terça-feira, 18 de outubro de 2011

Governadora vistoria as obras de construção da Via Expressa

No total, a nova avenida, que terá cerca de 9 km de extensão, beneficiará mais de 20 bairros.
SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira (18), a governadora Roseana Sarney, acompanhada pelos secretários de Estado de Infraestrutura, Max Barros; de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes; da Casa Civil, Luís Fernando Silva, entre outros, vistoriou o andamento das obras do PAC Rio Anil, da Via Expressa e do Espigão Costeiro, em São Luís.

O roteiro de visitação foi iniciado pela observação do PAC Rio Anil, passando pelas obras da Via expressa, para ser finalizado no Espigão Costeiro da Ponta D’Areia.

Via Expressa

A Via Expressa beneficiará cerca de 300 mil habitantes, gerando 5.700 empregos diretos e indiretos. No total, a nova avenida terá cerca de 9 km de extensão, interligando os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, com investimentos de mais R$ 100 milhões do governo do Estado.

A nova avenida interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego. Segundo o secretário de Infraestrutura, Max Barros, são quatro frentes de trabalho: a primeira na Avenida Carlos Cunha, trabalhando na construção do viaduto; outra frente segue nos serviços de terraplanagem entre o Jaracati e o Cohafuma; a terceira no Recanto dos Vinhais e iniciando as obras que seguirão até a Avenida Daniel de La Touche.

“As obras estão em ritmo acelerado, com 20% dos trabalhos realizados”, revelou Max. Ele declarou que até dezembro espera ter concluído o viaduto da avenida Carlos Cunha. “Depois, teremos chuva e, nesse período, vamos trabalhar na construção das cinco pontes que o trecho exige”, ressaltou.

No total, a nova avenida, que terá cerca de 9 km de extensão, beneficiará mais de 20 bairros e deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.

PAC Rio Anil

O PAC Rio Anil é um conjunto de obras realizadas pelo governo estadual e federal correspondente a construção da Avenida 4º centenário, que margeará o Rio Anil, a construção de 320 apartamentos no bairro da Fé em Deus e de 477 melhorias habitacionais no bairro da Alemanha, além da reforma do Teatro Padre Haroldo, no bairro da Liberdade

Durante a vistoria, foi feito um detalhamento das obras, que garantirão saneamento básico, urbanização, habitações planejadas, regularização fundiária e inclusão social.

Segundo a governadora, está prevista, para o próximo ano, a entrega da Avenida 4º Centenário, que terá duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia, tendo seu início na interseção com a Avenida Camboa, e seu final na Avenida dos Franceses, com 648m de elevado e 4 pontes. Roseana ressaltou a importância social da obra. “Nós estamos atentos para a questão da moradia na região, durante as obras nós fizemos muitas desapropriações. Nós tiraremos as palafitas e daremos moradia digna para essas pessoas”.

A governadora Roseana Sarney destacou ainda que o primeiro e o segundo conjunto de apartamentos já foram entregues e o terceiro deverá ser concluído até janeiro de 2012. “Acreditamos que a avenida será entregue para comemorar os 400 anos de São Luís, e o conjunto total da obra deverá ser concluído até 2013”, ressaltou a governadora.

O secretário Pedro Fernandes, falou do cronograma das obras no local. “Esta não é uma obra fácil de ser feita, por conta da lama e por conta da desapropriação. Primeiro colocamos as pessoas em situação de aluguel social para depois entregar os apartamentos. Mas, ainda assim, nós já temos 70% das obras da avenida concluídas e 40% das obras dos apartamentos finalizadas”, assinalou o secretário.

Espigão Costeiro

O Espigão Costeiro é um investimento de cerca de R$ 12 milhões construído para dar fim a erosão na área da Ponta D’areia, recompor a faixa de praia, desassorear o canal de navegação, além de criar um novo ponto turístico para a cidade, com projetos de urbanização e construção de marinas para pequenas embarcações.

Sobre o aspecto turístico, o objetivo do governo é proporcionar um novo espaço na cidade para visitação e passeio, com calçadão, deck, quiosques e praças na faixa litorânea da Ponta D’ areia, além da revitalização do Memorial Bandeira Tribuzzi.

O secretário Max Barros detalha a obra. “A parte de engenharia está concluída, que é vital para evitar erosões e o assoreamento do canal. Agora teremos a segunda etapa pela frente que é a de urbanização, para tornar o espigão o novo ponto turístico”, afirmou.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário