sábado, 14 de maio de 2011

Frente da Baixada será lançada na AL segunda-feira


Agora é oficial, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada acontecerá na próxima segunda-feira (16), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa em Sessão Especial.

Em reunião realizada no final desta semana, o deputado estadual Jota Pinto (PR), autor do requerimento que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada definiu a pauta para a Sessão Especial que contará com a participação do vice-governador Washington Oliveira (PT), que deve representar a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Prefeitos da Região, membros da bancada federal no Congresso (senadores e deputados), muitos já com presença confirmada, e lideranças políticas da região e da sociedade organizada também estarão presentes no evento.

A sessão será aberta pelo presidente Arnaldo Melo, que fará o anúncio da criação da Frente e posse solene da coordenação. A Frente da Baixada é formada pelos deputados: Jota Pinto (presidente), Hélio Soares (PP), Hemetério Weba (PV), Raimundo Cutrim (DEM), Arnaldo Melo (PMDB), Alexandre Almeida (PTdoB), Edson Araújo (PSL), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), Manoel Ribeiro (PTB) e Rogério Cafeteira (PMN).

A programação contará, ainda, com as palestras do secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Claudio Azevedo, e do cientista e biólogo Márcio Vaz.

A revitalização dos campos, situação das estradas e acessos, segurança pública, cercas eletrificadas, saúde e educação, projetos de geração de emprego e renda, são algumas dos objetivos da Frente da Baixada.

Sagrima – Durante a sessão especial, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, e o doutor em Ciências Ambientais, Márcio Vaz, apresentarão o projeto Diques da Baixada e Barragem de Cajari.

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 50 km de diques de 2 metros de altura, que farão a contenção da água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses – atualmente, esse prazo chega a no máximo quatro meses -, viabilizando assim projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitando o problema de enchentes que deixa milhares de moradores da região desabrigados todos os anos.

O outro projeto que será apresentado na Assembléia Legislativa consiste na construção de uma barragem no Rio Maracu, na cidade de Cajari. A construção da barragem impedirá a salinização crescente do Lago de Viana durante a estação seca que se estende de agosto a dezembro, e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade hídrica para os municípios de Viana, Cajari e Penalva.

Fonte: Blog do Jorge Aragão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário