Desde o início do projeto, o Caravana da Economia trocou mais de 25 mil geladeiras e 28 mil lâmpadas em todo o Maranhão.
Chegou a vez do bairro do Coroadinho, em São Luís e do município de Santa Luzia do Paruá receberem o Projeto Caravana da Economia, que promove troca gratuita de geladeiras velhas (que gastam muita energia) por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL – Categoria A).
Desde o início do Programa, em 2007, foram trocadas mais 25 mil geladeiras em 41 municípios maranhenses e em vários bairros de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
Nesta terça-feira, dia 5, começa o cadastro no Coroadinho na praça que fica ao lado da Fundação Bradesco e em Santa Luzia do Paruá, na Avenida João Moraes de Sousa, na Praça da Bíblia, em frente à igreja Assembléia de Deus. No último dia 31, o bairro da Cidade Olímpica foi o contemplado com 240 geladeiras.
Para participar do Programa é necessário o cliente atender aos pré-requisitos e fazer o cadastro nos locais e datas divulgados nos veículos de comunicação e por meio do site da CEMAR.
Depois, agentes da CEMAR realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. As geladeiras em pior estado são trocadas por geladeiras novas com selo A do PROCEL. No momento da visita os mesmos agentes dão orientações sobre o uso racional e economia de energia e realizam a troca gratuita de lâmpadas incandescente (que gastam mais) por fluorescentes (mais econômicas).
Para serem selecionados, os clientes devem obedecer aos seguintes critérios:
Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda
Possuir uma geladeira velha em funcionamento
Ser o titular da conta de energia
Estar em dia com o pagamento da conta de energia
Em São Luís: é necessário morar no bairro contemplado
Outros municípios: é necessário morar no município onde for feito o cadastro
Projetos como o Caravana da Economia fazem parte do compromisso de todas as concessionárias de energia elétrica do País que, desde 2000, atendem à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que determina que as concessionárias devem investir 1% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética (PEE) e em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
No caso da CEMAR, o Caravana da Economia faz parte Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais.
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário