quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Programa Viva Meu Primeiro Emprego beneficiará mais de 12mil jovens

O programa vai proporcionar qualificação e oportunidade a jovens com idade entre 18 e 30 anos.
Qualificar 15 mil jovens no Maranhão. Esta é a meta do Programa de estágio Viva Meu Primeiro Emprego, que foi lançado ontem pela governadora Roseana Sarney (PMDB), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O objetivo do programa é dar oportunidade profissional e qualificação a jovens entre 18 e 30 anos.

A solenidade foi festiva e por vezes, barulhenta, graças ao grupo ligado ao deputado Roberto Costa, que garantiu a batucada durante o lançamento. Com o auditório lotado de estudantes, a governadora falou da importância de qualificar os jovens para os grandes empreendimentos que chegarão ao estado nos próximos anos. Em seu discurso, Roseana citou a Refinaria Premium de Bacabeira, a termelétrica, os poços de gás natural, a agrotecnologia em Balsas, a expansão do Porto do Itaqui, entre outros. "Precisamos preparar a juventude do Maranhão para trabalhar em nossas empresas. Eu peço aos jovens que estudem, se preparem e confiem que o governo vai gerar as oportunidades", afirmou.

Na primeira etapa serão 12 mil jovens. A governadora afirmou que já foi feito contato com as empresas para captarem pessoas do programa. Roseana lembrou a primeira versão do programa Primeiro Emprego, de 1996, quando o governo pagava os salários dos jovens contratados no primeiro emprego por um período determinado para estimular as empresas a oportunizar trabalho a quem nunca tinha conseguido um emprego de carteira assinada. "Aqui sempre deu muito certo o programa primeiro emprego. Em muitos lugares que eu passo encontro pessoas que dizem 'ah, eu vim do Primeiro Emprego'. Muitos já chegaram a posições muito altas nas empresas. Isso mostra que é um programa vitorioso que tira os jovens das ruas e os coloca no mercado de trabalho. É um exemplo a ser seguido", afirmou a governadora.

Esta nossa versão do programa visa muito mais a qualificação do que a simples inserção do jovem no mercado. O estágio está inserido em um projeto maior que é o Maranhão Profissional. Este projeto maior visa ações integradas entre Governo do Estado, iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas para capacitar e inserir os jovens no mercado de trabalho. Os municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês estão sendo abrangidos pelo Programa.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, disse que o estágio vai fazer com as empresas ganhem mão de obra mais qualificada e os estudantes ganhem oportunidade. "Este estágio dá oportunidade aos estudantes de conhecerem o mercado de trabalho e aos empresários conhecerem as vantagens de uma mão de obra mais qualificada. Os que tiverem melhor rendimento nos cursos serão selecionados", afirmou.

Os cursos do Maranhão Profissional são na modalidade à distância e semipresencial. Temos hoje, cinco mil alunos em cinco cursos iniciados agora no mês de agosto. Rosane explicou que os que já se formaram, já estão aptos a entrarem no estágio. "Cerca de 700 cursos já foram realizados e, portanto, estes estudantes já estão aptos. A previsão é de 15 mil participantes. Depende do número de vagas nos estágios. Não é só a vontade do governo de dar o estágio, mas a parceria com as empresas que precisam abrir vagas para os estágios. Os primeiros terão duração de três meses", declarou.

Os estudantes também já estão animados com a possibilidade de entrar no programa. A estudante Mariana Lima, 17 anos, ainda está no segundo ano do Ensino Médio, mas já vê o Programa como sua chance de qualificação e entrada no mercado de trabalho. "A gente sempre ouve dizer que as empresas só contratam com experiência. Aí, a gente fica até preocupado em como conseguir uma vaga. O programa parece que vai dar uma grande oportunidade", frisou.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário