sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ministério da Educação lança manual de redação para o ENEM

Redação é um dos maiores desafios para participantes do ENEM.Guia está disponível para consulta pública no site do INEP.
Terror dos estudantes e candidatos a uma vaga no ensino superior, as provas de língua portuguesa e de redação são tão temidas que causam dúvidas até entre aqueles que são craques nas regras da gramática. Para ajudar os candidatos que vão fazer as provas do Enem, o Ministério da Educação, por meio do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais criou um manual com orientações para os estudantes se saírem bem nas provas.

Quem estuda para o ENEM deve saber que na interpretação e texto pode haver também questões sobre gramática, uma armadilha para testar os conhecimentos de ortografia, concordância, regência e semântica. É preciso ter atenção ainda com o acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009 e ainda está em processo de adaptação. Apenas em 2013 serão cobradas as novas normas do acordo. Um dos maiores desafios para muitos estudantes, no entanto, é a produção da redação. A correção irá analisar cinco pontos: o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugeurido. Para ajudar nesta etapa do ENEM, o Ministério da Educação, por meio do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o guia do estudante para redação, que pode ser consultado no próprio site do INEP.

Enem

As provas de português e redação acontecerão no segundo dia de prova do Enem, que será realizado no dia 4 de novembro. Antes, no dia 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário