domingo, 5 de junho de 2011

Maranhão é 3º no ranking de marcados para morrer

O Maranhão é o terceiro estado do país no ranking de marcados para morrer por conta da luta no campo, de acordo com dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra) entregue ao governo. O Pará e o Amazonas lideram a relação com 30 nomes cada.


                          Manoel Santana vive sob a proteção da Força Nacional de Segurança

Na semana passada, a CPT entregou à Secretaria Nacional de Defesa dos Direitos Humanos uma lista de 1.850 nomes de pessoas ameaçadas entre 2000 e 2011 em 16 estados do país – 125 somente em 2010. A secretaria reconheceu não ter condições de proteger todos os que correm risco. Segundo a Pastoral, de 1.580 assassinatos entre 1985 e 2010 por causa de conflitos no campo, somente 91 chegaram a julgamento.

Na quarta-feira passada o lavrador maranhense Marcos Gomes da Silva, 33 anos, foi assassinado em Eldorado dos Carajás, onde chacina em 1996 tirou a vida de 19 sem-terra, a maioria do Maranhão. Marcos Silva morreu a caminho do hospital.

Em outurbro do ano passado, o quilombola Flaviano Pinto Neto, 45 anos, líder do Quilombo Charco (São João Batista), foi morto a tiros em uma estrada vicinal quando voltava de um bar. Ele chegou a conversar com seus assassinos. O acusado de ser o mandante do crime é o fazendeiro Manoel Gentil Gomes. Ele chegou a ser preso, mas está respondendo o processo em liberdade. Também foram presos o executor do crime, Irismar Pereira, e o intermediário, o ex-policial militar Josuel Sodré Saboia.

No final do mês passado a casa de Almirandi Costa, 41 anos, outra liderança do quilombo, foi atingida a tiros. O programa Globo Rural deste domingo mostrou a situação no quilombo. Também ameaçado, o novo líder dos quilombolas Manoel Santana vive sob escolta da Força Nacional de Segurança. Clique e veja. Abaixo, a relação de todos ameaçados no Maranhão.

São Luís
Márcia Palhano da Cruz – agente pastoral
Brejo
Raimundo Nonato Gomes- quilombola
Presidente Vargas
Antonio Manoel Barbosa – assentado
Paço do Lumiar
Maria da Conceição de Almeida Ferreira – liderança
Palmeirândia
Manoel Catarino eJosé Ribamar Moraes quilombolas
Pirapemas
José da Cruz Conceição Monteiro – posseiro
Serrano do Maranhão
Cássia – liderança
Ribamar Fiquene
Roseno, Vânia, Joelson, Delcimar e Papaizão – sem-terra
Santa Luzia
Valdecir Valtenir Aguiar (Carreteiro), Raimundo Fontinele da Silva (Raimundo Branco) e Manoel do Socorro Góes (Manoel Pindaré) – assentados
Codó

Edmar Brito (o trabalhador rural foi esfaqueado em outubro do ano passado), Raimundo Nonato de Oliveira Costa, Antonio Pereira Borges, Evangelino de Oliveira Costa, Francisco Delmiro da Silva e Francisco Batista da Silva – quilombolas.
Cedral
Ana e Geovane – posseiros.
São Vicente Férrer
Arnaldo dos Santos, Aquiles Serras e Manoel Santana Costa – lideranças.

Fonte: CPT e Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário