A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão - composta pelos deputados Hélio Soares, Léo Cunha e Eduardo Braide - fez visita ao navio Vale Beijing na manhã desta sexta-feira (6) para acompanhar a operação de retirada de óleo, tecnicamente conhecida como uma das etapas de “salvamento”.
Além dos membros da Comissão, estiveram presentes também o Comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia, e Leven Siano, advogado da STX Pan Ocean, empresa responsável pelo Vale Beijing.
A operação de retirada de óleo deve durar quatro dias. Na última quinta-feira (5), foram retiradas 500 toneladas de óleo. Nesta sexta-feira, a expectativa é sejam retiradas 1.500 toneladas da substância. O comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia, afirmou que o prazo pode variar de acordo com as condições de vento e maré.
A Smit, empresa holandesa responsável pela operação, instalou sensores ao redor da embarcação, capazes de monitorar toda a estrutura e avisar qualquer sinal de vazamento.
RELATÓRIO
Os membros da Comissão de Meio Ambiente afirmaram que toda a operação está sendo feita de acordo com as indicações de proteção ao meio ambiente. Eles disseram ainda que irão elaborar um relatório, juntamente com a Capitania dos Portos do Maranhão e técnicos especializados, acerca das problemáticas e providências tomadas para o navio Vale Beijing.
O deputado Hélio Soares, presidente da Comissão, afirmou que eles “precisam dar uma satisfação à sociedade”, pois o Maranhão é um dos “atuais pontos de investimento no Brasil”.
A Marinha do Brasil já abriu inquérito para investigar as causas do acidente. A conclusão se dará em 30 dias, a partir da data de abertura do processo, prorrogáveis por até um ano.
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário