sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maranhão é o quarto estado com mais pessoas sem instrução do Brasil

A informação que os estados da região Nordeste têm muitas pessoas sem instrução ou apenas com o ensino fundametal incompleto não é mais novidade. Mas o que chama a atenção é que das cinco primeiras colocações dos piores rendimentos brasileiros estão quatro estados nordestinos e apenas um do Norte.

O que assusta a populção maranhense é saber que o estado ocupa a quarta colocação geral. O balanço foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que se refere ao Censo de 2010. A porcentagem do Maranhão revela que 61,03% das pessoas com 10 anos ou mais contam apenas com a educação básica ou sem nenhuma.

Dos cinco estados que estão no topo da lista, apenas o Pará não é do Nordeste. Os outros são: Alagoas, Piauí e Paraíba. O Maranhão tem quase o dobro de pessoas sem instrução do que o último colocado da lista, que é o Distrito Federal, com 34,89%.

Os dados ainda revelam que a maioria dos estudantes maranhenses estão nas escolas públicas. O elevado número chega à porcentagem de 88,1%, acima da média nacional e regional, pois a do Brasil é de 78,1% e a do Nordeste 80,5%.

Os estudantes de escolas particulares no estado são poucos. Do total, apenas 11,9% estudam em escola privadas.
Confira o ranking: (clique na imagem para ampliar)
 

Fonte: Jornal O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário