quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ronaldinho não aparece no Fla pelo terceiro dia consecutivo

Jogador era esperado no treino de hoje pela comissão técnica rubro-negra
A promessa feita por Ronaldinho na terça-feira não foi cumprida e o jogador não apareceu, pelo menos, no Ninho do Urubu, nesta quarta-feira pela manhã para treinar. O jogador havia sido liberado pelo clube para visitar a mãe, Alegre, que se recupera de uma cirurgia, em Porto Alegre, mas desde segunda-feira não retornou ao Rio de Janeiro.

Na terça, Zinho, diretor executivo de futebol, havia garantido a volta do jogador para os trabalhos desta quarta. O clube informou, por site oficial do clube, que o atacante foi liberado novamente. Assim, ele está praticamente fora do amistoso contra a seleção do Piauí, quinta-feira.

A permanência de Ronaldinho no Flamengo é uma incógnita e seu empresário e irmão, Roberto Assis, já consultou advogados sobre a possibilidade de entrar na Justiça para buscar uma rescisão unilateral com o clube. Assis não tolera mais a demora da diretoria rubro-negra em definir como vai pagar a dívida de R$ 5 milhões que tem com o jogador.

A relação de R10 com a torcida rubro-negra azedou de vez no jogo do último sábado, contra o Internacional, no empate em 3 a 3 no Engenhão. Os torcedores exigiram respeito do jogador e o vaiaram ao ser substituído no segundo tempo pelo técnico Joel Santana, que o sacou de um jogo pela primeira vez desde que chegou ao clube. Há até mesmo um protesto pedindo a saída de Ronaldinho, marcado para sexta-feira

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Sai tabela da Copa das Confederações com abertura no DF

Seleção Brasileira só jogará no Maracanã caso chegue à final
Em evento no Rio de Janeiro, com a presença do secretário-geral Jérôme Valcke, Bebeto e Aldo Rebelo, ministro do Esporte, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram, na manhã desta quarta-feira, a tabela da Copa das Confederações. Como no Mundial de 2014, a seleção brasileira só jogará no Maracanã caso chegue à decisão da competição, que será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. Ronaldo não compareceu à coletiva.

A abertura será no dia 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal. Depois, o Brasil entra em campo em 19 de junho, em Fortaleza, às 16h. O último jogo da primeira fase será em Salvador, dia 22 de junho, também às 16h. Se passar em primeiro do Grupo A, a Seleção joga a semifinal em 26 de junho em Belo Horizonte, às 16h. Caso seja o segundo colocado, a partida será no Castelão, no mesmo horário, mas um dia depois. A decisão do dia 30 de junho está marcada para as 19hno Rio de Janeiro. Somente a disputa pelo terceiro lugar, na Fonte Nova, no dia da final, será às 13h. Todos os horários acima são de Brasília.

Brasília terá apenas uma partida em toda a competição. A tabela apresentada conta com jogos em Recife e Salvador, mas as duas cidades ainda esperam confirmação da Fifa apenas em novembro sobre a participação no torneio (as tabelas com quatro ou cinco sedes não foram divulgadas).

"Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014. Ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", disse Valcke, que participou de seu primeiro evento no Brasil desde a polêmica sobre o "chute no traseiro" em março.

Alguns governadores marcaram presença no evento no Rio de Janeiro. Jaques Wagner, da Bahia, Agnelo Queiroz, de Brasília, Eduardo Campos, de Pernambuco, estiveram ao lado de outros representantes dos demais estados confirmados na competição.

A Copa das Confederações terá oito seleções divididas em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam às semifinais. O sorteio das chaves será em São Paulo, no dia 1º de dezembro. Os ingressos começarão a ser vendidos pouco depois.

"As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos. Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam", afirmou Aldo

Até o momento, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América 2011), o México (venceu a Copa Ouro 2011, da Concacaf), o Japão (vencedor da Copa da Ásia 2011), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da UEFA Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.

Além disso, o COL e a Fifa anunciaram a Wiseup, escola de idiomas, como novo patrocinador nacional para a Copa do Mundo. A Globo Marcas também foi confirmada como parceira oficial da Fifa para comercializar produtos da competição.

TABELA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

GRUPO A
15/06 - 16h - Brasil x A2 - Brasília
16/06 - 16h - A3 x A4 - Rio de Janeiro

19/06 - 16h - Brasil x A3 - Fortaleza
19/06 - 19h - A4 x A2 - Recife

22/06 - 16h - A2 x A3 - Belo Horizonte
22/06 - 16h - A4 x Brasil - Salvador

GRUPO B

16/06 - 19h - B1 x B2 - Recife
17/06 - 16h - B3 x B4 - Belo Horizonte

20/06 - 16h - B1 x B3 - Rio de Janeiro
20/06 - 19h - B4 x B2 - Salvador

23/06 - 16h - B4 x B1 - Fortaleza
23/06 - 19h - B2 x B3 - Recife

SEMIFINAIS
26/06 - 16h - 1º de A x 2º de B - Belo Horizonte
27/06 - 16h - 1º de B x 2º de A - Fortaleza

DECISÃO DE TERCEIRO LUGAR
30/06 - 13h - Salvador

FINAL
30/06 - 19h - Rio de Janeiro

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Comissão do Senado aprova proibição de concurso para cadastro

SÃO PAULO - O projeto de lei do Senado que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva, de autoria do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa. Agora, o PLS 369/2008 poderá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados, se não houver recurso para exame em plenário. As informações são da Agência Senado.

De acordo com a proposição, o cadastro de reserva será permitido somente para candidatos aprovados em número excedente ao de vagas a serem preenchidas.

Emenda do senador José Pimentel (PT-CE), aceita pelo relator, Aécio Neves (PSDB-MG), exclui da proibição as empresas públicas e as sociedades anônimas de economia mista. Mas proíbe essas estatais de cobrarem taxa de inscrição dos candidatos quando o concurso se destinar exclusivamente à formação de cadastro de reserva.

Os demais órgãos deverão indicar expressamente, nos editais de concursos públicos, o número de vagas. A medida, de acordo com o projeto, será observada em concursos de provas ou de provas e títulos no âmbito da administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Para o autor da proposta, a realização de concursos públicos sem que haja qualquer vaga a ser preenchida contraria os princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência ao criar nos candidatos falsas expectativas de nomeação.

Expedito Júnior destacou que "mau administrador poderá valer-se da não obrigatoriedade de nomear candidatos aprovados dentro do número de vagas quando alguém de sua predileção não foi aprovado ou para prejudicar aprovado que seja seu desafeto".

O autor lembrou que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a obrigatoriedade de provimento dos cargos anunciados em edital de concurso público. Na decisão, o ministro Marco Aurélio observou que “a administração pública não pode brincar com o cidadão, convocando-o para um certame e depois, simplesmente, deixando esgotar o prazo de validade do concurso sem proceder às nomeações”.

O relator Aécio Neves disse que o mais grave é submeter o concursando ao desgaste de um longo período de preparação, durante o qual incorre em despesas e sacrifícios pessoais e não raro familiares.

“Gasta com cursos preparatórios, às vezes com o abandono do emprego para dedicação integral aos estudos e, finalmente, com os valores cobrados para poder realizar as provas. Depois disso tudo, aprovado, passa a viver a expectativa e a incerteza da admissão ao emprego para o qual se habilitou”, destacou.

Fonte: G1
Edição: Cícero Ferraz

Ministério Público vistoria obras de escolas da rede estadual

O promotor de Justiça da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva, vistoriou, na manhã desta quarta-feira, 30, as escolas Sotero dos Reis e Centro de Ensino Governador Edison Lobão (Cegel), ambas localizadas no Centro, e os antigos Colégio Universitário (Colun) e Colégio Marista, situados, respectivamente, na Vila Palmeira e no Centro. Acompanhou a inspeção o secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel, e a equipe do órgão. O objetivo da visita foi conhecer o andamento das obras nas referidas escolas.

De acordo com Paulo Avelar, a inspeção foi motivada por diversas denúncias, que apontavam a paralisação das obras nos prédios das quatro escolas. De todas, a única que está, de fato, com os trabalhos de reforma paralisados é o Cegel, onde somente 23% das intervenções previstas foram concluídas. No entanto, nos demais colégios as obras já extrapolaram o tempo de conclusão previsto. Todos os prédios carecem de reforma geral, incluindo pintura, troca das instalações elétrica e hidráulica, retelhamento, substituição de portas e janelas etc.

"Precisávamos conhecer a situação in loco e saber da secretaria quais as providências que serão tomadas para a conclusão das intervenções", frisou o promotor de Justiça.

No Cegel, as obras começaram em fevereiro de 2011 e o término estava previsto para o mês de junho do mesmo ano, mas quase nada foi feito. O prédio carece de pintura, capina e apresenta graves infiltrações em boa parte das salas. As obras no auditório ficaram inconclusas e o espaço está inutilizado, por enquanto. No Cegel, estudam, aproximadamente, 4 mil alunos. É considerada uma das maiores escolas públicas do Maranhão.

No ano passado, o centro de ensino foi deslocado para um outro prédio na Rua Grande, mas o espaço não comportava a quantidade de alunos e também apresentava problemas estruturais. Com a paralisação das obras, os alunos voltaram para o local de origem. Das unidades inspecionadas, o prédio do Cegel é o único que está em funcionamento.

Sobre a situação da escola, o promotor de Justiça da Educação informou que abrirá inquérito civil para apurar os responsáveis pelo abandono das obras no local. "Queremos saber o que houve e apontar as pessoas responsáveis", completou.

De todos os espaços vistoriados, a melhor situação é a do antigo Colégio Marista, que abrigará uma escola de tempo integral. No prédio, aproximadamente 93% dos trabalhos já foram terminados. "Está faltando somente a urbanização da área de esporte e lazer, que inclui a quadra e o campo de futebol", disse Paulo Avelar.

No antigo Colun, onde funcionará uma escola militar, as obras começaram em março de 2011 com previsão de término de 120 dias. Mas com o aditivo de prazo, a conclusão está prevista para julho de 2012. No local, 45% das reformas previstas já foram feitas.

As obras na Escola Sotero dos Reis já estavam praticamente concluídas, mas devido à falta de vigilância, vândalos saquearam o prédio, destruindo quase tudo o que já tinha sido feito. Uma nova intervenção está sendo feita no prédio localizado na Rua de São Pantaleão.

Paulo Avelar informou que jé encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Educação cobrando informações sobre as providências que serão tomadas para a conclusão definitiva das obras.

Fonte: Jornal Pequeno e (CCOM - MPMA)
Edição: Cícero Ferraz


I Etapa da vacinação contra Febre Aftosa começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º), será iniciada em todo o Maranhão a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que prossegue até o dia 30 de junho. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) alteraram o período de realização da campanha - que nos anos anteriores acontecia durante o mês de maio - em função da realização do inquérito soroepidemiológico do rebanho maranhense em aproximadamente 340 propriedades rurais, onde serão coletadas as amostras de sangue.

Na região do Médio Mearim, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o diretor geral da Aged, Fernando Lima, irão lançar oficialmente a campanha na manhã deste sábado (2), no município de Bacabal.

Nesta primeira etapa da campanha, o gado selecionado para participar da sorologia não será vacinado. A sorologia tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa no Maranhão, um dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o estado seja declarado como Zona Livre de Febre Aftosa.

De acordo com o cronograma elaborado pelo Mapa, as amostras de sangue começarão a ser coletadas na quarta semana do mês de junho. O trabalho é realizado por 36 equipes formadas por médicos veterinários, técnicos agrícolas e coordenadores regionais da Aged. As equipes receberão um treinamento do ministério, direcionado à fase de coleta de amostras de sangue dos animais.

O Maranhão, assim como os estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Pará e Pernambuco, fazem parte do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, realizado pelo Mapa em parceria com os governos estaduais. O objetivo da parceria é que os estados sejam classificados como zonas livres da doença, o que está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.

O resultado da sorologia, o índice de cobertura vacinal e as auditorias realizadas nos estados fazem parte de uma série de ações que estão sendo desencadeadas para que as unidades federativas alcancem o novo status sanitário.

Bons resultados

O secretário Cláudio Azevedo destacou que o Maranhão vem alcançando resultados significantes desde o ano passado, quando houve a primeira reunião entre os gestores estaduais e o Mapa. "O Maranhão recebeu a maior nota na primeira auditoria realizada nos estados no ano passado e atingiu 89% dos 29 itens avaliados. Neste ano, permanecemos com a mesma avaliação positiva do ministério", ressaltou ele.

Cláudio Azevedo afirmou que o Maranhão está atendendo a todas as exigências do Mapa. "Esse reconhecimento foi feito pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que em ofício enviado no mês de abril à governadora Roseana Sarney, parabenizou a ela e a toda a sua equipe pela dedicação e empenho no avanço do Maranhão para a inclusão do Estado na Zona Livre de Febre Aftosa", lembrou ele.

O Maranhão atingiu ainda a maior cobertura vacinal na última campanha, realizada no período de 14 de novembro a 14 de dezembro, imunizando 97% do rebanho maranhense, que é de 7.272.822 cabeças de bovinos e bubalinos.

As ações realizadas pelo governo estadual credenciaram o Maranhão a assinar, no ano passado, convênio com o Mapa que resultou na aquisição de 47 caminhonetes, 45 veículos de menor porte, além de 78 motos, equipamentos de informática, mobiliários e equipamentos de GPS para a reestruturação dos escritórios da Aged em todo o estado.

A entrega dos veículos aconteceu no mês passado, com a presença da governadora Roseana Sarney, do secretário Cláudio Azevedo, do diretor geral da Aged, Fernando Lima, e do superintendente federal da Agricultura no Maranhão, Antônio José dos Santos.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Abertas as inscrições para insenção da taxa de pagamento do Paes

Pedido de insenção pode ser feito até o dia 22 de junho. Seletivos dão acesso aos cursos de graduação da UEMA

Estão abertas as solicitações para insenção da taxa de pagamento no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes). O pedido de insenção pode ser feito até o dia 22 de junho. Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição nos processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da UEMA promovidos ao longo do ano de 2012 o candidato deve ter cursado os últimos cinco anos na rede pública de ensino, ser declaradamente pobre, ser servidor da UEMA ou seu dependente lega ou ser participante de programa oficial promovido pelo poder público.

Os requerentes declaradamente pobres poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição mediante comprovação de uma das seguintes situações: renda familiar per capita igual ou inferior a setenta reais por mês, conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de fevereiro, março ou abril de 2012, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.

Os interessados deverão preencher o formulário de solicitação de isenção disponível no endereço eletrônico www.vestibular.uema.br. Após preenchimento eletrônico e confirmação, será gerada a solicitação de isenção que deverá ser obrigatoriamente impressa para ser anexada às cópias dos documentos necessários.

Juntamente à ficha devem constar a xerox do certificado de conclusão do Ensino Médio ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu esse nível de ensino, acompanhada do respectivo histórico escolar, ou que o esteja concluindo no ano de 2012, acompanhada de documentação comprovando que o requerentecursou os últimos 5 (cinco) anos na rede pública de ensino no âmbito do Estado do Maranhão. Outras informações podem ser consultadas no edital.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Concurso da Polícia Militar do Maranhão oferece 2 mil vagas. Confira as cidades


O Governo do Maranhão aprovou 2 mil vagas para o concurso da Polícia Militar do estado. O edital está em fase final de elaboração na Secretaria de Administração do Maranhão, orgão responsável pela realização de concursos para cargos no governo estadual. Para o 2º Batalhão de Polícia Militar de Caxias está sendo previsto o preenchimento de 60 vagas.

O concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) é um dos mais esperados. Pelas várias vezes que foi anunciado muitas pessoas estão esperando a publicação do edital, que deve acontecer em breve. Outras já até desacreditam da publicação desse edital. O concurso também terá um alto índice de concorrência. Essa demora na publicação do edital favorece diretamente os candidatos que gostam de estudar, pois assim estão tendo mais tempo.

Uma das exigências desse concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão é que os candidatos tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veja abaixo uma demonstração da distribuição de vagas no concurso 2012 da Polícia Militar do Maranhão. Mas atenção, trata-se apenas de uma demonstração prévia elaborada pelo Gabinete do Comando Geral da PM-MA, o número exato de vagas e distribuição só será conhecido quando o edital for publicado.

BPPChoq (São Luís) - 40 vagas
APMGD - 220 vagas
CFAP - 640 vagas

2º BPM (Caxias) - 60 vagas
3º BPM (Imperatriz) - 170 vagas
4º BPM (Balsas) - 90 vagas
7º BPM (Pindaré) - 60 vagas
10º BPM (Pinheiro) - 80 vagas
11º BPM (Timon) - 40 vagas
12º BPM (Estreito) - 50 vagas
15º BPM (Bacabal) - 60 vagas
1º CI (Colinas) - 40 vagas
4º CI (Chapadinha)- 40 vagas
5º CI (Açailândia) - 50 vagas
6º CI (S.J.Patos) - 40 vagas
7º CI (Rosário) - 40 vagas
8º CI (Itapecuru) - 30 vagas
9º CI (Codó) - 30 vagas
10º CI (Pedreiras) - 40 vagas
11º CI (P.Dutra) - 40 vagas
12º CI (Zé Doca) - 40 vagas
13º CI (Viana) - 20 vagas

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Bruno tem liberdade condicional, mas depende do STF

MINAS GERAIS - A Justiça de Minas Gerais concedeu na tarde desta terça-feira (29) a liberdade condicional ao goleiro Bruno Fernandes referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samudio, pelo qual o atleta foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a 4 anos e seis meses de prisão. Mas para deixar a prisão, o jogador ainda depende do julgamento de um pedido de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado ao desaparecimento e morte da ex. Na sessão de análises de pedidos de habeas corpus do Supremo desta terça-feira, o processo no goleiro não estava na pauta.

O pedido de liberdade condicional foi julgado pelo juiz Wagner Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, devido ao fato de o goleiro estar detido na Penitenciária Nelson Hungria, na mesma cidade. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na condenação do Rio de Janeiro, Bruno já tinha direito à liberdade condicional desde janeiro deste ano pelo tempo de pena cumprida, mas nenhum pedido havia sido feito anteriormente.

Após se entregar à polícia no Rio de Janeiro, Bruno foi transferido em 8 de julho de 2010 para Minas Gerais, onde a polícia investigava o sumiço da modelo vista pela última vez no sítio do goleiro em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por determinação da Justiça mineira, desde então, o atleta cumpre prisão provisória no processo de morte e desaparecimento de Eliza Samudio.

O advogado Francisco Simim, responsável pela defesa do goleiro, informou ao G1 que independentemente da decisão em relação à liberdade condicional, Bruno continuará detido por causa do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Minas Gerais.

Caso Eliza Samudio

O goleiro Bruno Fernandes e mais sete réus vão a júri popular no processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Para a polícia, Eliza foi morta em junho de 2010 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o corpo nunca foi encontrado. Em fevereiro de 2010, a jovem deu à luz um menino e alegava que o atleta era o pai da criança. Atualmente, o menino mora com a mãe de Eliza, em Mato Grosso do Sul.

O goleiro, o amigo Luiz Henrique Romão – conhecido como Macarrão –, e o primo Sérgio Rosa Sales vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Sérgio responde ao processo em liberdade. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Dayanne, ex-mulher do goleiro; Wemerson Marques, amigo do jogador, e Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Já Fernanda Gomes de Castro, outra ex-namorada do jogador, responde por sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Eles foram soltos em dezembro de 2010 e respondem ao processo em liberdade. Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, foi inocentado.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), não há previsão de data para o julgamento do caso Eliza Samudio.

Fonte: G1
Edição: Cícero Ferraz

RÁDIOS COMUNITÁRIAS REALIZAM ENCONTRO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS HUMANOS

Será realizado em 31 de maio e 1º de junho, no campus do Bacanga, o I Encontro de Rádios Comunitárias para Divulgação Científica e Direitos Humanos, com a participação de comunicadores populares de 10 microregiões do Maranhão e área metropolitana de São Luís.

O evento é uma parceria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), UFMA, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc).

A abertura do encontro acontecerá dia 31 de maio (quinta-feira), às 14h, na sala B – 106, no Centro de Ciências Sociais (CCSo). O encontro é um pré-evento da 64ª Reunião da SBPC, que será realizada em julho, na UFMA, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”

No eixo dos debates está o potencial das pequenas emissoras como parceiras do ambiente acadêmico e nas políticas de cidadania. “As rádios comunitárias localizadas em bairros, nos pequenos e médios municípios podem ser aliadas importantes na divulgação científica e na difusão das diretrizes de direitos humanos”, aponta o presidente da Abraço-MA Luis Augusto Silva Nascimento.


VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

31 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

14:00 – Abertura (Central de Comunicação UFMA/SBPC, Departamento de Comunicação da UFMA, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, ABRAÇO-MA e SINDSEP)

14:30 – Palestra da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC)

16:00 – Lanche

16:15 – Palestra com representante da SBPC/UFMA (Margareth), pró-reitor de Extensão da UFMA (Luis Amaral: SBPC Cultura e SBPC Jovem), Setor de Acessibilidade da UFMA (Evandro Guimarães) e Central de Comunicação SBPC/UFMA (Zefinha Bentivi)

17:30 – Lançamento do livro “Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da Comunicação” (prof. Ed Wilson Araújo)

DIA 1º DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

08:00 – Orientações sobre a renovação das outorgas para rádios comunitárias (engenheiro Abilio Franco)

09:00 – Cenários do movimento de rádios comunitárias (ABRAÇO-MA) e prof. Cicilia Peruzzo (Universidade Metodista de São Paulo)

10:00 – Lanche

10:15 – Oficina de radiojornalismo ou locução (a definir)

12:00 – Almoço

14:00 – As rádios comunitárias e o direito à Comunicação (advogado Rodrigo Pires Ferreira Lago OAB-MA) 9128 8774

16:00 – Lanche

16:15 – Mesa redonda: ”As rádios comunitárias e o Curso de Comunicação da UFMA – uma parceria possível” (profª Rose Ferreira, prof. Francisco Gonçalves e prof. Ed Wilson Araújo)

18:00 - Encerramento
 
Fonte: Blog do Ed Wilson
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inscrições do ENEM estão abertas até 15 de junho

O Jornal Eletrônico estará com o link de inscrição para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2012). O Link de inscrição estará ao lado na lista à direita. Também estará disponivel no site http://www.radioieshua87.com.br/

Resumo da Inscrição
Prezado Participante,

Todas as informações prestadas nesta inscrição são de sua inteira responsabilidade. Confira atentamente todos os seus dados.

Após a confirmação da inscrição, qualquer alteração nos dados cadastrais será feita por meio do acompanhamento da inscrição.

O Inep não se responsabiliza por informações incorretas ou não recebidas por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores ou outros que impossibilitem a conclusão da inscrição.

A taxa de inscrição para participar do ENEM 2012 é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). No entanto, estão isentos do pagamento da taxa:

•Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais);

•Mediante Declaração de Carência: Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Inep.
 
Fonte: INEP
Edição: Cícero Ferraz

Governo confirma concurso para 3 mil professores

A governadora Roseana Sarney foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na tarde desta sexta-feira (25), em Brasília.Durante a conversa, Roseana Sarney comunicou ao ministro que o governo do Estado vai realizar concurso para preenchimento de 3 mil vagas na área da Educação. A governadora afirmou que Mercadante foi bastante solícito e garantiu o auxílio ao Maranhão.

“O ministro afirmou que vai oferecer total apoio para a formação de professores, inclusive disse que, se for preciso, viabilizará a abertura de mais vagas na universidade federal”, declarou.

A governadora solicitou ao ministro Aloizio Mercadante auxílio na questão da escassez de professores com licenciatura plena em diversas áreas no Maranhão.

“Hoje, a rede estadual se ressente da falta de professores para matérias essenciais por falta de docentes especializados nessas áreas”, informou a governadora, que viajou a capital federal depois de visitar o Sul maranhense, onde entregou obras, vistoriou serviços e firmou parcerias em 8 municípios (Carolina, São Félix de Balsas, Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Riachão).

Em Brasília, Roseana Sarney também comunicou ao ministro que o governo do Estado vai realizar concurso para preenchimento de 3 mil vagas na área da Educação. A governadora afirmou que Mercadante foi bastante solícito e garantiu o auxílio ao Maranhão.

“O ministro afirmou que vai oferecer total apoio para a formação de professores, inclusive disse que, se for preciso, viabilizará a abertura de mais vagas na universidade federal”, declarou

Fonte: Blog do Zeca Soares
Edição: Cícero Ferraz

Santa Luzia do Paruá estréia com vitória no Maranhense sub 18

(Seleção de Santa Luzia do Paruá)

Neste final de semana (26 e 27), foi iniciado o Campeonato Maranhense sub-18 nas regiões de Imperatriz e Baixada Maranhense. As seleções de Santa Luzia do Paruá, Maranhaozinho e Governador Nunes Freire estrearam na competição.
Os grupos da Região Sul e Baixada Maranhense/Alto Turi, realizaram os seus jogos. O grupo da Região Metropolitana teve seus jogos cancelados em virtude da greve dos rodoviários.
As seleções de Pinheiro, Santa Luzia do Paruá e Maranhãozinho estrearam com vitórias.

Confira os resultados.
Grupo do Baixada/Alto Turi
Sábado (25.05)
Pinheiro 1 x 0 Palmeirândia

Gol: Thiemersom Ribeiro(13)
   
ÁRBITRO: UBIRACY PINHEIRO SÁ (STA HELENA)
ASSISTENTES (1): GLAUBER NUNES PEREIRA (STA HELENA)
ASSISTENTES (2): AGNALDO SILVA (SANTA HELENA)
4º. ARBITRO: MANOEL ALCIDES BRITO (PINHEIRO)
DELEGADO: LUIS CARLOS SOUZA (PINHEIRO)


Santa Helena 3 x 4 Santa Luzia do Paruá

      Gols de Santa Helena( Metheus, Walberson e Lázaro Junior)

      Gols de Santa Luzia do Paruá ( Carlos Eduardo III e Wanerson)

ÁRBITRO: RONALD SILVA (S. BENTO)
ASSISTENTES (1): ANTONIO JOSÉ (PALMEIRANDIA)
ASSISTENTES (2): MANOEL ALCIDES BRITO (PINHEIRO) 
4º. ARBITRO: UBIRACY SÁ (SANTA HELENA) / DELEGADO: LUIS CARLOS SOUZA (PINHEIRO)

Domingo (27.05)

Maranhaozinho 1 x 0 Governador Nunes Freire


Grupo da Região Sul
Imperatriz 3 x 0 Guarani
JV Lideral 2 x 0 São Francisco do Brejão
Projeto Alcance 2 x 2 Grajaú

Informações de Filemon Guterres
Edição: Cícero Ferraz












Nova rodada de negociações pode por fim à greve de rodoviários

Empresários e motoristas se reúnem mais uma vez nesta segunda (28).Metade da frota está circulando em São Luís desde o último sábado (26).
São Luís está, nesta segunda-feira (28), com 50% da frota de ônibus em circulação. Ainda hoje deve acontecer uma nova rodada de negociações entre a categoria e os empresários, para saber a paralisação chegará definitivamente ao fim.

"Não queremos permanecer com a greve, causando prejuízo à pouplação. Mas dependemos dos patrões, da contraproposta que eles vão apresentar nessa reunião de hoje", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA), Dorival Silva, que não quis adiantar se a metade frota será suspensa caso não haja acordo durante a reunião

decisão de colocar a metade dos coletivos para circular foi tomada na última sexta-feira (25), durante uma reunião entre empresários e rodoviários, realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho.

Na pauta da nova rodada de negociações, estão os 7% de reajuste salarial, já concedidos pela presidente do TRT, desembargadora Ilka Esdra, o tíquete-alimentação de motoristas, cobradores e fiscais que de R$ 341, ficaria R$ 358, bem como, o plano de saúde da categoria que deveria ser imediatamente reativado.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Governo investirá R$ 304 milhões em obras nos municípios

Os recursos, voltados para ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e produção agrícola

O Governo do Estado irá investir R$ 304 milhões em obras que serão executadas em parceria pelas Prefeituras municipais. Os recursos, voltados para ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e produção agrícola, serão repassados por meio de convênios e começarão a ser liberados a partir desta semana.

O secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, enfatizou que serão contemplados municípios que atenderam a três critérios essenciais: formalizaram os pedidos durante a realização dos Seminários Regionais de Lideranças; apresentaram os projetos a serem beneficiados e, por fim, atenderam a todos as exigências previstas em lei. “É indispensável que os municípios estejam adimplentes com o governo estadual. Sem isso ficam impossibilitados de assinar os convênios”, destacou. “Tudo é feito com transparência, conforme determina a lei”, observou.

Hildo Rocha ressaltou que a descentralização das ações do governo estadual é um antigo pleito dos gestores municipais e tem sido objeto de intensos debates durante as Marchas a Brasília em Defesa dos Municípios.

“A constituição de 1988 ampliou as atribuições dos municípios, mas, os recursos necessários para que as prefeituras possam cumprir integralmente tudo que está previsto na lei são insuficientes porque praticamente permaneceram inalterados”, observou o secretário. “Isso causa um estrangulamento das finanças municipais. Dessa forma, ao firmar parcerias com as Prefeituras, o Governo do Estado ameniza essa questão, agiliza o andamento das obras e, consequentemente, contribui para o fortalecimento dos municípios”, afirmou Rocha.

Seminários

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, assinalou que o processo de descentralização das ações do governo ganhou impulso com os Seminários Regionais de Lideranças, projeto inovador idealizado pela governadora Roseana Sarney, realizado de maio a agosto do ano passado, nas regionais de Santa Inês, Presidente Dutra, São João dos Patos, Pedreiras, Timon, São Bento, Balsas, Imperatriz, Itapecuru-Mirim e São Luís.

Durante os eventos, o Governo catalogou 2.272 demandas. As propostas mais relevantes foram incluídas no Plano Plurianual (PPA 2012-2015). Entretanto, as reivindicações mais urgentes começaram a ser atendidas já em 2011. Este ano, o governo deu continuidade às parcerias e os novos investimentos serão efetuados, conforme previsto no planejamento do governo, aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

Obras e equipamentos

De acordo com o secretário Hildo Rocha, os recursos serão aplicados na construção de praças, ginásios poliesportivos, estádios de futebol, quadras de esportes, pontes, estradas municipais, perfuração de poços artesianos, implantação de sistemas de abastecimento de água e pavimentação em bloquetes e asfalto.

Também serão utilizados na aquisição de ambulâncias, equipamentos hospitalares, patrulhas mecanizadas, kits de irrigação, construção de tanques (açudes) para criação de peixes, matadouros e mercados públicos e unidades habitacionais.

Fonte: SECOM-MA
Edição

Parceria entre Estado e municípios reforça alfabetização

Os gestores educacionais participaram, na sexta-feira (25), em São Luís.

“É importante que alunos de todo Maranhão tinham acesso a uma alfabetização continuada e de qualidade. À Secretaria de Educação cabe apoiar e auxiliar os municípios no desenvolvimento das ações e no sucesso do programa de alfabetização”. A afirmação foi do secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, durante encontro com secretários municipais de educação.

Os gestores educacionais participaram, na sexta-feira (25), em São Luís, de um encontro de avaliação e balanço das ações, frutos da parceria entre Governo do Estado, Secretarias Municipais de Educação e Instituto Alfa e Beto, que aconteceu no Praia Mar Hotel, com a participação do Presidente do Instituto, João Batista Oliveira.

João Batista Oliveira enfatizou a importância da participação dos municípios para o êxito do programa. “A participação e envolvimento do município é fundamental para o sucesso dos resultados do Alfa e Beto”, ressaltou.

Além de fazer um balanço das ações de alfabetização no estado, realizadas pelo Alfa e Beto, os gestores avaliaram também ações que, desde 2010, acontecem no âmbito do município, com a parceria do Estado. Também estiveram em pauta a proposta de ajustes na programação e bases para continuidade do Programa de Alfabetização em 2013.

Para a coordenadora estadual do Programa Alfa e Beto da Seduc, Ana Karolina Salomão, a parceria do governo por meio da Seduc, em apoiar os municípios é fundamental para o sucesso do Programa. “Nesse encontro está sendo ratificada a parceria do governo estadual no financiamento e colaboração técnica para que as crianças do Maranhão se alfabetizem no segundo ano do ensino fundamental”, destacou.

“Vejo hoje um grande avanço na alfabetização dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Professores, alunos, diretor, supervisor, enfim, toda a comunidade escolar, está envolvida no desenvolvimento e sucesso das ações do Programa, que tem um grande apoio pedagógico da Seduc. Em 2012, estamos ampliando o programa para o segundo ano do ensino fundamental”, afirmou a secretária de educação do município de São Bento, Maria da Conceição Muniz.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

domingo, 27 de maio de 2012

Professores de Apicum-Açu entram em greve

Categoria denuncia que não houve repasse da complementação do Fundeb
SÃO LUÍS – Professores da rede pública do município de Apicum-Açu, no norte do Maranhão, estão em greve por tempo indeterminado. A informação foi repassada pelo presidente da Câmara Municipal, Neil Wagner, que, também, é professor, ao programa Domingo Mirante, da rádio Mirante AM, neste domingo (27).

A categoria denuncia que não houve repasse da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo o vereador, um total de R$ 700 mil não foi repassado pela Prefeitura de Apicum-Açu. "É justa a reivindicação, o movimento que está sendo feito, para que se possa reverter o quadro diante a tanto recurso que já saiu", afirmou o presidente da Câmara.

Os professores reclamam, ainda, das condições das escolas da cidade e, ainda, quanto à alimentação escolar, que não é adequada

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PM prende falso médico no município de Mirinzal

Policiais militares da 4ª Companhia de Policiamento Militar de Mirinzal, sob o comando do capitão Benilton Menezes, prenderam em flagrante delito, na última quinta-feira (24), Sandro Alex Mendonça Belford, suspeito de cometer crime de estelionato na cidade de Cururupu, a 431 Km de São Luís.

De acordo com informações policiais, Sandro Alex foi preso em um ponto de ônibus, no município de Mirinzal, tentando evadir-se para a cidade de Viana, de onde é natural. Segundo o capitão Benilton, a prisão do estelionatário somente foi possível após uma denúncia, repassada via rádio pela delegacia de Polícia Civil de Cururupu, informando que o indivíduo havia praticado vários golpes se passando por um médico recém-formado.

Conforme explicou Benilton, o criminoso chegou à cidade e se instalou em um hotel afirmando que teria a formação de médico. Logo de início, pediu emprestado à recepcionista do estabelecimento a quantia de R$ 40,00. Saiu após três dias, depois de consumir produtos, sem pagar a conta equivalente a R$ 250.

O fato motivou o proprietário do hotel a denunciá-lo à polícia. No momento da abordagem policial, foi encontrada com o acusado a quantia de R$ 412.

Ao ser encontrado, Sandro Alex Mendonça negou a autoria dos golpes, porém, após ser reconhecido pela vitima, confessou o golpe no hotel Arco-Íris, e disse que, além deste, havia aplicado outros em um moto-taxista, um taxista e em uma dona de lanchonete na rodoviária da cidade de Cururupu. Também pegou dinheiro de outras pessoas não identificadas que contribuíram com a falsa formatura.

Sandro Alex Mendonça Belford foi apresentado na Delegacia de Mirinzal e, logo depois, encaminhado para a delegacia de Cururupu, onde foi autuado por estelionato.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Bandidos assaltam agência dos Correios e levam R$ 20 mil

Três Bandidos armados assaltaram a agência dos Correios localizada no Shopping do Automóvel, no início da noite desta sexta-feira (25).

De acordo com informações da polícia, os bandidos, que estavamfortemente armados, renderam os funcionários, amarraram todos eles no fundo da loja e anunciaram o assalto.

Eles levaram a importância de R$ 20 mil do cofre da agência. Após o crime, o bando fugiu. A polícia foi acionada e várias viaturas encaminharam-se ao local. O 8º Batalhão de Polícia Militar está a frente das investigações do caso

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Investigação de duas mortes num poço de Presidente Dutra continua

Os corpos foram levados para serem enterrados nesta sexta-feira, na zona rural de Mirador.
CODÓ - As investigações estão em andamento e a principal pergunta continua sendo – o que teria causado a morte de Félix Benedito Pereira da Silva, de 35 anos, e João Batista Pereira Carvalho, de 46 anos, dentro de poço de 17 metros de profundidade, nessa quinta-feira (24), por volta das 8h30 da manhã, no povoado Alegre, zona rural de Presidente Dutra.

O delegado regional de Presidente, Paulo Franco, que preside o inquérito, contou que, no momento, Félix pediu ajuda e quando João desceu para socorrê-lo também morreu.

“Primeiro o Félix tava reclamando dizendo que estava perdendo o fôlego, não sabemos se em razão da profundidade do poço ou do motor que estava sendo instalado, ele disse que estava perdendo fôlego, pedindo ajuda e o segundo também pediu socorro dizendo que não tinha oxigênio, nem força, tava sem poder respirar”, disse.

Perícia

Os corpos foram levados para serem enterrados nesta sexta-feira (25) à tarde na zona rural do município de Mirador, de onde são os dois. Não passaram por exames detalhados do Instituto Médico Legal, mas segundo o delegado, um médico perito da região, que recebeu as vítimas no hospital Bené Soares, poderá ajudar a entender o que, realmente, os matou.

“Esse médico vai ser nomeado ‘perito odoc’ e certamente vai dá o motivo da morte das vítimas (...) Entre 10 e 15 dias com certeza o laudo já estará em nossas mãos para gente poder seguir com a investigação”, afirmou Paulo Franco.

A família

De acordo com os familiares, abrir poços de forma manual em pequenas propriedades rurais era o que faziam os dois para viver. Por isso, não se interessam pelos motivos da morte, acham que foi apenas um acidente de trabalho.

“Porque aconteceu, ele tava trabalhando e aí a gente não pode fazer nada, acidentes acontecem”, disse, ao Imirante, José Pereira da Silva, irmão de Félix Benedito.

Luís Carlos Pereira Carvalho, irmão de João Batista, também, seguiu a mesma linha de pensamento. “Morreu mesmo não tem mais jeito né... Vamos mexer com isso não”, respondeu.

O dono do poço

O dono da propriedade onde o poço estava sendo construído, o aposentado Antonio Adelmo Sabino de Sá, se disse surpreso informando que ele ia ser usado na irrigação da produção agrícola. Seu Antonio sustenta que prestou toda a assistência que pode aos homens que contratou a R$ 100, por cada metro cavado, e às suas famílias. “Vamos dar mais assistência se a família precisar”, garantiu

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Seduc e Sinproesemma definem data para entrega do Estatuto do Educador


O texto definitivo da proposta revisada do Estatuto do Educador será fechado na próxima segunda-feira (28) e entregue ao Governo do Estado. A data foi confirmada na noite de quarta-feira (23), durante reunião de trabalho entre o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).

O secretário Bernardo Bringel frisou que estão sendo envidados todos os esforços para que a proposta revisada do Estatuto do Educador seja encaminhada para análise da Assembleia Legislativa na próxima semana. Nesta quinta-feira (24), foi realizada uma reunião entre representantes dos setores jurídicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Sinproesemma para discutir questões pontuais para fechar o texto do estatuto.

Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o texto final do Estatuto do Educador será fechado depois de uma minuciosa e detalhada revisão da proposta do estatuto, que vem sendo construído a quatro mãos.

Edição: Cícero Ferraz

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira (28), exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados hoje (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União.

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Fonte: O Imparcial/MEC
Edição: Cícero Ferraz

Estudantes protestam contra a falta de estrutura em escolas do interior

Alunos de Montes Altos e Açailândia fizeram manifestações.Turmas que deveriam ter 12 disciplinas, hoje, tem apenas cinco
Estudantes da rede pública em Montes Altos, a sessenta quilômetros de Imperatriz, foram as ruas protestar contra a falta de professores e de estrutura da escola.

Em protesto, os mais de quinhentos estudantes que fazem parte da Escola Estadual Parsondas de Carvalho, em Montes Altos, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade com faixas e cartazes de protesto. De acordo com os estudantes da escola, há mais de cinco meses eles estão sem professores. Turmas que teriam 12 disciplinas, hoje, tem apenas cinco.

Os estudantes conseguiram apoio dos conselheiros tutelares e de alguns professores para tentar resolver o problema junto às autoridades. Até os pais de alunos se manifestaram, eles reclamam que os filhos serão prejudicados. A diretora da escola reconhece o problema e explica que a falta de professores será resolvida ainda nesta semana.

Em Açailândia, estudantes também vão às ruas cobrar a regularização das aulas na rede estadual. Em algumas escolas o ano letivo não começou. Mais de 13 mil estudantes estão sendo prejudicados com a falta de professores.

Essa é realidade também da maioria da escolas da rede estadual do Alto Turi. Segundo informações colhidas pelo Jornal Eletrônico no site da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), nos próximos dias estarão sendo contratados professores para as disciplinas que ainda estão vagas.

 
Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Núcleo do SINPROESEMMA convoca professores para Assembléia Geral extraordinária

 
A Comissão do núcleo do Sindicato dos Professores (SINPROESEMMA) de Nova Olinda do Maranhão, lançou edital de convocação para uma assembléia geral extraordinária a ser realizada no próximo sábado (26) de maio às 15:00 horas no Salão Paroquial Padre Josimo.
A pauta principal da reunião é a apresentação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério conforme o anexo III da grade de vencimento.

Confira o Edital (Clique na imagem para ampliar)



Fonte: Comissão do Sindicato
Edição: Cícero Ferraz

CCJ aprova nova Lei sobre babaçu

Deputados devem apreciar em breve proposta que modifica legislação sobre a questão dos babaçuais
Cinco meses após a denúncia de que o parlamento maranhense teria recebido propina para aprovar uma lei facilitando a derrubada de palmeiras de babaçu no estado, a Assembléia Legislativa (AL) se aproxima da votação de outra proposta sobre o tema. O Projeto de Lei 315/2011, encaminhado pelo deputado Bira do Pindaré (PT) após a revogação da última lei, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) esta semana.

O dispositivo faz algumas alterações à Lei Estadual 4.734/86 que atualmente disciplina a derrubada de palmeiras no estado. De acordo com a redação aprovada pela CCJ, só será permitido o abatimento das árvores em áreas urbanas quando houver "execução de obras, planos, atividades, projetos ou serviços de utilidade pública ou de interesse social, sem prejuízo de licenciamento junto ao órgão ambiental competente".

O Projeto de Lei apresentava sete artigos, mas o relator da matéria, deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), sugeriu a retirada de vários trechos por já estarem contemplados em Leis Estaduais e Federais. O voto do relator para aprovar a proposta com modificações foi seguido pelos demais membros da comissão. Assim, o conteúdo do projeto foi incorporado à Lei Estadual 4.734/86.

Com a nova redação, no momento do licenciamento ambiental para a execução dos serviços em que é permitida a derrubada da palmeira de babaçu, deverá ser previsto um plano de compensação com recuperação de área igual ou superior a área de intervenção. Esse contrabalanceamento deverá ser feito no mesmo município e de preferência na mesma bacia hidrográfica da área onde será realizada a obra.

A proposta prevê ainda o uso apenas da casca do coco babuçu na produção do carvão vegetal. Se a lei for aprovada no plenário da Casa, também ficará expressamente proibida a queima ou comercialização do coco babaçu por inteiro para qualquer finalidade. Entre os trechos suprimidos com a alteração aprovada pela CCJ está a atribuição à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em fiscalizar e executar a lei.

Os órgãos responsáveis pelo cumprimento da norma continuam sendo os descritos na Lei 4.734/86 que inclui a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Sema, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O projeto original também previa a adequação dos valores das multas entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão, mas o trecho não foi incluído no termo substitutivo.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Destaque do Estadual, Rogério chega ao Azulão

Aos 22 anos, o meio-campista marcou quinze gols no Campeonato Maranhense pelo Viana
Destaque do Campeonato Maranhense atuando pelo Viana, o volante Rogério é a nova aposta da diretoria do São Caetano. Aos 22 anos, o meio-campista marcou quinze gols na competição regional e foi o segundo maior goleador do torneio.

Pretendido por diversas equipes do futebol brasileiro, o jogador optou pelo clube do ABC devido à estrutura e também pela oportunidade de atuar em São Paulo.

“Recebi convite de três times, mas acertei com o São Caetano porque acredito que o elenco é competitivo e vai brigar pelo acesso. Fiz um grande campeonato pelo Viana e pretendo dar sequência a minha carreira me destacando pelo Azulão”, disse o atleta.

O jogador deve treinar com o restante do grupo na próxima sexta-feira. O contrato de Rogério com o São Caetano foi firmado por três temporadas.

“Ele [Rogério] foi observado durante o Campeonato Maranhense onde teve um grande rendimento. O São Caetano adquiriu parte dos direitos econômicos do atleta e acreditamos que é um jogador de futuro promissor”, afirmou o presidente Nairo Ferreira de Souza.

Ficha técnica do reforço:
Rogério de Oliveira Lima
22 anos – (04/08/1989)
Altura: 1m80
Peso: 75kg
Pé preferencial: Destro

Clubes: Moto Club, San Roque-ESP, Viana-MA

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Corinthians vence e vai para a semifinal da Libertadores

SÃO PAULO - Faltam quatro jogos. 360 minutos. A contagem regressiva do bando de loucos para o título da Libertadores está menor. Um bando que recebeu até o reforço do técnico Tite para comemorar o gol redentor de Paulinho. Gol que decretou a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco, afastou um fantasma de outros tantos anos, fantasma que quase encarnou em Diego Souza, mas que foi exterminado pela cabeça do volante, um dos melhores jogadores deste time vitorioso.

Em jogo tenso, dramático, disputado da forma mais digna por todos que estiveram em campo, um gol aos 42 minutos do segundo tempo deixou o Pacaembu em êxtase. Tite, que havia sido expulso, não deixou de comandar a equipe. Juntou-se à Fiel, chamou Liedson e Willian até o alambrado para dar instruções e deu recados que passavam por três bocas até chegar aos seus jogadores. Classificação inesquecível, assim como a eliminação do Vasco, que viu Diego Souza partir sozinho do meio de campo em direção ao gol, mas parar em sua incompetência e no tamanho de Cássio, que se agigantou à sua frente.

O Corinthians só saberá o adversário da semifinal após os resultados desta quinta-feira. Se o Santos reverter a vantagem do Vélez (ARG), que venceu por 1 a 0 em Buenos Aires, haverá um clássico paulista. Mas se os argentinos saírem da Vila Belmiro classificados, vão cruzar com o Boca Juniors, pois o regulamento força encontros de equipes do mesmo país até a semi. Nesse caso, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Universidad (CHI), que joga em casa e pode até empatar sem gols, e Libertad (PAR).

Beleza em cada gota de suor

Os fãs de dribles e lances espetaculares não devem ter ficado felizes com o primeiro tempo. Mas quem consergue enxergar beleza em cada gota de suor deixada no gramado ficou satisfeito. Respeito pelo adversário e medo de sofrer um gol decisivo se misturavam, e faziam os jogadores pensarem duas vezes antes de arriscar um chute, os goleiros preferirem socar a bola do que arriscar segurá-la.

Espetáculo mesmo deram os torcedores corintianos. Com mosaico e cumprindo o roteiro de músicas distribuído na véspera, fizeram barulho ensurdecedor no Pacaembu. Só não conseguiram abalar o Vasco, liderado pela experiência de Juninho. Em campo, a ausência de um centroavante causou dificuldade ao anfitrião. Enfiado entre os zagueiros, Alex não rendia. Quando ele tentava buscar o jogo no meio, faltava a referência para as tabelas. Por isso o Timão insistiu pelas laterais. Numa dessas jogadas, a bola sobrou para chute de Emerson, desviado providencialmente pela defesa.

Eram tanta vontade, tanta entrega e tantos carrinhos que as faltas se tornaram inevitáveis. Bom para quem tem Juninho no time. Na primeira chance, Cássio rebateu mal, para o meio da área, e deu sorte da bola ter batido em Alecsandro, e não o contrário. Na segunda, o Pernambucano mirou o ângulo e errou por pouco. Eder Luis foi o mais acionado e errou muito, além de ter protagonizado lance infantil com Jorge Henrique. Após troca de palavras nada cordiais, o corintiano, sem razão e imprudente, encostou sua cabeça na do vascaíno, que desabou como se fosse atingido por uma bala de canhão. Leandro Vuaden acabou com a gracinha de ambos com cartões amarelos.

Coube a Paulinho e Fernando Prass o lance de maior emoção na primeira etapa. O volante subiu mais do que parecia ser possível no meio da área e cabeceou bem, mas o goleiro, com direito a pose para os fotógrafos, salvou os cariocas. O melhor estava por vir...

Drama até o fim

No primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 10 Diego Souza dava um carrinho quase na linha de fundo defensiva para evitar um escanteio. Isso e as mesmas formações dos times mostravam que o tom do espetáculo seguiria dramático, mais suado do que vistoso.

Os minutos corriam no mesmo passo em que tensão dominava o Pacaembu. Depois de Renato Silva errar mais uma saída de bola, o Vasco passou a optar pela famosa bola de segurança, popularmente conhecida como "bicão pra frente".

Tensão que chegou até ao polido Tite. Ao ver Vuaden não marcar falta em cima de Paulinho e, em seguida, dar cartão amarelo a Emerson, que impediu a progressão do rival, o técnico exagerou na dose da reclamação e foi expulso. Sem ninguém para falar muito no banco, Diego Souza teve a chance do tempo, do jogo, da vida do Vasco na Libertadores. O meia interceptou chute de Alessandro no meio de campo e disparou sozinho contra Cássio. Os olhos de mais de 35 mil pessoas estavam arregalados, à espera do confronto, como se fosse um duelo medieval. O chute de pé direito foi fraco e possibilitou o desvio do goleiro, que teve seu nome cantado em tom de agradecimento, alívio e devoção. Para aumentar o drama, na cobrança de escanteio, Nilton acertou o travessão.

A certeza de que cada gol sofrido seria fatal atingiu se instaurou de vez, mas os donos da casa cumpriram seu papel de tentar o gol. O Timão sufocou o Vasco em seu campo, em sua área. O chute de Emerson na trave, após desvio de Prass, deixou o bando de loucos engasgados com o grito de gol.

Grito que só sairia após cobrança de escanteio. Paulinho subiu muito de novo e, dessa vez, Fernando Prass não teve como evitar. Tite, nas numeradas, foi ao delírio. A nação alvinegra foi ao delírio. Com a cara que o Corinthians gosta de ostentar, de drama, o time já repete a melhor campanha da história da Libertadores. Mas dessa vez, tem certeza de que pode superá-la.

Fonte: esportenaglobo.com.br
Edição:Cícero Ferraz