quinta-feira, 14 de junho de 2012

São João dos 400 anos começa em São Luís nesta sexta-feira

Ao todo, serão 14 espaços, mais três cortejos que movimentarão a festança até o dia 30 de junho
SÃO LUÍS - A programação do “São João dos 400 Anos” será aberta nesta sexta-feira (15), destacando 2.146 apresentações de 549 grupos de bumba-meu-boi, quadrilha, danças portuguesas, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses e outros. Ao todo, serão 14 espaços, mais três cortejos que movimentarão as tardes/noites de sextas-feiras até o dia 30 de junho. O roteiro é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

“O governo está realizando um grande festejo junino como parte das comemorações pelos 400 anos de São Luís. A população da capital e os turistas vão poder acompanhar uma vasta programação em vários pontos da cidade com o que há de melhor da nossa rica cultura e folclore”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

Nesta sexta-feira (15), a festa movimenta o Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina e Casa do Maranhão (Praia Grande) e o Ceprama (Madre Deus), a partir das 19h. Antes, às 17h, começa a concentração para o Cortejo Deodoro/Praia Grande, que reunirá nove manifestações. O desfile começa na Praça Deodoro e segue até a Praia Grande, passando pela Rua Grande. Participam bois Upaon-Açu, Brilho de São João/Novo Boi de Viana, União da Baixada do Monte Castelo, Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo, Dança Portuguesa Harmonia de Portugal do Bairro de Fátima, Cacuriá Assa Cana da Liberdade, Coco Pirinã, Boi da Lua e Encanto da Ilha.

Quem aprecia tambor de crioula vai encontrar programação específica com a manifestação no arraial da Praça da Faustina, onde vários grupos se apresentarão todas as noites, até o dia 30. Na sexta-feira (15), quem abre a programação é o Tambor de Crioula de Claudionor, às 19h; e quem encerra é o Tambor de Crioula de Nilza.

Vale destacar que na Vila Palmeira o arraial só será aberto na segunda-feira (18). Já nos vivas da Vila Embratel, Liberdade, Estiva, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda e João Paulo, a festança começa na sexta-feira (22). São sete atrações por noite para que os brincantes possam aproveitar todas as manifestações.

Além das apresentações culturais, outro grande atrativo dos arraiais são os pratos típicos da época. As barracas instaladas nesses locais vão oferecer ao público mingau de milho, arroz de cuxá, de camarão, variedade de bolos e cocadas, entre outras iguarias.

Arraial da Lagoa

Outro ponto que deve receber um grande público é o Arraial da Lagoa, promovido pela Liga Independente do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, com o apoio do Governo do Estado. A programação, que foi aberta nesta quarta-feira (13) e se estenderá até o dia 8 de julho, dá destaque para os grupos de bumba-meu-boi.

Com tanta opção, os ludovicenses os turistas que visitam São Luís terão um festejo junino de muita alegria e diversão.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário