segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cento trinta e oito prefeitos disputarão reeleição no Maranhão

Representa 63% dos municípios maranhenses na disputa pela reeleição de prefeitos.
SÃO LUÍS - Nas eleições municipais deste ano, um total de 138 prefeitos pode entrar na disputa pela reeleição, o que representa 63% dos municípios maranhenses. Destaques para João Castelo (PSDB), que pretende se manter na Prefeitura de São Luís, e Sebastião Madeira (PSDB), que vai tentar permanecer no comando da cidade de Imperatriz.

 
Em ano eleitoral, as articulações políticas iniciais são para viabilização de candidaturas. Políticos lançam suas pré-candidaturas em busca de aliados. Além desses, existem os candidatos naturais que são os detentores de cargos eletivos que podem disputar reeleição.

Além de São Luís e Imperatriz, entre as cidades que podem já ter um candidato definido estão Arari, Chapadinha, Codó, Dom Pedro, Maracaçumé, Mata Roma, Pinheiro, Penalva, Santo Amaro, São João Batista, Tuntum, Vargem Grande e Paço do Lumiar.

Seis gestores que estão habilitados a disputar novo mandato não foram eleitos no pleito de 2008. Cinco foram em 2009 por eleição suplementar depois de o prefeito eleito ter sido cassado pela Justiça Eleitoral. Os crimes cometidos pelos gestores foram de abuso de poder econômico ou político, conduta vedada e irregularidade durante a campanha eleitoral. Outro gestor assumiu após cassação do prefeito que não obteve mais de 50% da votação.

Os eleitos nessa situação especial foram Adriana Luriko (Amarante do Maranhão), que ficou no lugar de Gildásio Chaves; Arnóbio Rodrigues (Centro Novo do Maranhão), que ocupa hoje cadeira que era de Domício Gonçalves; Maria Édila de Abreu (Joselândia) eleita para substituir o filho Marcelo de Queiroz, cassado por compra de votos; Francisco Ademar dos Santos (São Francisco do Maranhão), que substituiu Jônatas Alves; e Wellington Sousa Pinto (Vila Nova dos Martírios) que ficou no lugar de João Moreira Pinto.

A prefeita Surama Soares assumiu após a cassação de Eduardo Dominici, eleito prefeito de São João Batista. No município não teve eleição suplementar porque, pela regra eleitoral, o pleito especial somente ocorre quando o candidato que foi mais votado obtém mais de 50% dos votos válidos. Como Eduardo Dominici não alcançou a marca (ele ficou com 49,9% dos votos válidos), Surama Soares, que ficou em segundo lugar, assumiu o cargo sem precisar disputar uma nova eleição.

Disputas deverão ser acirradas

As disputas mais esperadas no Maranhão devem acontecer nas duas maiores cidades do estado: São Luís e Imperatriz. Na capital maranhense, o prefeito João Castelo deverá enfrentar pelo menos quatro candidatos. Flávio Dino - que aparece como pré-candidato do PCdoB - Max Barros, pré-candidato do PMDB, Roberto Rocha, que pode entrar na disputa pelo PSB, e Eliziane Gama, que garante ser pré-candidato pelo PPS.

Em pesquisas divulgadas sem registro eleitoral em 2011, o tucano aparece atrás apenas de Flávio Dino, seu adversário no primeiro e segundo turnos das eleições de 2008.

Já o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, deverá enfrentar o ex-prefeito Ildon Marques (PMDB), Jomar Fernandes (PT), Luiz Carlos Porto (PPS) - que foi vice-governador - e ainda o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT). A candidatura do parlamentar pedetista indica a perda da aliança com o PDT, que ajudou a eleger Madeira.

Eleições que deverão ter destaques ainda são a de São José de Ribamar, de Paço do Lumiar e de Pinheiro. Em São José de Ribamar, disputará a reeleição o prefeito Gil Cutrim (PMDB) - que assumiu o cargo em 2011 após renúncia de Luis Fernando Silva do comando da administração ribamarense.

Por enquanto, Cutrim não tem adversários definidos e não deverá ter dificuldades para continuar no comando da cidade, já que a avaliação da administração de Luis Fernando, da qual ele fazia parte, é positiva. Cutrim vem mantendo o padrão de administração deixada pelo seu antecessor, o que facilita, em tese, sua reeleição.

Já em Paço do Lumiar a prefeita Bia Venâncio (DEM) não apresenta a mesma condição do colega Gil Cutrim. A prefeita, que já foi cassada três vezes, sob a acusação de improbidade administrativa, tem avaliação negativa de sua administração e não deverá ter a maioria dos vereadores a seu favor para uma composição para disputar a eleição.

Em Pinheiro, a disputa deverá ocorrer entre o prefeito José Arlindo e seu ex-padrinho político Filuca Mendes. A principal estratégia de José Arlindo para barrar o confronto é conseguir na Justiça uma condenação contra Mendes para que este se torne inelegível.

Municípios onde prefeitos podem disputar a reeleição

Afonso Cunha
Alcântara
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante
Anapurus
Apicum-açu
Araguanã
Araioses
Arari
Bacurituba
Belágua
Benedito Leite
Bequimão
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo
Brejo de Areia
Buriti Bravo
Cachoeira Grande
Cajapió
Cajari
Campestre do Maranhão
Cândido Mendes
Cantanhede
Carutapera
Cedral
Centro do Guilherme
Centro Novo
Chapadinha
Codó
Coelho Neto
Colinas
Conceição do Lago-açu
Dom Pedro
Duque Bacelar
Estreito
Fernando Falcão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Fortuna
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Governador Newton Belo
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Igarapé do Meio
Igarapé Grande
Itaipava do Grajaú
Itinga do Maranhão
Imperatriz
Joselândia
Lago da Pedra
Lado do Junco
Lago dos Rodrigues
Lago Verde
Lagoa do Mato
Lagoa Grande
Lajeado Novo
Loreto
Luís Domingues
Magalhães de Almeida
Maracaçumé
Marajá do Sena
Mata Roma
Matinha
Matões
Matões do Norte
Milagres do Maranhão
Mirador
Miranda do Norte
Montes Altos
Morros
Nova Iorque
Nova Olinda do Maranhão
Olho D´Água das Cunhãs
Olinda Nova do Maranhão
Paço do Lumiar
Palmeirândia
Paraibano
Passagem Franca
Paulino Neves
Paulo Ramos
Pedro do Rosário
Penalva
Peri-Mirim
Peritoró
Pinheiro
Pirapemas
Porção das Pedras
Presidente Juscelino
Presidente Sarney
Presidente Vargas
Primeira Cruz
Riachão
Ribamar Fiquene
Rosário
Sambaíba
Santa Filonema
Santa Luzia
Santo Amaro
Santo Antônio dos Lopes
São Bento
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São João Batista
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Caru
São João do Paraíso
São João do Sóter
São José de Ribamar
São José dos Basílios
São Luís
São Luís Gonzaga
São Pedro da Água Branca
São Pedro dos Crentes
São R. das Mangabeiras
São Roberto
Senador Alexandre Costa
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Tasso Fragoso
Timbiras
Tuntum
Turiaçu
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Vila Nova dos Martírios
Vitória do Mearim
Zé Doca

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário