quinta-feira, 19 de abril de 2012

O significado da vinda da Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora

Por: Pe. Nilton Lima
Amanhã em Santa Inês será realizada a vigília com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude. Essa Jornada é na verdade um encontro do papa com milhões de jovens do mundo todo, que se iniciou no Domingo de Ramos de 1986 e de lá para cá se realiza a cada dois ou três anos, em um país diferente. Consiste numa semana de ensinamentos, louvor, oração e acima de tudo confraternização do santo padre com os jovens e dos jovens entre si. A próxima jornada será no Rio de Janeiro no final de julho de 2013. Em preparação para este evento está sendo realizada a Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora.

A Cruz mede 3,8 metros de altura e foi colocada junto ao altar principal da Basílica de São Pedro, em Roma, no Ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984), quando foi comemorado os 1.950 anos da morte de Jesus Cristo. No final daquele Ano Santo, depois de fechar a porta da Basílica, o papa João Paulo II deu esta cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem recebeu esta cruz em nome de toda a juventude e de toda a humanidade foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Ao entregar o papa pronunciou estas palavras “Meus queridos jovens, na conclusão deste Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Desde 1985, a cruz já esteve presente em vários países onde foram realizadas a Jornadas Mundial da Juventude. Em 1994 ela assumiu um compromisso que se tornou tradição e dura até hoje: visitar todas as dioceses no país em que for ser realizada a Jornada. Em 2003, o papa deu aos jovens outro símbolo, o Ícone de Nossa Senhora (Um quadro com a imagem de Maria), que é cópia daquele que foi encontrado nas escavações da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Santo Padre disse: “Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De Agora em diante ele vai acompanhar as jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens, que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

A Cruz e o ícone chegaram ao Brasil em setembro de 2011 e desde lá já percorreram as dioceses de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e do Norte do Brasil.

Programação para Nova Olinda do Maranhão (21 de abril ) Sábado

06:00 horas - Saída para o povoado Café da Mata para receber a cruz na Capela de São raimundo Nonato, como carreata, motos e bicicletas.

1ª Parada: Hospital Municipal Hemetério Marcos Weba no bairro o Trator.

2ª Parada: Praça de Eventos Narcisa Brito Lima.

3ª Parada: Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha (Escola do Estado)

4ª Parada: Esquina do Anexo I do CE João Paulo I, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação.

O encerramento será na Igreja Matriz, com o Ofício Divino da Juventude e apresentações. A cruz sairá de Nova Olinda do Manahão às 10:30 horas.

Fonte: Jornal Agora Santa Inês / Paróquia São Francisco de Assis - Nova Olinda
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário