Dados foram revelados pelo Inep. A inscrição do Enem encerra-se nesta sexta, em todo o país.
SÃO LUÍS - Encerra, nesta sexta-feira (10), às 23h59, o prazo para os estudantes se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (enem.inep.gov.br). O prazo para os inscritos pagantes efetuarem o pagamento da taxa de R$ 35,00 se esgota no dia 13 de junho. O pagamento deve ser feito somente no Banco do Brasil.
De acordo com o Inep, mais de 3.936.110 estão inscritos no exame. São Paulo lidera o ranking de inscrições do Enem 2011, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Maranhão, de acordo com o último dado do Inep, tinha 76.169 inscritos no Enem 2011. No ano passado foram inscritos mais de 4,6 milhões, dos quais 167.447 foram inscritos no Maranhão. As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro.
Na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de acordo com a supervisora de Avaliação Escolar, Vera Lúcia Gonçalves Pires, existe a perspectiva de crescimento do número de estudantes, principalmente dos jovens que farão as provas do Enem como um caminho viável para obtenção da certificação.
Vera Pires acredita que o número de inscritos deve superar os índices alcançados no ano passado. Além da certificação, a aprovação do Enem abre as portas para outros programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies).
Até o momento, o sistema de acompanhamento do Inep confirmou a isenção da taxa para 804.925 inscritos, que estão cursando escolas da rede pública e foram automaticamente dispensados do valor de R$ 35,00 da taxa, o mesmo desde 2004.
O sistema de inscrição registra 1.263.986 inscrições pendentes. De acordo com o sistema 1.687.836 inscritos se declararam de baixa renda, segundo sítio do Inep.
Enem
O Enem foi criado como exame de avaliação da educação média, mas acabou sendo usado para outras finalidades, por exemplo, como critério de seleção para acesso a educação superior e como certificador do ensino médio.
Como certificador, é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio na idade adequada. Com o Enem, essas pessoas podem fazer a prova e, alcançando uma nota estabelecida, conquistar seu certificado de conclusão do ensino médio.
Para tal, a pessoa deve ter mais de 18 anos e, ao se inscrever no Enem, deve marcar essa opção: certificação. Para fazer o exame com esse objetivo não é necessário ter frequentado escola regular ou Educação de Jovens e Adultos. O Inep se responsabiliza pela prova, mas quem emite o certificado é a instituição certificadora escolhida pelo participante no ato de sua inscrição.
Segundo especificado no edital, o valor não será devolvido mesmo com a mudança da data da realização do exame. Serão isentos das taxas os estudantes que concluirão o ensino médio no ano de 2011 regularmente matriculados em escolas da rede pública, além de candidatos que declarem carência socioeconômica. Os pedidos de isenção devem ser feitos no ato da inscrição.
Além de o exame ser obrigatório para a adesão do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies), é pré-requisito mínimo para a participação do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), com vagas em diversas instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Box:
Veja o passo a passo para se inscrever no Enem
Acesso ao site: http://enem.inep.gov.br/
1. Identificação: CPF e nome do candidato
2. Dados pessoais: número de identidade, endereço e informações sobre atendimento especial;
3. Local: escolha do idioma para prova de língua estrangeira, e local de prova;
4. Situação escolar: se terminou ou não o ensino médio;
5. Escola: se estiver cursando o ensino médio, informações sobre a escola;
6. Questionário socioeconômico: pesquisa sobre o perfil dos participantes;
7. Confirmação: o número de inscrição é gerado e as informações podem ser conferidas;
8. Acompanhamento: com o número de inscrição, o candidato imprime o boleto e confere o andamento.
Fonte: Seduc
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário