POR JULLY CAMILO
Uma equipe de policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prendeu, na tarde de quarta-feira (31), cinco homens acusados de roubar caixas eletrônicos em São Luís. Nenhum dos detidos é maranhense – dois são do Rio Grande do Sul, dois são paranaenses e um é natural do Mato Grosso. Segundo o superintendente da Seic, delegado Marcos Affonso Júnior, o quinteto era investigado há seis meses. Eles integram uma quadrilha especializada em cortar e roubar caixas eletrônicos.
Foto: G. Ferreira
Marcelo 'Coroa', Rogério, Alexandre, Felipe e Valmir foram autuados
Foram presos: Marcelo de Sá, o “Coroa”, de 42 anos, natural de Porto Alegre (RS); Rogério Mariano de Araújo, 23, de Catanduvas (PR); Alexandre Cabral Cardoso, 29, de São Leopoldo (RS); Felipe Alves de Oliveira, 27, de Nossa Senhora do Livramento (MT); e Valmir Alves, 35, de Saudade de Iguaçu.
Valmir, irmão de Felipe Alves, é considerado pela polícia o líder da quadrilha. Segundo informações da Seic, Valmir já foi preso e processado em vários estados por furto de caixas eletrônicos, tentativa de homicídio, suborno e falsidade ideológica, entre outros crimes. Era ele quem articulava para trazer ao Maranhão os membros da quadrilha, dando suporte financeiro para o bando.
A polícia também apurou que o gaúcho Alexandre Cabral Cardoso foi processado na cidade de Propriá (Sergipe) por furto de caixas eletrônicos e uso de documento falso.
O bando foi preso numa chácara situada na Estrada de Ribamar, no povoado Riozinho. Segundo a polícia, o imóvel – que foi alugado pela quadrilha por R$ 3 mil mensais – tinha até piscina.
Os detidos teriam confessado à polícia a participação na tentativa de furto do caixa eletrônico do Supermercado Silmar, no São Cristóvão, no último dia 28. A ação não foi concretizada por conta da interferência de dois vigilantes, que chegaram ao local e impediram o crime.
O delegado Marcos Affonso informou que o bando levou os policiais a outro imóvel, também situado em São José de Ribamar, no bairro do Miritiua, onde foram apreendidos mais de 200 gramas de crack, botijões de oxigênio e acetileno, bicos para maçarico, uma pistola alemã Luger 9mm, de calibre restrito, e outra Taurus calibre ponto 380 com a numeração raspada, além de várias munições e um veículo Renault Sandero.
“Essa quadrilha na realidade é composta por várias pessoas. Já havíamos prendido uma parte, e agora conseguimos pegar outros integrantes e o líder, Valmir. Ele era responsável por trazer drogas do Mato Grosso para São Luís, além de comandar e arregimentar todos os participantes dos delitos na região metropolitana”, disse o delegado.
Os cinco presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tentativa de furto. Eles foram encaminhados para o Centro de Triagem em Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário