segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governadora entrega UPA do Parque Vitória nesta segunda


A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória (São José de Ribamar), nesta segunda-feira (29), às 16h. A unidade fica localizada na avenida José Santana S/N, Parque Vitória.

Construída com recursos dos governos federal e estadual, a UPA integra rede pré-hospitalar fixa e funcionará em regime de plantão 24 horas, com atendimento em pediatria e clínica geral. Serão oferecidos também exames laboratoriais e eletrocardiograma.

As UPAS são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Mais entregas

Além da unidade de São José de Ribamar, a governadora entrega também as UPAs do Vinhais (1º de setembro), da Cidade Operária (2 de setembro) e de Coroatá (14 de setembro).

As unidades de Ribamar e Coroatá têm as mesmas características da unidade do Itaqui-Bacanga, que em pouco mais de um ano de atividade já atendeu cerca de 100 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

Já as do Vinhais e da Cidade Operária, construídas com recursos exclusivos do Tesouro Estadual, contam com estrutura diferenciada das UPAs federais, mas têm a mesma finalidade e oferecem os mesmos serviços. Elas funcionarão em prédios anexos ao Centro de Saúde do Vinhais e do PAM Cidade Operária.

Na UPA da Cidade Operária, a população disporá também de atendimento em ortopedia e odontológico 24 horas. “É mais um serviço, um diferencial para garantir aos pacientes a melhor e mais completa assistência”, assinalou o secretário Ricardo Murad.

Até o dia 15 de setembro, a governadora entregará, além das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), três hospitais de 20 leitos, um Centro de Medicina Especializada e as novas instalações da Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme) - todas obras do Programa Saúde é Vida.

Está prevista ainda a inauguração do centro cirúrgico do Hospital Infantil Juvêncio Matos, a implantação de cirurgias de alta complexidade no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) e a reativação do 3° e do 5° andares do Hospital Carlos Macieira, garantindo ainda mais qualidade e resolutividade à assistência prestada à população maranhense.

Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário