terça-feira, 22 de maio de 2012

Governadora leva obras e serviços a municípios do Sul do Maranhão

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney inicia, nesta terça-feira (22), mais uma viagem à Região Sul do Maranhão, onde visita oito municípios. A agenda, que prossegue até a quinta-feira (24), começa em Carolina e inclui São Félix de Balsas, Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Riachão. Entre os compromissos, ela entrega obras, vistoria ações e a assina convênios.

“Estamos levando um pacote de obras e serviços nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, abastecimento de água, ensino profissionalizante e cidadania, para que os maranhenses de todas as regiões tenham acesso às ações do governo”, declarou. Roseana Sarney, também, destacou a relevância da região para o desenvolvimento do estado. “O sul do Maranhão tem um grande potencial e sempre se destacou pelo trabalho de sua gente, por isso o governo sempre trabalhou para valorizar esse esforço com ações em áreas prioritárias”, ressaltou Roseana Sarney, que viajará acompanhada de comitiva de secretários de Estado.

A primeira cidade a ser visitada, nesta terça-feira (22), será Carolina, onde a governadora faz a entrega oficial do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma). No local, dois cursos de qualificação profissional já estão sendo oferecidos dentro do Programa Maranhão Profissional: um de Informática (para 480 alunos, com aulas de segunda a sexta-feira, nos três turnos) e o outro de Auxiliar Administrativo (para 300 alunos, às terças e quintas-feiras, nos três turnos).

Em seguida, a comitiva vai a São Félix de Balsas, na área da Chapada das Mangabeiras. Na cidade, a governadora inaugura hospital de 20 leitos. Será a 19ª unidade entregue dentro do Programa Saúde é Vida, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com área construída de 1.342 m2, o hospital funcionará com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações clínica, médica e pediátrica, atendimento básico e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório e Raio-X). Vai oferecer também exames, tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), preventivo de câncer, entre outros serviços ambulatoriais. Na cidade, a governadora também visita as obras do sistema de abastecimento de água. Em fase de execução, o serviço está orçado em R$ 1,8 milhão.

No município de Balsas, Roseana Sarney participa da abertura da Feira Agroindústria de Balsas (Agrobalsas), a maior feira do agronegócio da região. Este ano, a previsão dos organizadores é que o volume de negócios durante a feira deverá superar R$ 100 milhões. Com o tema "Agricultura Inteligente”, a feira se estende até domingo (27), no campo experimental da Fazenda Sol Nascente, zona rural do município.

Quarta

Na manhã da quarta-feira (23), a agenda da governadora Roseana continua no município de Balsas. Ela vai vistoriar obra do Hospital Geral de Balsas, que está sendo construído pelo governo do Estado, dentro do Programa Saúde é Vida. A unidade terá 50 leitos e oferecerá atendimento especializado aos balsenses. Depois, ela faz a entrega do Viva Cidadão, que iniciará funcionamento efetivo na cidade, após período experimental.

Ainda na manhã de quarta (23), Roseana Sarney seguirá para Loreto, onde inaugura a pavimentação de ruas e avenidas, serviço executado em parceria pelo Governo do Estado (90% dos recursos) e Prefeitura Municipal (10%). Na cidade, a governadora também assina convênio para serviços de asfaltamento de outras vias.

Em São Raimundo das Mangabeiras, Roseana Sarney vai vistoriar os serviços de construção de uma praça e as obras do hospital que está sendo edificado pelo governo federal e será todo equipado pelo governo estadual. Ela também vai visitar as instalações do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

À tarde, a governadora Roseana retorna a Balsas. Ela vai inspecionar serviços que estão sendo realizados na Ponte da Trizidela e na rodoviária do município, além de conferir pavimentação de ruas. Em seguida, ela assina o Termo de Cooperação para municipalização da gestão do ensino fundamental com os prefeitos das cidades que compõem as Regionais de Balsas e São João dos Patos, com quem também firma convênio para melhoria do transporte escolar.

Quinta

No último dia de visitas, na quinta-feira (23), a governadora Roseana inaugura a obra de pavimentação da MA-132, trecho de 19 km, que ligará os municípios de Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas, com atos nas duas cidades. Na passagem pela primeira cidade, ela também assina ordem de serviço para início imediato dos serviços de construção do Farol da Educação.

O roteiro da viagem será fechado em Riachão, onde Roseana assina convênio para obras de infraestrutura e para a reforma da Escola Artur Lemos. A previsão é que a governadora Roseana retorne a São Luís no mesmo dia.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário