sexta-feira, 27 de abril de 2012

Secretário Fernando Fialho profere palestra sobre Projeto de Combate à Extrema Pobreza

O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, atendendo ao convite do presidente do Poder Legislativo, deputado Arnaldo Melo, proferiu palestra na Assembleia Legislativa (AL), nesta quinta-feira (26), sobre as metas contidas no Projeto de Combate à Extrema Pobreza no Maranhão determinadas pela governadora Roseana Sarney. Vinte e quatro deputados estaduais participaram da Sessão e perguntaram ao secretário sobre as ações do Projeto destinadas a reforma agrária, titularização de terra, incentivo aos pequenos produtores, assistência técnica, compra de maquinário, dentre outros temas.

Fernando Fialho afirmou que as ações do Projeto vão reduzir os indicadores de vulnerabilidade social no estado. Em uma breve retrospectiva histórica, o secretário lembrou que a extrema pobreza no Brasil foi substancialmente reduzida entre 2000 e 2010.

"Mas, em 2010, ainda se concentra fortemente nas Regiões Norte e Nordeste. Há focos remanescentes de extrema pobreza em duas áreas litorâneas, nos Estados do Maranhão e do Pará, no entorno das regiões de influência de São Luís (MA) e de Belém (PA)", afirmou o secretário.

As etapas do Projeto de Combate à Pobreza envolvem a integração e otimização da ação governamental; investimentos em estradas vicinais e intermunicipais, armazenamento, agroindústria; além da Gestão, monitoramento e avaliação. Porém, para que o Projeto atinja os objetivos é fundamental o engajamento dos prefeitos e de representantes de entidades na zona rural.

Fialho informou aos parlamentares que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) está sendo reestruturada através da elaboração de novos projetos, assim como, a continuidade dos projetos já desenvolvidos. "Buscaremos parcerias com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma) para combatermos a pobreza extrema no Maranhão", garantiu Fialho.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, afirmou que a secretaria pode contar com o apoio dos parlamentares da Casa. "O Maranhão se prepara para esta grande cruzada. Foram inúmeras as tentativas para reduzir o percentual de pobreza em nosso estado. Portanto, precisamos convocar nossos prefeitos, vereadores para que possamos dar mais dignidade e mudarmos a vida de todos os maranhenses", ressaltou Arnaldo Melo.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário