A Petrobras comunicou oficialmente à Agência Nacional de Petróleo (ANP) que descobriu indícios de petróleo em uma das duas concessões em águas profundas que explora em associação com a chinesa Sinopec na Bacia Pará-Maranhão, informou a agência reguladora.
Os indícios foram descobertos em um poço perfurado em uma região do oceano Atlântico de 2,06 mil metros de profundidade e a cerca de 220 quilômetros de Viseu, município no litoral do estado do Pará, segundo a informação fornecida pela ANP.
Durante a visita da presidente Dilma Rousseff em abril à China, a Petrobras assinou um acordo pelo qual cedeu à Sinopec 20% de seus direitos nas concessões BM-PAMA-3 e BM-PAMA-8, ambas em águas profundas na bacia do Pará-Maranhão.
A segunda maior petrolífera chinesa já tinha entrado com força no Brasil em outubro do ano passado quando adquiriu por US$ 7,1 bilhões 40% da Repsol Brasil.
A Petrobras começou a perfurar o poço pioneiro da BM-PAMA-3 em janeiro passado e na quarta-feira comunicou à ANP a descoberta dos primeiros indícios.
A descoberta pode aumentar o interesse das multinacionais nos numerosas concessões na Bacia Pará-Maranhão que a ANP pretende licitar neste ano.
Além das duas concessões que explora nessa região em associação com a Sinopec, a Petrobras também é operadora em outras quatro concessões na mesma bacia, algumas em associação com a colombiana Ecopetrol e com mineradora Vale.
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário