terça-feira, 28 de junho de 2011

Políticos aceleram negociações para a criação do PSD no Maranhão

A data inicial de lançamento do PSD nacionalmente não contou com a participação de maranhenses, mas as articulações para que a sigla seja implantada no Maranhão está intensa. Depois de ter acalmado os ânimos em abril – quando Gilberto Kassab, presidente do partido, promovia o nascimento oficial do partido, - políticos maranhenses voltam a articular o surgimento estadual do PSD, que deve ser lançado em agosto.

Em abril, correu forte no cenário político a possibilidade de deputados estaduais migrarem do DEM para a nova sigla, que seria presidida pela deputada federal Nice Lobão (DEM), esposa do ministro de Minas e Energia Edson Lobão. No entanto, depois de negociação intrapartidária no reduto democrata, o assunto foi abafado a panos quentes.

As negociações, porém, continuaram na cúpula do PSD e do DEM e deve ter um desfecho definido nos próximos dois meses. Durante o recesso parlamentar, quando o trabalho no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa dá uma trégua, o assunto será discutivo entre os caciques de cada grupo.

Fontes parlamentares ligadas ao Palácio dos Leões afirmam que quem deve ficar no comando é Nice Lobão. Segundo eles, a negociação com prefeitos de todo o estado e com alguns parlamentares é intensa e deve ter resultado positivo para a sigla no Maranhão.

Nenhum deles confirma a migração para o novo partido, mas não descartam a possibilidade. No início deste ano, deputados estaduais ameaçaram deixar o Democratas caso não tivessem “participação efeitva nas decisões partidárias”. Depois de uma conversa com o presidente do Democratas no Maranhão, Clóvis Fecury, os deputados resolveram permanecer na sigla.

Além de parlamentares que devem ser oriundos do DEM mas também podem vir de outras legendas, o PSD deve contar ainda com presença de prefeitos. Estes últimos que costumam mudar de partido com maior freqüência. Muitos dos gestores municipais eleitos pelo PDT em 2008, quando Jackson Lago estava no governo do Estado acabaram mudando de partido, depois que Roseana Sarney assumiu o governo. O surgimento do PSD é visto como uma alternativa para políticos do DEM e de outras legendas que nacionalmente fazem parte da oposição ao governo Dilma, , mas no Maranhão integram a base de apoio de Roseana Sarney,

Contra o relógio

Os políticos interessados em disputar as eleições em 2012 devem estar filiados, pelo menos, há um ano para poder se candidatar nas próximas eleições. Por isso, o registro do PSD deve ser oficializado até outubro. Para cumprir esta determinação do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), os articuladores da legenda em todos os estados planejam angariar filiados antes deste prazo, para que a nova legenda possa apresentar candidatos em 2012

Troca de legenda pode custar o mandato

Enquanto é pavimentada a construção do PSD no estado, assuntos relacionados ao troca-troca de partidos, entram na pauta da tramitação da Reforma Política no Senado. Amanhã a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprecia mais uma rodada de proposições. Um dos projetos na pauta é o PLS 266/11, que prevê a perda de mandato para deputados e vereadores que, sem causa justa, se desfiliarem do partido pelo qual se elegeram.

O PLS 266/11 foi lido na última sessão da comissão e deve ser votado em decisão terminativa. Relator da proposta, o presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou emenda limitando a perda de mandato aos políticos eleitos pelo sistema proporcional (deputados federais, estaduais e distritais, e vereadores). Os eleitos pelo sistema majoritário (presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, prefeitos e senadores) poderão mudar de partido sem perda de mandato, desde que a nova legenda também integre a coligação pela qual se elegerem. A matéria teve pedido de vista coletiva

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário