quarta-feira, 20 de junho de 2012

Maranhão tem mais de 224 mil inscritos para o Enem deste ano

Estado tem 70 mil candidatos a mais do que em 2011 e é o 10º colocado no número de inscritos

SÃO LUÍS - Balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o Maranhão tem 224.585 inscrições efetuadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, colocando o estado na 4ª posição na Região Nordeste e em 10° lugar no país no número de inscritos, ficando à frente de estados como Goiás (186.273) e Santa Catarina (115.829).

De acordo com o chefe do Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Manoel Barros, houve um aumento no número de interessados em ingressarem no ensino superior, em comparação a quantidade de inscrições registradas no ano passado. “Em 2011, foram efetuadas cerca de 150 mil inscrições, ou seja, em um ano, tivemos um acréscimo de mais de 70 mil inscrições, o que considero positivo. Creio que seja um sinal de que o Enem ganhou a credibilidade dos estudantes e que o MEC e a UFMA organizaram um processo seletivo em que predomina a lisura”, declarou.

Ainda segundo o Departamento de Organização Acadêmica da UFMA, no primeiro semestre deste ano foram oferecidas pela instituição 1.958 vagas. Para o segundo semestre de 2012 serão disponibilizadas 2.668 vagas. De acordo com Manoel Barros, essa diferença no número de vagas de um semestre para outro faz parte do planejamento da universidade. “É um procedimento normal da UFMA, ou seja, oferecer menos vagas na primeira parte do ano e depois aumentar esta oferta. Creio que esse aumento tenha contribuído, também, para que a UFMA registrasse um alto número de inscrições”, disse.

No Maranhão, além da UFMA, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFMA) utiliza as notas do Enem para escolha dos alunos. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ainda usa o vestibular tradicional, mas já estuda a possibilidade de usar a nota do Enem como forma de ingresso. Ainda de acordo com o MEC, no total, foram registradas no país 6.497.466 inscrições. As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final sairá no dia 28 de dezembro.

Mais

Segundo balanço divulgado na manhã de ontem, até às 8h, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 621.902 inscrições de 321.166 candidatos. O Rio de Janeiro foi o estado que registrou o maior número de inscrições (151.210). Em seguida, estão o Ceará (85.133), Minas Gerais (83.859) e o Maranhão (44.484). O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado no próximo dia 25. O período de matrícula dos convocados será de 29 deste mês a 2 de julho. Quatro dias depois, será divulgada a segunda chamada, que terá inscrições nos dias 10 e 11 de julho. As instituições convocarão os candidatos classificados na lista de espera no dia 17 de julho.

Isenção

De acordo com o MEC, o Enem teve 3.994.140 candidatos isentos de cobrança da taxa de R$ 35,00. Alunos matriculados em escolas públicas são automaticamente isentos da taxa, assim como candidatos de família de baixa renda que tiveram a solicitação de carência aprovada.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário