária, a questão dos portos do Brasil e do Maranhão e agora as principais medidas governamentais para desenvolver a Baixada e o Litoral Norte Maranhense.

Os trabalhos começaram com a exibição de imagens da Baixada, pelo deputado Jota Pinto. Em seguida foram proferidas as palestras do secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Cláudio Azevedo, e do biólogo e cientista político, Marcio Vaz, falando a importância dos projetos “Diques da Baixada” e da construção da Barragem do Rio Maracu para a população da Baixada Maranhense.

A cerimônia contou, também, com a presença do secretário da Casa Civil, Luis Fernando SIlva, representando a governadora Roseana Sarney; do presidente do TCE, Edmar Cutrim; dos secretários Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário), Victor Mendes (meio Ambiente), Hildon Rocha (Articulação Política), Chico Gomes (Desenvolvimento Social).

Estavam presentes, ainda, os deputados federais Sarney Filho (PMDB) e Luciano Moreira (PMDB), os deputados estaduais Marcos Caldas (PRB), Alexandre Almeida (PT do B), Cleide Coutinho (PSB), Francisca Primo (PT); do prefeito Nilton Dias Filho (Anajatuba), representando a Famem, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

A FRENTE PARLAMENTAR

A Resolução Legislativa que instituiu a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense — de autoria do deputado Jota Pinto (PR) — tem como principal foco de atuação unir o poder público e a sociedade privada, para discutir o desenvolvimento sustentável das duas importantes regiões do Maranhão.

O principal objetivo da Frente será conhecer, de perto, as necessidades da população. Serão direcionadas políticas públicas para melhorar o desenvolvimento social das duas regiões. Para tanto, a Frente Parlamentar promoverá, em junho e julho desse ano, audiências públicas em Viana, São João Batista, Pinheiro e Cururupu.

A Frente quer, também, conhecer as necessidades específicas de cada município, e apontar subsídios para o desenvolvimento de uma política estadual em defesa da Baixada e do Litoral do Maranhão. A atuação envolverá os setores de educação, saúde, agricultura, turismo, infraestrutura e outros.

A coordenação da Frente Parlamentar é formada pelos deputados Jota Pinto (presidente), Hélio Soares (vice-presidente), Hemetério Weba (2º vice-presidente), Raimundo Cutrim (relator), Arnaldo Melo, Alexandre Almeida (PT do B), Edson Araújo (PSL), Edilásio Júnior (PV), Manoel Ribeiro (PTB) e Rogério Cafeteira (PMN).

Fonte: AL-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário