Os cursos ocorrerão em 92 salas de aula da rede de ensino da Seduc, nos 15 Batalhões da PM e nos 11 Cetecmas,com o objetivo de ampliar as possibilidades quanto ao acesso à universidade.
O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSP), retoma, a partir desta segunda-feira (6), os cursos do Programa Maranhão Profissional - Etapa Pré-vestibular. Os cursos ocorrerão em 92 salas de aula da rede de ensino da Seduc, nos 15 Batalhões da Polícia Militar e nos 11 Centros e Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) e tem como objetivo ampliar as possibilidades jovens quanto ao acesso à universidade. Serão iniciados também cursos de qualificação profissional visando atender cerca de 5.000 alunos nos Cetecmas.
A aula de abertura dos cursos está prevista para acontecer nesta segunda-feira (6), às 10h, por meio de uma videoconferência, a partir dos estúdios da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), localizado na Praia Grande. O evento, que marca o início às atividades letivas do semestre, contará com as presenças dos secretários João Alberto Bringel (Educação), Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Rosane Guerra (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Segundo a secretária Rosane Guerra, os cursos de qualificação profissional são de fundamental importância para a população e no desenvolvimento socioeconômico do estado. "A meta é oferecer cursos e aulas preparatórias para que os jovens ampliem as possibilidades de acesso ao ensino superior e também estejam preparados para o mercado de trabalho", completou.
Os cursos de qualificação profissional estão sendo coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Univima, nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas dependências dos 11 Cetecmas, instalados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. "Estamos empenhados em atender as necessidades de qualificar mão-de-obra para a grande demanda das empresas em todo o Estado do Maranhão", afirmou José Ribamar Torres, secretário-adjunto da Univima.
O projeto tem a finalidade de possibilitar uma maior inserção de jovens em instituição superior de ensino. Participam alunos que estejam cursando a 3ª série do ensino médio ou os egressos de escola pública em aulas oferecidas nos Batalhões da Polícia Militar, por intermédio de videoconferências.
Já o Maranhão Profissional é uma ferramenta de gestão orientada nos domínios operacionais e estratégicos, que visa aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da formação profissional de pessoas no estado. É desenvolvido de forma conjunta entre o Governo, a iniciativa privada, entidades empresariais e instituições de ensino públicas e privadas, visando atender as demandas do mercado.
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário