sábado, 5 de maio de 2012

Serrarias clandestinas voltam a operar e são desmontadas no MA

Em uma única reserva, 70% da área já teria sido devastada, revela Funai.Ibama vai coibir a extração ilegal de madeiras em reservas indígenas.
A operação Krakatoa, que combate a exploração ilegal de madeira em reservas indígenas no Maranhão, está desmontando serrarias que voltaram a praticar o crime ambiental, mesmo depois de serem desativadas pelos fiscais do Ibama. No total, 23 serrarias já foram fechadas pelo Instituto.

“A estratégia mudou desde que a gente começou a perceber que os infratores não pagam as multas. Existe uma infinidade de recursos, inclusive, judicialmente. A intenção é descapitalizar o infrator, para que ele veja que é antieconômica essa atividade ilegal”, disse a chefe da Operação Krakatoa, Taise Aline Ribeiro

Em mais uma tentativa de combater o crime, o Ibama se concentrou no entorno da reserva Araribóia, área com 547 mil hectares - onde vivem os Guajajaras - em Amarante do Maranhão, a 835 km de São Luís. Um levantamento da Funai revelou que 70% da terra indígena já foi devastada pela ação criminosa dos madeireiros que sempre acham um modo de burlar a lei.

O combate ao comércio ilegal de madeira deixou o clima tenso naquela região, onde os fiscais tiveram que andar escoltados. A mega-operação mobilizou fiscais de cinco estados. Até um caminhão-guincho foi usado para transportar o maquinário.

Em uma serraria, que já tinha sido lacrada uma vez, foram apreendidos milhares de metros cúbicos de madeiras em toras e serradas. Mesmo embargada, vinha operando de modo clandestino. Com isso, o Ibama decidiu desmontar as máquinas.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário