domingo, 30 de outubro de 2011

Governo e adversários políticos se unem para incentivar Lula

O anúncio do câncer de laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou grande comoção entre políticos aliados e até mesmo de oposição, no mesmo tom de cidadãos comuns, que lotaram as redes sociais de mensagens de apoio ao petista. No início da tarde, a hashtag (tema) #ForçaLula já tinha alcançado o primeiro lugar no microblog Twitter. A presidente Dilma Rousseff, que também vivenciou a luta contra um câncer há dois anos com apoio do ex-presidente, quebrou o tom formal e manifestou apoio incondicional a Lula. "Como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", declarou. Em nota oficial, Dilma se coloca ao lado dos brasileiros: "Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula. Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura." A presidente afirmou ainda: "Passei pelo mesmo tipo de tratamento com a equipe do Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula".

O ministro da Secretaria-geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, confessou que ele e o governo ficaram abatidos com o anúncio. No entanto, em seguida, tentou demonstrar confiança. "Estados todos muitos preocupados, mas temos esperança da capacidade dele (Lula) de superar obstáculos. Conhecemos sua energia e sua saúde. E se Deus quiser, ele vai superar mais esse obstáculo", disse, anunciando em seguida a visita de Dilma ao ex-presidente para amanhã, quando será iniciado o tratamento com quimioterapia. Além da mobilização, o traço comum nas manifestações de apoio foi o destaque para os inúmeros obstáculos vencidos pelo sindicalista que chegou ao poder. O vice-presidente Michel Temer afirmou: "Eu, como todos os brasileiros, torço para a pronta recuperação do ex-presidente Lula. Afinal, ele é um homem acostumado a superar desafios e limites. Com certeza vai superar mais este". Temer está em Assunção, no Paraguai, onde comanda a delegação brasileira na Cúpula Ibero-Americana e na Unasul.
Elegância

O deputado federal Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, não se constrangeu com o papel de principal opositor do governo Lula e postou no microblog mensagem de apoio ao ex-presidente, reconhecendo sua importância para a política. "Espero que o presidente Lula tenha uma rápida recuperação. O debate político ainda precisa muito da contribuição dele". Outra surpresa ficou por conta do candidato à vice-presidência nas últimas eleições presidenciais da chapa de José Serra, Índio da Costa (DEM). Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de se afastarem divergências políticas e se solidarizar no momento de dificuldade. "Política e saúde não se misturam. Desejo ao ex-presidente Lula pronta recuperação." O deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS, que rompeu com o ex-presidente e hoje engrossa a oposição, depois de se solidarizar, elogiou a atitude de Lula de dar transparência à sua doença. "Agiu com correção o ex-presidente Lula, não escondendo a doença. É raro tal atitude de homens públicos (sic). Solidariedade. Desejo pronta recuperação".

Se o clima na oposição era de solidariedade, parceiros do ex-presidente desde a criação do PT não contiveram as emoções na rede social. Como um mantra, postaram mensagens ressaltando a força de Lula. O ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, que renunciou ao cargo para cuidar da saúde, escreveu: "Quem já enfrentou - e venceu - tantos desafios ao longo da vida, vai vencer mais este . #ForçaLula". E foi acompanhado no tom pelo deputado federal e líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza: "Solidariedade ao companheiro Lula, mais um desafio que será vencido. Forte abraço ao Lula, guerreiro do povo brasileiro". Por sua vez, o deputado Marco Maia preferiu dar ênfase à transformação que o Brasil passou nos dois mandatos do petista: "Meu apoio e desejo de imediata recuperação ao nosso eterno presidente. O homem que trasnformou o país". (Com agências)

Memória

Depois de Dilma e José Alencar

Coincidência ou não, o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se tratar a partir de amanhã de um câncer na laringe, foi escolhido também por outros políticos brasileiros e líderes da América do Sul para tratar da doença. O de mais longa duração foi o do vice-presidente José Alencar, que por mais de uma década travou uma luta contra um tumor abdominal, com 16 cirurgias em apenas quatro anos. Lula visitou o amigo e vice várias vezes ali. Foi também no Sírio-Libanês que a presidente Dilma Rousseff confirmou a existência de um câncer no sistema linfático, em 25 de abril de 2009, quando já tinha sido escolhida para disputar a cadeira de Lula na Presidência. O tumor de 2,5 centímetros, em estágio inicial, foi detectado na axila esquerda. A cirurgia para retirá-lo, naquele hospital, durou 45 minutos. Durante o tratamento, Dilma passou alguns períodos no hospital por causa de dores musculares decorrentes da quimioterapia. Na época, os médicos anunciaram que a chance de cura era de 90%. Dilma fez parte dessa maioria. No fim de setembro de 2010, a presidente anunciou que estava "livre de qualquer evidência de linfoma". No início deste ano, foi a vez de o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, enfrentar o tratamento de mesmo tipo de câncer linfático no Sírio-Libanês.

A doença de Lugo foi detectada em janeiro. Depois de seis viagens para sessões de quimioterapia no hospital brasileiro, foi anunciada sua cura em julho. Depois da descoberta de um câncer pélvico, o governo da Venezuela fez vários contados com o Sírio-Libanês para tratamento também do seu presidente Hugo Chávez. A doença de Chávez foi descoberta em julho, mas ele optou pelo tratamento em Cuba, atendendo pedido de Fidel Castro.

Doença vira notícia no mundo

Tão logo o Hospital Sírio-Libanês anunciou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe, sites da imprensa de vários países passaram a repercutir a notícia. O site da emissora britânica BBC dava destaque em sua página inicial, ressaltando que Lula presidiu o Brasil em um período de forte crescimento econômico, retirando milhões de pessoas da pobreza. Na Espanha, o site 20 minutos deixou por algum tempo a informação como notícia principal de sua página, com uma grande fotografia do ex-presidente e os dizeres "Lula padece de câncer". O site do português Diário de Notícias também colocou uma imagem de Lula cabisbaixo acompanhando a informação principal sobre sua doença e dizendo que o brasileiro terminou em 2010 seu segundo mandato "como o mais bem avaliado da história do Brasil". A notícia logo tomou conta também das páginas principais das versões on-line de jornais da vizinha Argentina, tanto no líder em vendas El Clarín quanto no concorrente La Nación. O chileno La Tercera repercutiu o anúncio da doença colocando Lula em destaque em seu site.

Twitter
Solidariedade ao companheiro Lula, mais um desafio que será vencido. Forte abraço ao Lula, guerreiro do povo brasileiro

Cândido Vacarezza (PT), deputado federal e líder do governo Dilma na Câmara

Quem já enfrentou - e venceu - tantos desafios ao longo da vida vai vencer mais este . #ForçaLula

José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT

Um grande abraço ao presidente Lula. Sairá desta, assim como saiu de tantas outras.
Tarso Genro (PT) governador do Rio Grande do Sul

Política e saúde não se misturam. Desejo ao ex-presidente Lula pronta recuperação
Índio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra nas últimas eleições

Espero que o presidente Lula tenha uma rápida recuperação. O debate político ainda precisa muito da contribuição dele.

Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

Meu apoio e desejo de imediata recuperação ao nosso eterno presidente. O homem que transformou nosso país.

Marco Maia (PT), presidente da Câmara dos Deputados

Agiu com correção o ex-presidente Lula não escondendo a doença. É raro tal atitude de homens públicos. Solidariedade. Desejo pronta recuperação

Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário