quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governadora e ministros discutem políticas para quilombolas do MA


A governadora Roseana Sarney se reuniu nesta quarta-feira (22), no Palácio dos Leões, com os ministros das Secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros e Direitos Humanos (SEDH), Maria do Rosário; além da ministra do Desenvolvimento Agrário, em exercício, Márcia Quadrado. O objetivo foi discutir ações integradas sobre a regularização de terras quilombolas no Maranhão. Participaram também do encontro, o vice-governador, Washington Oliveira, secretários estaduais e representantes de instituições governamentais.

De acordo com o vice-governador Washington Oliveira, 90% da pauta de reivindicações dos quilombolas é de responsabilidade da União. Ao que compete ao Governo, serão regularizadas em 2011, 17 terras, das 46 já listadas. "Fizemos uma reunião de trabalho onde acertamos todas as ações que serão realizadas em conjunto. O próximo passo é promover uma nova reunião com um grupo multidisciplinar para execução das estratégias discutidas, tais como a regularização e segurança das áreas de quilombo, assegurando assim a vida destas pessoas em suas moradias", esclareceu Washington Oliveira.

Para a ministra em exercício do Desenvolvimento Agrário, Márcia Quadrado, a oportunidade consolida as estratégias elaboradas para a solução da questão fundiária no estado. "Neste momento nós estamos reafirmando a parceria entre as esferas dos governos federal e estadual. Ficou acertada a continuidade e intensificação do trabalho que já está sendo executado", completou.


Na oportunidade, foi reafirmado ainda, o acordo de cooperação técnica entre governos para que o Maranhão integre o Programa Brasil Quilombola, que garante às comunidades ações de inclusão produtiva, saneamento básico, Bolsa Família, programa Luz para Todos, dentre outras. "O encontro foi bastante proveitoso. O governo estadual tem, como havíamos previsto, uma disposição muito grande de trabalhar na regularização daquelas comunidades localizadas em terras devolutas", ressaltou a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário