quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Chuva de caju,alivia clima escaldante na capital e na Baixada Maranhense


(Praça da Bíblia - Nova Olinda do Maranhão)
A "chuva de caju" chegou ao Maranhão, em especial na capital, durante a tarde de quarta-feira a chuva veio acalmar a vida dos moradores da capital,pois o calor estava insuportável. Hoje (20) o tempo amanheceu fechado em toda a ilha, por volta das 7h, à chuva caiu. Com apenas 40 minutos de chuva, algumas avenidas da cidade ficaram totalmente alagadas.

Quem não saiu de casa mais cedo, teve que enfrentar o famoso engarrafamento da ilha, que geralmente acontece todos os dias, mas nos dias de chuva, o trânsito fica ainda mais lento.

E para quem não sabe o que é "chuva de caju" são primeiras chuvas ocorridas após o período seco que recebem esse nome popular, acontecem na região Nordeste e Centro-Oeste, pois coincidem com a época em que os cajueiros estão com os frutos em início da fase de desenvolvimento. Na crença de muitos produtores, a chuva contribui para acelerar o processo de amadurecimento da fruta.
(São Luis, agora pela manhã)

Em algumas cidades da baixada maranhense o clima também é o mesmo. Na cidade de Viana, cerca de 380 km da capital, desde 5h a chuva cai aos poucos e também venta bastante.

Pra quem não agüentava mais o sol escaldante da capital, sem dúvida, pôde aliviar nesses dois dias de "chuva de caju".

Nova Olinda do Maranhão

Por volta das 08:00 horas, iniciou-se uma boa chuva em Nova Olinda, o será comemorado por muitos pecuaristas de nossa região, já que muitos dos reservatórios já estava secando, além da pastagem está muito seca. A diminuição da temperatura também foi imediata.

Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário