domingo, 18 de setembro de 2011

Gomes tem alta e deve voltar a trabalhar em breve, diz médico

O técnico Ricardo Gomes, 46, do Vasco, recebeu alta no hospital Pasteur, na zona norte do Rio, por volta das 11h deste domingo. Ele estava internado desde 28 de agosto, quando sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico) durante o clássico Flamengo x Vasco, válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o neurocirurgião José Antônio Guasti, responsável pela cirurgia no treinador no dia 28, Gomes deve voltar as atividades em breve, assim que estiver totalmente recuperado.
"Ele está em casa, feliz, perfeitamente lúcido, recuperando toda habilidade motora do lado direito. É questão de tempo para ele retomar suas atividades. Pela recuperação rápida dele, todo mundo pode ter grandes surpresas", disse Guasti.
"Ele movimenta o lado direito, braço e perna, com limitações. Articula bem as palavras. A recuperação foi boa e agora ele vai prosseguir fazendo exames de rotina. Não vai mais precisar fazer cirurgia", completou.

O clínico-intensivista Fábio Guimarães Miranda disse que a recuperação de Gomes foi acima da média e que o treinador vai fazer um tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia para exercitar a musculatura. Falou ainda sobre os cuidados que o comandante vascaíno deve ter de agora em diante.
"O principal [cuidado] é controlar a hipertensão arterial. É algo que todos têm de controlar, é um mal silencioso. Também deve ter cuidado com a alimentação", disse Guimarães, que afirmou que o hospital não tem como identificar a causa do AVE.
"Isso poderia ter acontecido em casa, não tem como medir o nível de estresse de cada um. Mas nós nunca tememos pelo pior. O que deixou todos tranquilos foi o fato dele ser jovem e atleta, ter um cuidado com a saúde. O fato da cirurgia ter sido realizada logo que ele sofreu o AVE também ajudou", disse.
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, presente na coletiva no hospital Pasteur, também falou sobre Ricardo Gomes. Disse que conversou com o treinador e que o time vai buscar o título Brasileiro para homenageá-lo.
"Estava feliz [quando conversamos]. Ele não viu o jogo de sábado [contra o Grêmio], mas soube do resultado e depois assistiu alguns lances. A liderança do time se deve ao trabalho do Ricardo. Ele tem tudo para voltar, mas acho que já voltou. Vamos buscar o título para homenageá-lo", disse o dirigente.


Fonte: www.folha.com
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário