quinta-feira, 10 de maio de 2012

Morre o ex-deputado federal Neiva Moreira

Aos 94 anos, ele não resistiu a uma infecção respiratória contra a qual lutava desde março
Aos 94 anos, o jornalista e político de história ilibada, Neiva Moreira, perdeu a batalha que vinha travando contra uma infecção respiratória diagnosticada desde o fim de março, quando foi internado no Hospital UDI, em São Luís.

Moreira morreu na madrugada desta quinta-feira (10), por volta das 3h.

O velório será às 9h, na sede do PDT (Partido Democrático Trabalhista), na Rua dos Afogados, Centro. O enterro será às 16h, no cemitério do Gavião.

NEIVA MOREIRA

José Guimarães Neiva Moreira nasceu em 10 de outubro de 1917, no município de Nova Iorque, a 600 quilômetros da São Luís. Em seu livro de memórias ("O Pilão da Madrugada - Um Depoimento a José Louzeiro"), o jornalista conta que é filho do quitandeiro Antônio Neiva Moreira e da professora Luzia Guimarães Moreira, de quem herdou o interesse pela leitura e pela política.

Com uma juventude marcada pelo envolvimento com o movimento estudantil, o jornalista do Jornal do Povo foi eleito pela primeira vez deputado (Partido Social Progressista - PSP) em 1950, ingressando de vez na vida política.

Opositor de regimes oligárquicos e ditatoriais, Neiva Moreira percorreu toda a América Latina, sofrendo perseguição de líderes de estado incomodados pela obstinação e inquietação do jornalista, lembrado como um dos raros políticos brasileiros que marcaram sua ação tanto dentro do estado natal, o Maranhão, e do Brasil, como no exterior.

Neiva Moreira foi presidente nacional do PDT (partido que fundou no Maranhão), líder na Câmara por duas vezes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e por fim tornou-se um dos principais assessores do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, liderando do Palácio dos Leões a resistência à cassação de Lago, por fim consumada, em 2009.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário