segunda-feira, 28 de maio de 2012

Parceria entre Estado e municípios reforça alfabetização

Os gestores educacionais participaram, na sexta-feira (25), em São Luís.

“É importante que alunos de todo Maranhão tinham acesso a uma alfabetização continuada e de qualidade. À Secretaria de Educação cabe apoiar e auxiliar os municípios no desenvolvimento das ações e no sucesso do programa de alfabetização”. A afirmação foi do secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, durante encontro com secretários municipais de educação.

Os gestores educacionais participaram, na sexta-feira (25), em São Luís, de um encontro de avaliação e balanço das ações, frutos da parceria entre Governo do Estado, Secretarias Municipais de Educação e Instituto Alfa e Beto, que aconteceu no Praia Mar Hotel, com a participação do Presidente do Instituto, João Batista Oliveira.

João Batista Oliveira enfatizou a importância da participação dos municípios para o êxito do programa. “A participação e envolvimento do município é fundamental para o sucesso dos resultados do Alfa e Beto”, ressaltou.

Além de fazer um balanço das ações de alfabetização no estado, realizadas pelo Alfa e Beto, os gestores avaliaram também ações que, desde 2010, acontecem no âmbito do município, com a parceria do Estado. Também estiveram em pauta a proposta de ajustes na programação e bases para continuidade do Programa de Alfabetização em 2013.

Para a coordenadora estadual do Programa Alfa e Beto da Seduc, Ana Karolina Salomão, a parceria do governo por meio da Seduc, em apoiar os municípios é fundamental para o sucesso do Programa. “Nesse encontro está sendo ratificada a parceria do governo estadual no financiamento e colaboração técnica para que as crianças do Maranhão se alfabetizem no segundo ano do ensino fundamental”, destacou.

“Vejo hoje um grande avanço na alfabetização dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Professores, alunos, diretor, supervisor, enfim, toda a comunidade escolar, está envolvida no desenvolvimento e sucesso das ações do Programa, que tem um grande apoio pedagógico da Seduc. Em 2012, estamos ampliando o programa para o segundo ano do ensino fundamental”, afirmou a secretária de educação do município de São Bento, Maria da Conceição Muniz.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário