quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Greve dos bancários e Correios atrapalham a rotina da população

Os bancários chegam ao 3º dia de greve com 80% de mobilização. Correios estão há 15 dias parados.
SÃO LUÍS - A greve nacional dos bancários está em seu terceiro dia nesta quinta-feira (29), e, em São Luís, 80% da categoria já aderiu ao movimento. Nessa quarta-feira (28), as agências bancárias passaram a maior parte do dia praticamente vazias por causa da impossibilidade do acesso dos clientes a serviços cuja realização depende do atendimento por um bancário.

A greve dos trabalhadores dos Correios também tem causado transtornos à população, e a maior preocupação, agora, é dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois o Ministério da Educação confirmou para a próxima semana a distribuição dos cartões com os locais de prova.

De acordo com informações do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), pelo menos 2.580 bancários que atuam na capital cruzaram os braços desde a terça-feira (27), quando começou a greve. “A categoria está motivada e a greve cada vez mais fortalecida. A expectativa é que, com o decorrer do movimento, mais profissionais, sobretudo do interior, se integrem ao movimento grevista”, afirmou José Maria Corrêa Nascimento, presidente do SEEB-MA.

Os bancários deflagraram greve nacional exigindo reajuste salarial de 26%, mas o sindicato patronal oferece apenas 8%. “A paralisação é para forçar uma nova rodada de negociações que está parada. Além disso, estamos reivindicando a ampliação do horário de atendimento ao público, que passaria a ser das 9h às 17h, e a contratação de novos funcionários”, informou Nascimento.

Nas agências bancárias, praticamente nenhum cliente foi visto durante todo o dia e os poucos funcionários que compareceram ao trabalho estavam fazendo apenas trabalhos internos, como era o caso dos gerentes. “O gerente de uma agência bancária tem uma procuração para representá-la. Legalmente, nada o impede de fazer greve, mas por causa das suas atribuições ele acaba assumindo uma postura de patrão, por isso se mantém no posto”, explicou o presidente do SEEB-MA.

Quanto aos clientes, resta ter paciência e torcer para que a greve dure o menor tempo possível. “Tenho uma série de pagamentos para fazer. Estou vendo as alternativas para não perder os negócios ou pagar juros e multas, já que não posso procurar uma agência bancária”, disse Eliane da Silva.

Correios

Com 15 dias de paralisação, os trabalhadores dos Correios preocupam agora os candidatos do Enem 2011, pois a entrega dos cartões indicando o local de prova começa na próxima semana em todas as capitais do país e muitos concorrentes temem não receber o documento dentro do prazo. É o caso de Jádina Cristina de Sousa. “O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame”, observou. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.

Sobre o serviço de entrega dos cartões de candidatos do Enem, o Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios informou que será realizada uma operação especial para garantir que todos os inscritos recebam o documento e que não haverá problemas na distribuição das provas.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário