sexta-feira, 24 de junho de 2011

Polícia estoura cativeiro no bairro Planalto Turu


Uma denúncia anônima levou à prisão de quatro homens suspeitos de sequestro. Um deles foi detido enquanto monitorava a vítima em uma casa na Rua São Luís, bairro Planalto Turu. O imóvel foi alugado para servir de cativeiro, mas, seus moradores despertaram a atenção da vizinhança que acionou a polícia. A vítima era um jovem de 16 anos, cujo pai atua no ramo de produção de eventos. Após detidos, os suspeitos foram levados à Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), mas, até por volta das 19h, não havia delegado para autuá-los, devido à greve da categoria. A polícia investiga a ligação deste grupo com um bando de assaltantes a caixas eletrônicos, também de Mato Grosso, detidos em São Luís, na última sexta-feira. Na segunda-feira, o secretário de Estado de Segurança, Aloísio Mendes, fará a apresentação da quadrilha.

A reportagem conversou com o jovem sequestrado. Acompanhado do pai, ele contou como tudo ocorreu. Segundo seus relatos, ele estava na porta da escola, por volta das 17h de ontem, na Cohab, quando foi surpreendido pelo grupo, arrastado pelo braço até o carro e levado ao cativeiro. O primo dele, de 19 anos, havia sido interceptado pelo mesmo bando minutos antes, no Terminal de Integração da Cohab e obrigado a informar seu paradeiro. Durante toda a noite os homens fizeram contato com a família do rapaz e falavam em resgate ameçando matá-lo caso o pagamento não fosse realizado. O valor pedido não foi divulgado pela família. O pai soube do caso apenas às 2h da manhã, quando retornava do trabalho e temendo pela vida do filho começou a providenciar uma o dinheiro e informou o ocorrido à polícia.

Informações davam conta de um cativeiro no Olho d'Água, mas chegando lá, nada foi encontrado pelos policiais. Uma segunda ligação informou o endereço no Planalto Turu e lá o suspeito Josuel Pereira dos Santos foi detido. À polícia ele informou os demais envolvidos e sua localização. Foram presos Ivanir Moreira de Oliveira, Juliano Salvatore de Carvalho e Raimundo Fábio Moreira Feitosa. Estes três estavam em uma Hilux preta de placa MRI 2728, de Cuiabá. A polícia suspeita que o veículo seja fruto de roubo. O carro foi escoltado pela polícia até à Seic e lá dentro os suspeitos permaneceram à espera de autuação. Dos quatro envolvidos, um é maranhense. Mas, o chefe seria um mato-grossense. Além de assalto a banco, a quadrilha também é suspeita de tráfico de drogas, principalmente cocaína.

Ao ouvir os relatos de pai e filho, a dúvida pairou. Os dois jovens vítimas residem na Vila Luizão. O pai do menor afirmou não saber o que motivou o sequestro e acredita no fato de trabalhar com eventos. "Acho que eles pensam que somos ricos, que temos dinheiro", dizia. Ele descartou ter sido armadilha de algum desafeto. O menor disse reconhecer os envolvidos em seu sequestro, mas garante nunca tê-los visto no bairro onde mora ou nas imediações da escola onde estuda. Os presos devem ser ouvidos apenas no início da semana, após apresentados ao secretário da Segurança. O caso será informado à polícia de Mato Grosso para onde serão enviados após interrogatório.

A lista de crimes do grupo pode ser maior e envolver mais crimes, segundo informações repassadas pelo secretário de Segurança Aloísio Mendes. Em conversa com a reportagem o secretário revelou que uma investigação está em curso e para não prejudicar o andamento deste trabalho e confirmar as suspeitas, prestará declarações oficiais apenas na segunda-feira. Outros cinco estabelecimentos, sendo quatro farmácias, também estão na lista de estabelecimentos assaltados pela dupla em São Luís.

De Cuiabá para São Luís

Na última sexta-feira, quatro mato-grossenses que assaltavam caixas eletrônicos foram presos no Maranhão. Com eles, a polícia apreendeu equipamentos eletrônicos, um carro e R$ 30 mil escondidos em uma mala. O grupo é conhecido como ''caixeiros'', por estarem envolvidos em arrombamentos a terminais de autoatendimento de bancos nos últimos meses na cidade de São Luís. A quadrilha foi monitorada pela polícia maranhense. Foi descoberto que, após praticarem os arrombamentos em São Luís, a quadrilha retornava Cuiabá. Segundo investigações, os assaltos datam de setembro do ano passado.

A última quadrilha presa assaltou um caixa eletrônico de um supermercado da Cohama. Eles foram localizados horas após em um táxi. O grupo iria se esconder em um sítio na capital. A lista do bando de arrombamentos a caixas eletrônicos é longa. Apesar do histórico de assaltos a caixas eletrônicos em São Luís, o estado de Mato Grosso, origem dos dois últimos bandos, também é alvo deste tipo de investida. Segundo números da Polícia Civil daquele estado, até a segunda quinzena deste mês foram registrados 41 tentativas de arrombamentos, sendo 27 concluídos.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário