sábado, 5 de maio de 2012

MA é o último colocado em número de domicílios com acesso à internet

São Luís aparece com 27,92% dos domicílios conectados à internet.Capital maranhense é a 23ª colocada entre as demais do Brasil.
O Maranhão é o último estado do país no número de domicílios com acesso à internet, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é de menos de 10 por cento.

Há cinco anos, a técnica em Segurança do Trabalho resolveu investir na montagem de uma lan house, em São Luís. "Logo nos primeiros meses e até há dois anos atrás, era bem movimentado, tinha fila de espera. Hoje em dia, caiu um pouco", lamentou a empresária Cristiane de Castro.

Os números do Censo Demográfico 2010, divulgados este ano pelo IBGE, mostram que o Maranhão é o último estado colocado na lista das unidades federativas com computadores ligados à internet. "Somos o 27º em 27 estados, em relação ao percentual de domicílios com computador ligado à internet. E quando nós percebemos a situação em nível municipal, nós temos uma situação extremamente agravante. Os dez primeiros municípios, eles estão com média de 11, 12, 15% domicílios ligados à internet", comparou Marcelo Melo, chefe do IBGE no Maranhão.

A capital maranhense aparece com 27,92 por cento dos domicílios com computadores e com internet. "São Luís é o município melhor colocado no estado, com 27,92, e somos apenas o 23º entre as capitais. Dentro do Maranhão, é o que tem maior percentual de domicílios conectados à internet, e mesmo assim, é um percentual muito baixo", completou Marcelo.

Imperatriz, Paço do Lumiar, Açailândia, São José de Ribamar, Porto Franco, Estreito, Balsas, Santa Inês e Pedreiras completam a lista dos dez primeiros municípios maranhenses com computadores ligados à internet. Segundo a amostra do IBGE, 90 municípios maranhenses, que representam 41,5% do estado, possuem cerca de 2 por cento de domicílios com computadores ligados à internet. E ainda de acordo com o Censo 2010, seis municípios maranhenses não têm nenhum computador ligado à internet.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário