quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aldo Rebelo é o novo ministro do Esporte

Brasilia - O deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) confirmou hoje (27) que assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva. A posse foi marcada para segunda-feira (31).

Rebelo se reuniu hoje no Alvorada com a presidente Dilma Rousseff. O presidente do PC do B, Renato Rabelo, também esteve no local e conversou com Dilma por uma hora antes de Aldo chegar.

Coube ao PC do B indicar o deputado Aldo Rebelo (SP) para comandar a pasta do Esporte, em substituição a Orlando Silva, que se demitiu ontem (26).

Aldo Rebelo disputou a indicação do PC do B com a pernambucana Luciana Santos (deputada federal e ex-prefeita de Olinda (PE) e o maranhense Flávio Dino (ex-deputado federal e atual presidente da Embratur). O Planalto tinha preferência por Dino, mas acatou a indicação do PC do B.

Alagoano de Viçosa, 55 anos, José Aldo Rebelo Figueiredo é deputado desde 1991 e cumpre o seu sexto mandato na Câmara. Nos últimos dois anos, destacou-se no debate político por ter sido relator do Código Florestal, quando foi criticada principalmente por ambientalistas. Neste ano, disputou uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União), com apoio da bancada ruralista, mas perdeu para a deputada Ana Arraes (PSB-PE).

Presidente da Câmara dos Deputados de 2005 a 2007, Aldo Rebelo também se notabilizou por apresentar na Câmara alguns projetos exóticos, que, segundo ele, eram “nacionalistas”.

Uma de suas propostas polêmicas foi a criação do “Dia Nacional do Saci-Pererê”, a ser celebrado em 31 de outubro, para substituir o estrangeiro “Halloween”. Outra foi a tentativa de tornar lei a adição de 10% da farinha de mandioca brasileira aos ingredientes do pão francês. Nenhum dos dois projetos vingou.

O Diário Oficial da União publicou hoje (27) a exoneração de Orlando Silva do cargo de ministro do Esporte e a nomeação de Waldemar Manoel Silva de Souza, que deve permanecer como ministro interino até a posse de Aldo Rebelo, na segunda-feira.

Em seu microblog, o ex-ministro Orlando Silva postou no Twitter, sem dar detalhes: "Bom dia, Aldo Rebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!".

(Com informações da Folha Online)
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário