quarta-feira, 8 de junho de 2011

Coritiba e Vasco definem campeão inédito e vaga para Libertadores


A Copa do Brasil terá um novo e inédito campeão nesta quarta-feira, no confronto final entre Coritiba e Vasco da Gama, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Esta pode ser considerada a partida mais importante da história do Alto da Glória já que a outra decisão nacional aconteceu em 1985, no Estádio do Maracanã, diante de 100 mil pessoas que viram a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Coxa, sobre o Bangu.

O clima no Alviverde, aliás, é de otimismo, mas também de muito mistério. Portões fechados durante os treinamentos e algumas dúvidas para serem solucionadas pelo técnico Marcelo Oliveira. A maior expectativa é pelo retorno do meia Marcos Aurélio, que depende do aval do departamento médico. Porém, como está sem ritmo de jogo, a tendência é de que fique apenas como opção. Desta forma, para o lugar de Anderson Aquino, que cumpre suspensão, surgem os nomes do angolano Geraldo e de Éverton Ribeiro.

O comandante coxa-branca, que poupou os titulares da rodada do final de semana do Brasileirão, exatamente contra os cariocas, aproveitou para testar algumas variações de jogo, sempre com o adversário e o regulamento em mente. "Temos que nos preparar para decidir. O Vasco tem boas possibilidades e variações. Possui jogadores belíssimos e um bom comando, então temos que nos prevenir para todas as situações. Jogando em casa temos que nos preocupar com o que nós vamos produzir. Precisamos jogar um jogo inteligente também pensando no regulamento", avaliou.

Independentemente das escolhas, Oliveira espera que o time entre em campo consciente de seu potencial, mas cuidadoso com a qualidade do adversário, mantendo o mesmo espírito que tornou o Cortiba um dos maiores destaques no futebol brasileiro nesta temporada. "O importante é manter esse comprometimento que nos possibilita estar mais próximos da vitória. Estamos felizes e agora a grande dificuldade é o Vasco. Vamos lutar muito para buscar esse título", garantiu.

Do lado do Vasco, o clima é de ansiedade. O Cruzmaltino está a um empate de encerrar um jejum de oito anos sem conquistar títulos de grande relevância. Mesmo assim o discurso do técnico Ricardo Gomes é cauteloso.

"Será um jogo muito equilibrado, pois percebemos isso na partida de ida. As duas equipes se equivalem e qualquer uma poderá sair com o título. Fica difícil apontar um campeão com antecedência. Mas estou preparando o Vasco para lidar com os mais variados tipos de situações diante do Coritiba. Nosso adversário precisa do resultado, mas vai buscá-lo com inteligência. Também precisamos desse equilíbrio para fazermos o resultado que nos interessa", afirmou o treinador.

O Vasco se apega à campanha que tem feito como visitante. Fora de casa o Cruzmaltino ainda não perdeu, tendo vencido três jogos e empatado dois. Os cariocas marcaram 13 gols e sofreram apenas três. Caso repita um dos marcadores que fez como viistante, o clube será campeão. A estratégia dos jogadores da equipe do Rio de Janeiro, portanto, é repetir o que já fizeram até o momento na temporada.

"Nós conseguimos grandes resultados como visitantes porque sempre procuramos nos impor, sem temer pelo que poderia acontecer, pois confiamos em nosso potencial. Gols como visitante sempre foram importantes na Copa do Brasil e vamos ser mais uma vez ousados contra o Coritiba, mas com a responsabilidade de quem tem o compromisso de erguer essa taça", afirmou o zagueiro Dedé.

O Vasco está definido para este confronto e ganhará dois reforços em relação ao jogo de ida. O lateral esquerdo Ramon e o atacante Eder Luis, recuperados de edema na perna esquerda, voltam ao time nas vagas de Márcio Careca e Bernardo, respectivamente.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X VASCO DA GAMA

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 08 de junho de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos e Emerson Augusto de Carvalho

CORITIBA: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; William, Léo Gago, Rafinha, Davi e Éverton Ribeiro (Marcos Aurélio); Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Edição: Cícero Ferraz
Informações: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário